Shopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Comunicação Social, 1990.
Main Author: | Guedes, Maria de Salete Teixeira |
---|---|
Other Authors: | Motta, Luiz Gonzaga Figueiredo |
Format: | Dissertação |
Language: | Português |
Published: |
2021
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41933 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-10482-41933 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-10482-419332021-08-26T19:47:25Z Shopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna Guedes, Maria de Salete Teixeira Motta, Luiz Gonzaga Figueiredo Sociedade de consumo Comportamento do consumidor Shopping centers Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Comunicação Social, 1990. Ao elegermos os shopping centers como nosso objeto de estudo, pretendíamos realizar uma incursão pelo maravilhoso mundo do consumo, de modo a obter uma melhor compreensão dessa sociedade que busca na hiper-realidade a cura para a anomia de vida moderna. Na qualidade de representantes maiores da sociedade de consumo, símbolos principais da profusão e fetichismo das mercadorias, os shoppings figuram neste estudo como uma espécie de mercadores sonhos, capazes de a todos envolver numa atmosfera mágica, para a celebração de uma grande comunhão consumista. Fazendo uso da análise institucional, partimos de observações empíricas e buscamos na história explicações para o surgimento e expansão desses modernos centros comerciais, os quais se constituem hoje em locus preferido para a realização de uma parcela expressiva das práticas sociais, econômicas e culturais da sociedade atual e, particularmente, dos adolescentes dos grandes aglomerados urbanos que invadem tais ambientes em busca de conforto, segurança, diversão e lazer. Vivendo numa sociedade onde a erosão do espaço público vem se acentuando a cada dia, a juventude atual acostumou-se a viver ao abrigo de organizações privadas, passando de uma instituição controlada para outra, e, sem se dar conta dos mecanismos de controle a que são submetidos, aceitam como seu grande desafio ser parte integrante dessa sociedade, que acredita poder promover a felicidade via acesso às benesses produzidas pelo mundo do consumo. 2021-08-26T19:47:25Z 2021-08-26T19:47:25Z 2021-08-26 1990-12 Dissertação GUEDES, Maria de Salete Teixeira. Shopping Centers: mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna. 1990. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 1990. https://repositorio.unb.br/handle/10482/41933 Português Acesso Restrito application/pdf |
institution |
REPOSITORIO UNB |
collection |
REPOSITORIO UNB |
language |
Português |
topic |
Sociedade de consumo Comportamento do consumidor Shopping centers |
spellingShingle |
Sociedade de consumo Comportamento do consumidor Shopping centers Guedes, Maria de Salete Teixeira Shopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Comunicação Social, 1990. |
author2 |
Motta, Luiz Gonzaga Figueiredo |
format |
Dissertação |
author |
Guedes, Maria de Salete Teixeira |
author_sort |
Guedes, Maria de Salete Teixeira |
title |
Shopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna |
title_short |
Shopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna |
title_full |
Shopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna |
title_fullStr |
Shopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna |
title_full_unstemmed |
Shopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna |
title_sort |
shopping centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna |
publishDate |
2021 |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/41933 |
_version_ |
1710449474686418944 |
score |
13.657419 |