“No próximo recreio a gente briga” : interação social e disputa de meninas

O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as crianças. Também, anali...

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Main Authors: Marques, Rafaela Nunes, Müller, Fernanda
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36402
https://doi.org/10.1590/0104-4060.64570
http://orcid.org/0000-0003-0207-9333
http://orcid.org/0000-0002-1788-8662
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spelling ir-10482-364022020-06-17T17:16:01Z “No próximo recreio a gente briga” : interação social e disputa de meninas “In the next break we fight” : social interaction and dispute among girls Marques, Rafaela Nunes Müller, Fernanda Antropologia educacional Interação social Jogo de damas Recreio escolar O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as crianças. Também, analisamos aspectos da socialização da linguagem com base na análise da conversa etnometodológica e interpretamos as interações de crianças de acordo com a teoria de Erving Goffman. Os resultados demonstram que questões de gênero emergiram na disputa e contrariaram argumentos do campo da Psicologia vinculados à falta de complexidade existente nos jogos de meninas (PIAGET, 1994). O foco das interações não se voltou para as regras do jogo em si, mas para como estas eram mantidas, burladas e/ou reinterpretadas pelas jogadoras e jogador durante a partida. The article explores children’s interactions during a game of checkers in the school break. Through prolonged and regular observation and audio/video recordings, it was possible to describe practices and rules of the game and interpret their cultural meaning for children. Also, it is analyzed aspects of language socialization based on Ethnomethodological Conversation Analysis and interpreted the interactions of children according to Erving Goffman’s theory. The results demonstrate that gender issues emerged in the dispute and contradicted arguments from the field of psychology linked to the lack of complexity in girls’ games (PIAGET, 1994). The focus of the interactions was not on the rules of the game itself, but on how they were kept, transgressand/or reinterpreted by the players during the match. 2020-01-24T10:30:41Z 2020-01-24T10:30:41Z 2019 Artigo MARQUES, Rafaela Nunes; MULLER, Fernanda. “No próximo recreio a gente briga”: interação social e disputa de meninas. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 75, p. 241-263, mai./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.64570. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602019000300241. Acesso em: 23 jan. 2020. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36402 https://doi.org/10.1590/0104-4060.64570 http://orcid.org/0000-0003-0207-9333 http://orcid.org/0000-0002-1788-8662 pt Acesso Aberto (CC BY) application/pdf Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
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description O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as crianças. Também, analisamos aspectos da socialização da linguagem com base na análise da conversa etnometodológica e interpretamos as interações de crianças de acordo com a teoria de Erving Goffman. Os resultados demonstram que questões de gênero emergiram na disputa e contrariaram argumentos do campo da Psicologia vinculados à falta de complexidade existente nos jogos de meninas (PIAGET, 1994). O foco das interações não se voltou para as regras do jogo em si, mas para como estas eram mantidas, burladas e/ou reinterpretadas pelas jogadoras e jogador durante a partida.
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