Das Memórias a uma História Sensorial da Escola na Província do Paraná

Resumo: Partindo-se das considerações de Silva e Vidal (2011), trabalha-se com a hipótese de que, por meio de uma história sensorial, baseada nos contatos individuais e coletivos com a materialidade escolar evocados em registros memorialísticos, é possível evidenciar algumas experiências que a escol...

Full description

Main Author: Anjos, Juarez José Tuchinski dos
Format: Artigo
Language: Portuguese
Published: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36643
https://doi.org/10.1590/2175-623680701
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Summary: Resumo: Partindo-se das considerações de Silva e Vidal (2011), trabalha-se com a hipótese de que, por meio de uma história sensorial, baseada nos contatos individuais e coletivos com a materialidade escolar evocados em registros memorialísticos, é possível evidenciar algumas experiências que a escola primária no Brasil Imperial propiciou às crianças, dando a ver significados atribuídos à escola e à escolarização recebida nesse momento histórico. O objetivo do artigo é realizar uma abordagem inicial desta questão, identificando as experiências sensoriais ocorridas numa escola da cidade de Paranaguá, no litoral da Província do Paraná, na década de 1870, na vida de Nestor Vitor dos Santos, um dos alunos que a frequentou.