Das Memórias a uma História Sensorial da Escola na Província do Paraná
Resumo: Partindo-se das considerações de Silva e Vidal (2011), trabalha-se com a hipótese de que, por meio de uma história sensorial, baseada nos contatos individuais e coletivos com a materialidade escolar evocados em registros memorialísticos, é possível evidenciar algumas experiências que a escol...
Main Author: | Anjos, Juarez José Tuchinski dos |
---|---|
Format: | Artigo |
Language: | Portuguese |
Published: |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
2020
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36643 https://doi.org/10.1590/2175-623680701 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-10482-36643 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-10482-366432020-01-24T10:32:42Z Das Memórias a uma História Sensorial da Escola na Província do Paraná From the Memories to a Sensorial History of the School in the Province of Paraná Anjos, Juarez José Tuchinski dos História Sensorial Século XIX Cultura Material Escolar Sensory History 19th Century School Material Culture Resumo: Partindo-se das considerações de Silva e Vidal (2011), trabalha-se com a hipótese de que, por meio de uma história sensorial, baseada nos contatos individuais e coletivos com a materialidade escolar evocados em registros memorialísticos, é possível evidenciar algumas experiências que a escola primária no Brasil Imperial propiciou às crianças, dando a ver significados atribuídos à escola e à escolarização recebida nesse momento histórico. O objetivo do artigo é realizar uma abordagem inicial desta questão, identificando as experiências sensoriais ocorridas numa escola da cidade de Paranaguá, no litoral da Província do Paraná, na década de 1870, na vida de Nestor Vitor dos Santos, um dos alunos que a frequentou. Abstract: Based on the considerations of Silva and Vidal (2011), it was developed the hypothesis that it is possible to evidence some experiences of what the elementary school in Imperial Brazil delivered to children. This was done by means of a sensory history, based on the individual and collective contacts with school materiality evoked in memorialistic records, making explicit the meanings assigned to the school and the schooling received during that historical moment. This article aims to conduct an initial approach to this matter, identifying the sensory experiences that occurred in a school of city of Paranaguá, in the coast of the Province of Paraná along the 1870s, in the life of Nestor Vitor dos Santos, one of the students who attended it. 2020-01-24T10:32:42Z 2020-01-24T10:32:42Z 2019 Artigo Anjos, Juarez José Tuchinski dos et al. Das Memórias a uma História Sensorial da Escola na Província do Paraná. Educação & Realidade. v. 44, n. 1, p. -, 2019. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100608. Acesso em: 23 janeiro 2020. doi: https://doi.org/10.1590/2175-623680701. https://repositorio.unb.br/handle/10482/36643 https://doi.org/10.1590/2175-623680701 pt Acesso Aberto application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação |
institution |
REPOSITORIO UNB |
collection |
REPOSITORIO UNB |
language |
Portuguese |
topic |
História Sensorial Século XIX Cultura Material Escolar Sensory History 19th Century School Material Culture |
spellingShingle |
História Sensorial Século XIX Cultura Material Escolar Sensory History 19th Century School Material Culture Anjos, Juarez José Tuchinski dos Das Memórias a uma História Sensorial da Escola na Província do Paraná |
description |
Resumo: Partindo-se das considerações de Silva e Vidal (2011), trabalha-se com a hipótese de que, por meio de uma história sensorial, baseada nos contatos individuais e coletivos com a materialidade escolar evocados em registros memorialísticos, é possível evidenciar algumas experiências que a escola primária no Brasil Imperial propiciou às crianças, dando a ver significados atribuídos à escola e à escolarização recebida nesse momento histórico. O objetivo do artigo é realizar uma abordagem inicial desta questão, identificando as experiências sensoriais ocorridas numa escola da cidade de Paranaguá, no litoral da Província do Paraná, na década de 1870, na vida de Nestor Vitor dos Santos, um dos alunos que a frequentou. |
format |
Artigo |
author |
Anjos, Juarez José Tuchinski dos |
author_sort |
Anjos, Juarez José Tuchinski dos |
title |
Das Memórias a uma História Sensorial da Escola na Província do Paraná |
title_short |
Das Memórias a uma História Sensorial da Escola na Província do Paraná |
title_full |
Das Memórias a uma História Sensorial da Escola na Província do Paraná |
title_fullStr |
Das Memórias a uma História Sensorial da Escola na Província do Paraná |
title_full_unstemmed |
Das Memórias a uma História Sensorial da Escola na Província do Paraná |
title_sort |
das memórias a uma história sensorial da escola na província do paraná |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação |
publishDate |
2020 |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/36643 https://doi.org/10.1590/2175-623680701 |
_version_ |
1672206096204300288 |
score |
13.657419 |