Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura

Este estudo relata o emprego de um sistema lingüístico em miniatura para investigar a aprendizagem de leitura. Vinte estudantes de graduação (10 da área de exatas e 10 de humanas) aprenderam a relacionar figuras e pseudo-palavras impressas às correspondentes pseudo-palavras ditadas, em tarefas de di...

Full description

Main Authors: Hanna, Elenice Seixas, Kohlsdorf, Marina, Quinteiro, Regiane S., Fava, Virgínia Maria Dalfior, Souza, Deisy das Graças de, Rose, Júlio C. de
Format: Artigo
Language: Português
Published: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília 2018
Subjects:
Online Access: http://repositorio.unb.br/handle/10482/33204
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000100006
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-33204
recordtype dspace
spelling ir-10482-332042018-12-14T11:53:01Z Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura Individual differences in reading acquisition with a miniature linguistic system Hanna, Elenice Seixas Kohlsdorf, Marina Quinteiro, Regiane S. Fava, Virgínia Maria Dalfior Souza, Deisy das Graças de Rose, Júlio C. de Aprendizagem - leitura Aquisição de linguagem Estudantes universitários - ciências exatas Estudantes universitários - ciências humanas Este estudo relata o emprego de um sistema lingüístico em miniatura para investigar a aprendizagem de leitura. Vinte estudantes de graduação (10 da área de exatas e 10 de humanas) aprenderam a relacionar figuras e pseudo-palavras impressas às correspondentes pseudo-palavras ditadas, em tarefas de discriminação condicional realizadas em computador. Sessões de ensino foram intercaladas com testes de leitura de palavras novas, formadas pela recombinação de elementos das palavras ensinadas (generalização recombinativa). Nove estudantes de exatas e quatro de humanas apresentaram leitura recombinativa após a aprendizagem de 12 palavras. Os escores em leitura de palavras novas aumentaram à medida que aumentava o número de palavras ensinadas. Ambos os achados podem ser interpretados como efeitos de experiências de aprendizagem com relações simbólicas. As diferenças entre estudantes das áreas de humanas e exatas podem também refletir fatores motivacionais. This study reports the use of a miniature linguistic system in order to investigate reading acquisition. Twenty college students, 10 from Natural Sciences and Engineering (NSE) and 10 from Health and Social Sciences (HSS) courses, learned to relate pictures and printed pseudo-words to dictated pseudo-words in conditional discrimination tasks presented by a computer. Teaching sessions were interspersed with tests of reading new words formed by recombination of elements of taught words (generative recombination). Nine students from NSE and four from HSS developed generalized reading after learning 12 relations with pseudo-words. Reading scores of new words increased as number of taught words increased. Both findings could be interpreted as effects of learning experiences with symbolic relations. Differences between the NSE and the HSS students could also reflect motivational factors. 2018-12-14T11:52:39Z 2018-12-14T11:52:39Z 2008-03 Artigo HANNA, Elenice S. et al. Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 24, n. 1, p. 45-57, jan./mar. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722008000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 nov. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000100006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/33204 http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000100006 Português Acesso Aberto Psicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722008000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 nov. 2017. application/pdf Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Aprendizagem - leitura
Aquisição de linguagem
Estudantes universitários - ciências exatas
Estudantes universitários - ciências humanas
spellingShingle Aprendizagem - leitura
Aquisição de linguagem
Estudantes universitários - ciências exatas
Estudantes universitários - ciências humanas
Hanna, Elenice Seixas
Kohlsdorf, Marina
Quinteiro, Regiane S.
Fava, Virgínia Maria Dalfior
Souza, Deisy das Graças de
Rose, Júlio C. de
Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura
description Este estudo relata o emprego de um sistema lingüístico em miniatura para investigar a aprendizagem de leitura. Vinte estudantes de graduação (10 da área de exatas e 10 de humanas) aprenderam a relacionar figuras e pseudo-palavras impressas às correspondentes pseudo-palavras ditadas, em tarefas de discriminação condicional realizadas em computador. Sessões de ensino foram intercaladas com testes de leitura de palavras novas, formadas pela recombinação de elementos das palavras ensinadas (generalização recombinativa). Nove estudantes de exatas e quatro de humanas apresentaram leitura recombinativa após a aprendizagem de 12 palavras. Os escores em leitura de palavras novas aumentaram à medida que aumentava o número de palavras ensinadas. Ambos os achados podem ser interpretados como efeitos de experiências de aprendizagem com relações simbólicas. As diferenças entre estudantes das áreas de humanas e exatas podem também refletir fatores motivacionais.
format Artigo
author Hanna, Elenice Seixas
Kohlsdorf, Marina
Quinteiro, Regiane S.
Fava, Virgínia Maria Dalfior
Souza, Deisy das Graças de
Rose, Júlio C. de
author_sort Hanna, Elenice Seixas
title Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura
title_short Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura
title_full Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura
title_fullStr Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura
title_full_unstemmed Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura
title_sort diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura
publisher Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
publishDate 2018
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/33204
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722008000100006
_version_ 1641988167793901568
score 13.657419