“No próximo recreio a gente briga” : interação social e disputa de meninas
O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as crianças. Também, anali...
Main Authors: | Marques, Rafaela Nunes, Müller, Fernanda |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36402 https://doi.org/10.1590/0104-4060.64570 http://orcid.org/0000-0003-0207-9333 http://orcid.org/0000-0002-1788-8662 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as crianças. Também, analisamos aspectos da socialização da linguagem com base na análise da conversa etnometodológica e interpretamos as interações de crianças de acordo com a teoria de Erving Goffman. Os resultados demonstram que questões de gênero emergiram na disputa e contrariaram argumentos do campo da Psicologia vinculados à falta de complexidade existente nos jogos de meninas (PIAGET, 1994). O foco das interações não se voltou para as regras do jogo em si, mas para como estas eram mantidas, burladas e/ou reinterpretadas pelas jogadoras e jogador durante a partida. |
---|