A educação do corpo na Escola-Parque 210/211 Sul de Brasília
Esta pesquisa em nível de doutorado teve como objetivo analisar a educação do corpo de crianças nos diversos tempos e espaços da escola-parque 210/211Sul, em Brasília-DF. As escolas-parque configuram referência que ocupou lugar de destaque no Plano de Construções Escolares de Brasília, e que em p...
Main Author: | Freitas, Tayanne da Costa |
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Other Authors: | Wiggers, Ingrid Dittrich |
Format: | Tese |
Language: | Português |
Published: |
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/38328 |
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Summary: |
Esta pesquisa em nível de doutorado teve como objetivo analisar a educação do corpo
de crianças nos diversos tempos e espaços da escola-parque 210/211Sul, em
Brasília-DF. As escolas-parque configuram referência que ocupou lugar de destaque
no Plano de Construções Escolares de Brasília, e que em parceria com as escolasclasse oportunizam às crianças atividades complementares de caráter esportivo,
recreativo e artístico. Além disso, essa instituição apresenta elementos arquitetônicos,
históricos e filosóficos edificados com pessoalidade arrojada, sugerindo uma
intencionalidade de educação do corpo e um entusiasmo para com a infância. Tratase de uma pesquisa qualitativa de natureza teórico-metodológica, fundamentada em
aspectos da etnografia e nos estudos da infância que se apresentam como um campo
de conhecimento composto por diversos referenciais teóricos, metodológicos e
analíticos. O trabalho de campo foi realizado entre março e setembro de 2018, em
uma turma de 15 crianças, a maioria com idade entre 8 e 9 anos. As informações
foram produzidas por meio de observação participante, produção de desenhos e
conversas com as crianças, além de imagens fotográficas. No decorrer do estudo
foram evidenciados processos de educação do corpo, marcados pelo controle
gradativo das manifestações corporais, por meio de preceitos disciplinares
condizentes com as normas institucionais e com as normas de convívio social.
Entretanto, as culturas infantis, lúdicas e corporais foram forjadas em diversos
momentos, especialmente nas aulas de educação física, na hora do recreio e nas
aulas de teatro e de desenho. Nesse sentido concluímos que a educação do corpo,
nessa escola-parque, remete à composição de diversos tipos de corpos, ajustáveis
aos propósitos aos quais são submetidos. |
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