Factors associated with mathematics performance in brazilian basic education
Vários estudos têm apontado que o aprendizado do aluno é fortemente influenciado pelo contexto escolar. Dessa forma, este estudo teve como objetivo identificar variáveis contextuais que interferem no desempenho em matemática, considerando a estrutura multinível da conjuntura escolar. Utilizaram-se i...
Main Authors: | Vinha, Luís Gustavo do Amaral, Karino, Camila Akemi, Laros, Jacob Arie |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | English |
Published: |
Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia
2017
|
Subjects: | |
Online Access: |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/30312 http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712016210108 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
Vários estudos têm apontado que o aprendizado do aluno é fortemente influenciado pelo contexto escolar. Dessa forma, este estudo teve como objetivo identificar variáveis contextuais que interferem no desempenho em matemática, considerando a estrutura multinível da conjuntura escolar. Utilizaram-se informações de 4.338.885 alunos avaliados na Prova Brasil de 2009. A análise multinível mostrou uma correlação intraclasse de 0,27 e 0,19, para o 5° e 9° ano do ensino fundamental, respectivamente. No modelo final do 5° e 9° ano, mais de 50% da variância no nível da escola e mais de 11% da variância no nível do aluno foram explicadas. Esse modelo foi composto por variáveis de controle, 13 variáveis do nível do aluno, 9 do nível da escola, efeitos randômicos e efeitos de interação. Os resultados corroboram estudos anteriores e contribuem com o entendimento dos fatores que influenciam o desempenho, o que permite direcionar políticas públicas. |
---|