Shopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna

Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Comunicação Social, 1990.

Main Author: Guedes, Maria de Salete Teixeira
Other Authors: Motta, Luiz Gonzaga Figueiredo
Format: Dissertação
Language: Português
Published: 2021
Subjects:
Online Access: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41933
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-10482-41933
recordtype dspace
spelling ir-10482-419332021-08-26T19:47:25Z Shopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna Guedes, Maria de Salete Teixeira Motta, Luiz Gonzaga Figueiredo Sociedade de consumo Comportamento do consumidor Shopping centers Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Comunicação Social, 1990. Ao elegermos os shopping centers como nosso objeto de estudo, pretendíamos realizar uma incursão pelo maravilhoso mundo do consumo, de modo a obter uma melhor compreensão dessa sociedade que busca na hiper-realidade a cura para a anomia de vida moderna. Na qualidade de representantes maiores da sociedade de consumo, símbolos principais da profusão e fetichismo das mercadorias, os shoppings figuram neste estudo como uma espécie de mercadores sonhos, capazes de a todos envolver numa atmosfera mágica, para a celebração de uma grande comunhão consumista. Fazendo uso da análise institucional, partimos de observações empíricas e buscamos na história explicações para o surgimento e expansão desses modernos centros comerciais, os quais se constituem hoje em locus preferido para a realização de uma parcela expressiva das práticas sociais, econômicas e culturais da sociedade atual e, particularmente, dos adolescentes dos grandes aglomerados urbanos que invadem tais ambientes em busca de conforto, segurança, diversão e lazer. Vivendo numa sociedade onde a erosão do espaço público vem se acentuando a cada dia, a juventude atual acostumou-se a viver ao abrigo de organizações privadas, passando de uma instituição controlada para outra, e, sem se dar conta dos mecanismos de controle a que são submetidos, aceitam como seu grande desafio ser parte integrante dessa sociedade, que acredita poder promover a felicidade via acesso às benesses produzidas pelo mundo do consumo. 2021-08-26T19:47:25Z 2021-08-26T19:47:25Z 2021-08-26 1990-12 Dissertação GUEDES, Maria de Salete Teixeira. Shopping Centers: mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna. 1990. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)-Universidade de Brasília, Brasília, 1990. https://repositorio.unb.br/handle/10482/41933 Português Acesso Restrito application/pdf
institution REPOSITORIO UNB
collection REPOSITORIO UNB
language Português
topic Sociedade de consumo
Comportamento do consumidor
Shopping centers
spellingShingle Sociedade de consumo
Comportamento do consumidor
Shopping centers
Guedes, Maria de Salete Teixeira
Shopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Comunicação Social, 1990.
author2 Motta, Luiz Gonzaga Figueiredo
format Dissertação
author Guedes, Maria de Salete Teixeira
author_sort Guedes, Maria de Salete Teixeira
title Shopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna
title_short Shopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna
title_full Shopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna
title_fullStr Shopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna
title_full_unstemmed Shopping Centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna
title_sort shopping centers : mercadores de sonhos da sociedade pós-moderna
publishDate 2021
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/41933
_version_ 1710449474686418944
score 13.657419