O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais
Este estudo objetivou compreender a ação docente a partir da disseminação e mediação da informação nos ambientes virtual e presencial do curso de Medicina, visando à solução dos casos clínicos propostos aos estudantes do segundo ano do Curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde/FPS. Lev...
Main Author: | MELO, Maria Cecília Mendonça |
---|---|
Other Authors: | CAVALCANTE, Patrícia Smith |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2015
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13029 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-13029 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-130292019-10-26T01:51:05Z O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais MELO, Maria Cecília Mendonça CAVALCANTE, Patrícia Smith Ação Docente em Educação Médica Aprendizagem baseada em problemas (ABP) Docência Online Mediação Presencial Mediação Online Este estudo objetivou compreender a ação docente a partir da disseminação e mediação da informação nos ambientes virtual e presencial do curso de Medicina, visando à solução dos casos clínicos propostos aos estudantes do segundo ano do Curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde/FPS. Levamos em conta as transformações vividas na realidade educacional pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), a quebra do modelo tradicional de ensino e a inclusão de propostas pedagógicas ativas centradas nas relações entre professor e estudante. As novas práticas docentes, sejam estas desenvolvidas no ambiente presencial ou virtual, demandam que entre os sujeitos exista uma permanente (re) significação dos diálogos. Nossos objetivos específicos foram investigar a ação docente buscando entender seu contexto geral, seus desdobramentos por outros atores (tutores médicos, estudantes) além da tutoria do Laboratório de Recursos Digitais; avaliar o uso das informações a partir das ações de mediação do tutor; e identificar o perfil dos alunos a partir de sua competência informacional. A metodologia configurou-se em uma pesquisa participante. Os resultados mostraram que a ação docente precisa ser integrada nos seus espaços presenciais e virtuais e entre os profissionais que integram estes espaços; que a informação mediada no ambiente virtual é relevante para a solução dos casos clínicos; que o estudante de medicina, embora usuário proficiente da rede, ainda necessita desenvolver habilidades para utilizar com mais eficiência os bancos de informação especializada da área médica. 2015-04-13T13:51:21Z 2015-04-13T13:51:21Z 2012-01-31 masterThesis MELO, Maria Cecilia Mendonça. O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais. Recife, 2012. 200f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2012. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13029 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Ação Docente em Educação Médica Aprendizagem baseada em problemas (ABP) Docência Online Mediação Presencial Mediação Online |
spellingShingle |
Ação Docente em Educação Médica Aprendizagem baseada em problemas (ABP) Docência Online Mediação Presencial Mediação Online MELO, Maria Cecília Mendonça O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais |
description |
Este estudo objetivou compreender a ação docente a partir da disseminação e mediação
da informação nos ambientes virtual e presencial do curso de Medicina, visando à
solução dos casos clínicos propostos aos estudantes do segundo ano do Curso de
Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde/FPS. Levamos em conta as
transformações vividas na realidade educacional pela inserção das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC’s), a quebra do modelo tradicional de ensino e a
inclusão de propostas pedagógicas ativas centradas nas relações entre professor e
estudante. As novas práticas docentes, sejam estas desenvolvidas no ambiente
presencial ou virtual, demandam que entre os sujeitos exista uma permanente (re)
significação dos diálogos. Nossos objetivos específicos foram investigar a ação docente
buscando entender seu contexto geral, seus desdobramentos por outros atores (tutores
médicos, estudantes) além da tutoria do Laboratório de Recursos Digitais; avaliar o uso
das informações a partir das ações de mediação do tutor; e identificar o perfil dos alunos
a partir de sua competência informacional. A metodologia configurou-se em uma
pesquisa participante. Os resultados mostraram que a ação docente precisa ser integrada
nos seus espaços presenciais e virtuais e entre os profissionais que integram estes
espaços; que a informação mediada no ambiente virtual é relevante para a solução dos
casos clínicos; que o estudante de medicina, embora usuário proficiente da rede, ainda
necessita desenvolver habilidades para utilizar com mais eficiência os bancos de
informação especializada da área médica. |
author2 |
CAVALCANTE, Patrícia Smith |
format |
masterThesis |
author |
MELO, Maria Cecília Mendonça |
author_sort |
MELO, Maria Cecília Mendonça |
title |
O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais |
title_short |
O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais |
title_full |
O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais |
title_fullStr |
O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais |
title_full_unstemmed |
O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais |
title_sort |
o uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais |
publisher |
Universidade Federal de Pernambuco |
publishDate |
2015 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13029 |
_version_ |
1648655232165478400 |
score |
13.657419 |