Das Memórias a uma História Sensorial da Escola na Província do Paraná
Resumo: Partindo-se das considerações de Silva e Vidal (2011), trabalha-se com a hipótese de que, por meio de uma história sensorial, baseada nos contatos individuais e coletivos com a materialidade escolar evocados em registros memorialísticos, é possível evidenciar algumas experiências que a escol...
Main Author: | Anjos, Juarez José Tuchinski dos |
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Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36643 https://doi.org/10.1590/2175-623680701 |
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Resumo: Partindo-se das considerações de Silva e Vidal (2011), trabalha-se com a hipótese de que, por meio de uma história sensorial, baseada nos contatos individuais e coletivos com a materialidade escolar evocados em registros memorialísticos, é possível evidenciar algumas experiências que a escola primária no Brasil Imperial propiciou às crianças, dando a ver significados atribuídos à escola e à escolarização recebida nesse momento histórico. O objetivo do artigo é realizar uma abordagem inicial desta questão, identificando as experiências sensoriais ocorridas numa escola da cidade de Paranaguá, no litoral da Província do Paraná, na década de 1870, na vida de Nestor Vitor dos Santos, um dos alunos que a frequentou. |
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