O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais
Este estudo objetivou compreender a ação docente a partir da disseminação e mediação da informação nos ambientes virtual e presencial do curso de Medicina, visando à solução dos casos clínicos propostos aos estudantes do segundo ano do Curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde/FPS. Lev...
Main Author: | MELO, Maria Cecília Mendonça |
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Other Authors: | CAVALCANTE, Patrícia Smith |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2015
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13029 |
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Summary: |
Este estudo objetivou compreender a ação docente a partir da disseminação e mediação
da informação nos ambientes virtual e presencial do curso de Medicina, visando à
solução dos casos clínicos propostos aos estudantes do segundo ano do Curso de
Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde/FPS. Levamos em conta as
transformações vividas na realidade educacional pela inserção das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC’s), a quebra do modelo tradicional de ensino e a
inclusão de propostas pedagógicas ativas centradas nas relações entre professor e
estudante. As novas práticas docentes, sejam estas desenvolvidas no ambiente
presencial ou virtual, demandam que entre os sujeitos exista uma permanente (re)
significação dos diálogos. Nossos objetivos específicos foram investigar a ação docente
buscando entender seu contexto geral, seus desdobramentos por outros atores (tutores
médicos, estudantes) além da tutoria do Laboratório de Recursos Digitais; avaliar o uso
das informações a partir das ações de mediação do tutor; e identificar o perfil dos alunos
a partir de sua competência informacional. A metodologia configurou-se em uma
pesquisa participante. Os resultados mostraram que a ação docente precisa ser integrada
nos seus espaços presenciais e virtuais e entre os profissionais que integram estes
espaços; que a informação mediada no ambiente virtual é relevante para a solução dos
casos clínicos; que o estudante de medicina, embora usuário proficiente da rede, ainda
necessita desenvolver habilidades para utilizar com mais eficiência os bancos de
informação especializada da área médica. |
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