Letramento matemático e base nacional comum curricular : alguns apontamentos
Este trabalho teve como objetivo analisar algumas aproximações e desafios da nova Base Nacional Comum Curricular na sua proposta de promover o desenvolvimento do letramento matemático em estudantes do Ensino Fundamental. De cunho qualitativo, utilizamos no procedimento metodológico elementos da p...
Main Authors: | Ferreira, Weberson Campos, Moreira, Geraldo Eustáquio |
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Format: | Trabalho |
Language: | Português |
Published: |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática
2020
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/39340 |
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Summary: |
Este trabalho teve como objetivo analisar algumas aproximações e desafios da nova
Base Nacional Comum Curricular na sua proposta de promover o desenvolvimento do
letramento matemático em estudantes do Ensino Fundamental. De cunho qualitativo,
utilizamos no procedimento metodológico elementos da pesquisa documental, na qual
buscamos analisar alguns documentos oficiais que norteiam a educação no país, além de
buscar as recentes discussões disponíveis na literatura nacional, especialmente,
trabalhos que abordam o tema letramento, produzidos a partir do ano 2000. Os
resultados revelaram que os conceitos de letramento e, mais especificamente, o conceito
de letramento matemático passaram a ser mais discutidos nas últimas décadas. Não
obstante, acreditamos que as discussões ganharão novos rumos, uma vez que, com a
aprovação da BNCC, o letramento matemático passa a ser concebido como um direito
de aprendizagem. |
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