Trilha virtual do ciclo da água : uma proposta interativa para o ensino das Ciências Ambientais do Parque Ecológico Riacho Fundo – Distrito Federal

Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2021.

Main Author: Santos, Eduardo da Silva
Other Authors: Baptista, Gustavo Macedo de Mello
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2021
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41813
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-41813
recordtype dspace
spelling ir-10482-418132021-08-25T18:34:17Z Trilha virtual do ciclo da água : uma proposta interativa para o ensino das Ciências Ambientais do Parque Ecológico Riacho Fundo – Distrito Federal Santos, Eduardo da Silva Baptista, Gustavo Macedo de Mello geografiasol@yahoo.com.br Ciclo hidrológico Aprendizagem Trilha digital Cibercultura Projeto parque educador Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2021. A água é um elemento essencial para vida dos seres vivos na Terra; com isso, sua qualidade e quantidade vêm ao longo da história sendo utilizada para diversas finalidades. Desta forma, foi percebido que a sociedade necessita estar mais sensibilizada ao uso consciente desse recurso. Nesse contexto, a educação apresenta-se como um caminho para o fortalecimento dessa mudança sob forma de aprendizagem crítica e integrada dos diversos conteúdos escolares e, principalmente, sobre o ciclo da água. Esta pesquisa trata-se sobre a compreensão do processo metodológico de criação da trilha virtual do ciclo da água do parque ecológico Riacho Fundo – Distrito Federal, que poderá fortalecer a temática da água e desencadear um processo de aprendizagem inovador sobre o ciclo hidrológico entre os estudantes do Projeto Parque Educador no cerrado brasileiro, como também, de forma mais específica, entender o processo da criação da trilha virtual do ciclo da água como instrumento interativo para o ensino das ciências ambientais. Contudo, baseado no pensamento da Complexidade Sistêmica que nos diz que não se pode conhecer o todo sem entender as partes que o compõem, essa pesquisa está utilizando uma abordagem quali-quantitativa, e contaria com as escolas dos anos finais do ensino fundamental envolvidas na formação em educação ambiental e patrimonial no Parque Ecológico Riacho Fundo. O estudo apresenta quatro fases da construção da trilha virtual do ciclo da água, como: visitas técnicas ao parque ecológico, gravação dos vídeos sobre as componentes do ciclo da água, construção dos layouts das placas virtuais e criação do site. O presente trabalho tem como resultado a criação do site – trilha virtual do ciclo da água e um guia prático de orientação (sequência didática) da trilha virtual para os estudantes e professores em aula remota ou presencial. Conclui- se que, a proposta do desenvolvimento do produto educacional – trilha virtual do ciclo da água, se apresenta com um potencial instrumento pedagógico de aprendizagem para contribuir nas ações educacionais do Projeto Parque Educador e na formação de sujeitos ecológicos libertários, emancipatórios e críticos. Water is an essential element for the life of living beings on earth; therefore, it‘s quality and quantity comes along the history being used for many purposes. This way, it was noticed that society needs to be more sensitised on conscious use of this resource. In that context, education shows up as a way for the strengthening of this change under the shape of critical and integrated learning in many school contents and, mainly, about the water cycle. This research is about the comprehension of the methodological process of water cycle virtual trail creation from Ecological Park Riacho Fundo - Distrito Federal, that could strengthen the water theme and unleash an innovative learning process on the hydrological cycle among the students of the Educator Park Project in the brazilian cerrado, as well as, in a specifically way, understand the process of creating the virtual trail of the water cycle as an interactive tool for environmental sciences teaching. However, based on the thought of Systemic Complexity that tells us that one cannot know the whole without understanding the parts that compose it, this research is using a quali-quantitative approach, and would count on the final year elementary schools involved in the environmental and heritage education training in the Riacho Fundo Ecological Park. The study presents four phases of the construction of the virtual trail of the water cycle, such as: technical visits to the ecological park, recording of the videos about the components of the water cycle, construction of the layouts of the virtual boards and creation of the website. The present work has as a result the creation of the website - virtual trail of the water cycle and a practical guide (didactic sequence) of the virtual trail for students and teachers in remote or presential classes. It concludes that the proposal of the development of the educational product - the virtual trail of the water cycle, presents itself as a potential pedagogical learning tool to contribute to the educational actions of the Educator Park Project and the formation of liberating, emancipatory and critical ecological individuals. 2021-08-19T13:26:28Z 2021-08-19T13:26:28Z 2021-08-19 2021-06-04 Dissertação SANTOS, Eduardo da Silva. Trilha virtual do ciclo da água: uma proposta interativa para o ensino das Ciências Ambientais do Parque Ecológico Riacho Fundo – Distrito Federal. 2021. 82 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. https://repositorio.unb.br/handle/10482/41813 Português Acesso Aberto A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. application/pdf
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Ciclo hidrológico
Aprendizagem
Trilha digital
Cibercultura
Projeto parque educador
spellingShingle Ciclo hidrológico
Aprendizagem
Trilha digital
Cibercultura
Projeto parque educador
Santos, Eduardo da Silva
Trilha virtual do ciclo da água : uma proposta interativa para o ensino das Ciências Ambientais do Parque Ecológico Riacho Fundo – Distrito Federal
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais, 2021.
author2 Baptista, Gustavo Macedo de Mello
format Dissertação
author Santos, Eduardo da Silva
author_sort Santos, Eduardo da Silva
title Trilha virtual do ciclo da água : uma proposta interativa para o ensino das Ciências Ambientais do Parque Ecológico Riacho Fundo – Distrito Federal
title_short Trilha virtual do ciclo da água : uma proposta interativa para o ensino das Ciências Ambientais do Parque Ecológico Riacho Fundo – Distrito Federal
title_full Trilha virtual do ciclo da água : uma proposta interativa para o ensino das Ciências Ambientais do Parque Ecológico Riacho Fundo – Distrito Federal
title_fullStr Trilha virtual do ciclo da água : uma proposta interativa para o ensino das Ciências Ambientais do Parque Ecológico Riacho Fundo – Distrito Federal
title_full_unstemmed Trilha virtual do ciclo da água : uma proposta interativa para o ensino das Ciências Ambientais do Parque Ecológico Riacho Fundo – Distrito Federal
title_sort trilha virtual do ciclo da água : uma proposta interativa para o ensino das ciências ambientais do parque ecológico riacho fundo – distrito federal
publishDate 2021
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/41813
_version_ 1710449473613725696
score 13.657419