O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores

O texto problematiza as aprendizagens sobre avaliação nos cursos de Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia por meio de uma pesquisa realizada em uma instituição pública, em 2014, a partir de dois aspectos: o processo avaliativo ao qual o estudante é submetido; e os possíveis impactos das exp...

Full description

Main Authors: Villas Boas, Benigna Maria Freitas, Soares, Sílvia Lúcia
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Centro de Estudos Educação e Sociedade 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30090
http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-30090
recordtype dspace
spelling ir-10482-300902018-10-23T14:38:41Z O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores The place of assessment in teacher education Villas Boas, Benigna Maria Freitas Soares, Sílvia Lúcia Avaliação Professores - formação Pedagogia O texto problematiza as aprendizagens sobre avaliação nos cursos de Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia por meio de uma pesquisa realizada em uma instituição pública, em 2014, a partir de dois aspectos: o processo avaliativo ao qual o estudante é submetido; e os possíveis impactos das experiências avaliativas na organização da prática pedagógica do futuro docente. Como um dos resultados, constatou-se que os estudantes pouco estudam sobre avaliação, o que parece indicar que os professores ainda não estão sendo formados para avaliar. This article aims at analysing the learning about assessment in teacher education considering two aspects: the assessment process that the student experiences; and the possible impacts of this on his future action as a teacher. Results of a research conducted in courses of teacher education programs in the field of Language Arts, Mathematics and Pedagogy in a public university in 2014 were analysed. One of them showed that students study almost nothing about assessment. This suggests that teachers are not being prepared to assess. 2017-12-07T05:17:21Z 2017-12-07T05:17:21Z 2016-05 Artigo VILLAS BOAS, Benigna Maria Freitas; SOARES, Sílvia Lúcia. O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores. Cadernos CEDES, Campinas, v. 36, n. 99, p. 239-254, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200239&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 9 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30090 http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250 pt Acesso Aberto Cadernos CEDES - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622016000200239&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 9 mar. 2018. application/pdf Centro de Estudos Educação e Sociedade
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Portuguese
topic Avaliação
Professores - formação
Pedagogia
spellingShingle Avaliação
Professores - formação
Pedagogia
Villas Boas, Benigna Maria Freitas
Soares, Sílvia Lúcia
O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores
description O texto problematiza as aprendizagens sobre avaliação nos cursos de Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia por meio de uma pesquisa realizada em uma instituição pública, em 2014, a partir de dois aspectos: o processo avaliativo ao qual o estudante é submetido; e os possíveis impactos das experiências avaliativas na organização da prática pedagógica do futuro docente. Como um dos resultados, constatou-se que os estudantes pouco estudam sobre avaliação, o que parece indicar que os professores ainda não estão sendo formados para avaliar.
format Artigo
author Villas Boas, Benigna Maria Freitas
Soares, Sílvia Lúcia
author_sort Villas Boas, Benigna Maria Freitas
title O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores
title_short O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores
title_full O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores
title_fullStr O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores
title_full_unstemmed O lugar da avaliação nos espaços de formação de professores
title_sort o lugar da avaliação nos espaços de formação de professores
publisher Centro de Estudos Educação e Sociedade
publishDate 2017
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/30090
http://dx.doi.org/10.1590/CC0101-32622016160250
_version_ 1641988076061327360
score 13.657419