Elementos da abordagem temática no ensino médio : sinalizações para formação de professoras e de professores

Neste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo...

Full description

Main Authors: Silva, Luciano Fernandes, Tavares, Swellen Sales, Watanabe, Giselle, Halmenschlager, Karine Raquiel, Strieder, Roseline Beatriz, Hunsche, Sandra
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36495
https://doi.org/10.1590/1516-731320190010010
http://orcid.org/0000-0003-2041-3809
http://orcid.org/0000-0002-3431-1187
https://orcid.org/0000-0002-3738-7160
http://orcid.org/0000-0003-2747-3601
http://orcid.org/0000-0001-8965-8906
http://orcid.org/0000-0001-9766-5049
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Summary: Neste trabalho identificam-se elementos que caracterizam a abordagem de temas inseridos na ação de professoras e professores que cursaram Licenciatura em Física e que participaram, ao longo do processo formativo, de discussões sobre Abordagem Temática. A investigação é de natureza qualitativa, sendo utilizados questionários com perguntas abertas e fechadas, assim como entrevistas semiestruturadas. Participaram de todas as etapas desta investigação dezoito sujeitos de oito instituições de Ensino Superior brasileiras. A análise dos dados foi realizada com base nos princípios da análise de conteúdo, a partir de duas categorias: natureza do tema e critérios de seleção das temáticas. Dentre os resultados, destaca-se que os e as docentes, predominantemente, têm desenvolvido temáticas contextuais selecionadas a partir do interesse e/ou do cotidiano dos(as) estudantes, indicando preocupação com a significação dos conceitos científicos escolares a partir do estabelecimento de relações entre aspectos da vivência da(o) aluna(o) e do conteúdo conceitual escolar.