Factors associated with mathematics performance in brazilian basic education

Vários estudos têm apontado que o aprendizado do aluno é fortemente influenciado pelo contexto escolar. Dessa forma, este estudo teve como objetivo identificar variáveis contextuais que interferem no desempenho em matemática, considerando a estrutura multinível da conjuntura escolar. Utilizaram-se i...

Full description

Main Authors: Vinha, Luís Gustavo do Amaral, Karino, Camila Akemi, Laros, Jacob Arie
Format: Artigo
Language: English
Published: Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia 2017
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/30312
http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712016210108
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: Vários estudos têm apontado que o aprendizado do aluno é fortemente influenciado pelo contexto escolar. Dessa forma, este estudo teve como objetivo identificar variáveis contextuais que interferem no desempenho em matemática, considerando a estrutura multinível da conjuntura escolar. Utilizaram-se informações de 4.338.885 alunos avaliados na Prova Brasil de 2009. A análise multinível mostrou uma correlação intraclasse de 0,27 e 0,19, para o 5° e 9° ano do ensino fundamental, respectivamente. No modelo final do 5° e 9° ano, mais de 50% da variância no nível da escola e mais de 11% da variância no nível do aluno foram explicadas. Esse modelo foi composto por variáveis de controle, 13 variáveis do nível do aluno, 9 do nível da escola, efeitos randômicos e efeitos de interação. Os resultados corroboram estudos anteriores e contribuem com o entendimento dos fatores que influenciam o desempenho, o que permite direcionar políticas públicas.