The role of creativity in graduate education according to students and professors

Esta pesquisa teve como objetivo examinar o papel da criatividade no contexto da pós-graduação, sob a ótica de estudantes e professores. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com seis discentes e seis docentes de pós-graduação de uma universidade particular e outra pública. Os tópicos aborda...

Full description

Main Author: Fleith, Denise de Souza
Format: Artigo
Language: English
Published: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36355
https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180045
http://orcid.org/0000-0001-7512-8023
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-36355
recordtype dspace
spelling ir-10482-363552020-07-31T18:58:14Z The role of creativity in graduate education according to students and professors O papel da criatividade na pós-graduação segundo estudantes e professores Fleith, Denise de Souza Criatividade (Educação) - ensino superior Pós-graduação Docentes Estudantes universitários Esta pesquisa teve como objetivo examinar o papel da criatividade no contexto da pós-graduação, sob a ótica de estudantes e professores. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com seis discentes e seis docentes de pós-graduação de uma universidade particular e outra pública. Os tópicos abordados incluíam relevância, concepção e características da criatividade, bem como práticas favoráveis e inibidoras. Para análise dos dados, utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados. Constatou-se que tanto alunos como professores consideram a criatividade fundamental para o desenvolvimento da pós-graduação, mas ambos pontuaram barreiras de ordem pessoal e institucional à promoção do pensamento criativo. Parcerias, trabalho em equipe, diferentes estratégias de ensino e interdisciplinaridade foram apontados como fatores promotores da criatividade. Por outro lado, avaliação de programas de pós-graduação, aulas repetitivas e burocracia foram barreiras à criatividade mencionadas pelos participantes. Sugere-se a realização de estudos futuros, envolvendo observação em sala de aula, estudo de casos e medidas psicométricas. The aim of this research was to examine the role of creativity in the context of graduate studies from the perspective of students and professors. Semi-structured interviews were held with six students and six postgraduate professors from both a private and a public university. The topics covered included relevance, conception, and characteristics of creativity, as well as educational practices that foster and inhibit creativity. Grounded Theory was used to analyze the data. Both students and professors considered creativity as fundamental for the development of graduate education, but both have indicated personal and institutional barriers for the promotion of creative thinking. Partnerships, teamwork, different teaching strategies and interdisciplinarity were pointed out as factors that enhance creativity. On the other hand, the participants mentioned the evaluation of postgraduate programs, repetitive classes and bureaucracy as barriers to creativity. Future studies, involving classroom observation, case studies, and psychometric measurements, are suggested. 2020-01-24T10:30:26Z 2020-01-24T10:30:26Z 2019 Artigo FLEITH, Denise de Souza. The role of creativity in graduate education according to students and professors. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 36, e180045, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180045. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2019000100203. Acesso em: 23 jan. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36355 https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180045 http://orcid.org/0000-0001-7512-8023 en Acesso Aberto (CC BY) application/pdf Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language English
topic Criatividade (Educação) - ensino superior
Pós-graduação
Docentes
Estudantes universitários
spellingShingle Criatividade (Educação) - ensino superior
Pós-graduação
Docentes
Estudantes universitários
Fleith, Denise de Souza
The role of creativity in graduate education according to students and professors
description Esta pesquisa teve como objetivo examinar o papel da criatividade no contexto da pós-graduação, sob a ótica de estudantes e professores. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com seis discentes e seis docentes de pós-graduação de uma universidade particular e outra pública. Os tópicos abordados incluíam relevância, concepção e características da criatividade, bem como práticas favoráveis e inibidoras. Para análise dos dados, utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados. Constatou-se que tanto alunos como professores consideram a criatividade fundamental para o desenvolvimento da pós-graduação, mas ambos pontuaram barreiras de ordem pessoal e institucional à promoção do pensamento criativo. Parcerias, trabalho em equipe, diferentes estratégias de ensino e interdisciplinaridade foram apontados como fatores promotores da criatividade. Por outro lado, avaliação de programas de pós-graduação, aulas repetitivas e burocracia foram barreiras à criatividade mencionadas pelos participantes. Sugere-se a realização de estudos futuros, envolvendo observação em sala de aula, estudo de casos e medidas psicométricas.
format Artigo
author Fleith, Denise de Souza
author_sort Fleith, Denise de Souza
title The role of creativity in graduate education according to students and professors
title_short The role of creativity in graduate education according to students and professors
title_full The role of creativity in graduate education according to students and professors
title_fullStr The role of creativity in graduate education according to students and professors
title_full_unstemmed The role of creativity in graduate education according to students and professors
title_sort role of creativity in graduate education according to students and professors
publisher Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
publishDate 2020
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36355
https://doi.org/10.1590/1982-0275201936e180045
http://orcid.org/0000-0001-7512-8023
_version_ 1675464095104499712
score 13.657419