Letramento matemático e base nacional comum curricular : alguns apontamentos

Este trabalho teve como objetivo analisar algumas aproximações e desafios da nova Base Nacional Comum Curricular na sua proposta de promover o desenvolvimento do letramento matemático em estudantes do Ensino Fundamental. De cunho qualitativo, utilizamos no procedimento metodológico elementos da p...

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Main Authors: Ferreira, Weberson Campos, Moreira, Geraldo Eustáquio
Format: Trabalho
Language: Português
Published: Sociedade Brasileira de Educação Matemática 2020
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/39340
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Summary: Este trabalho teve como objetivo analisar algumas aproximações e desafios da nova Base Nacional Comum Curricular na sua proposta de promover o desenvolvimento do letramento matemático em estudantes do Ensino Fundamental. De cunho qualitativo, utilizamos no procedimento metodológico elementos da pesquisa documental, na qual buscamos analisar alguns documentos oficiais que norteiam a educação no país, além de buscar as recentes discussões disponíveis na literatura nacional, especialmente, trabalhos que abordam o tema letramento, produzidos a partir do ano 2000. Os resultados revelaram que os conceitos de letramento e, mais especificamente, o conceito de letramento matemático passaram a ser mais discutidos nas últimas décadas. Não obstante, acreditamos que as discussões ganharão novos rumos, uma vez que, com a aprovação da BNCC, o letramento matemático passa a ser concebido como um direito de aprendizagem.