O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais

Este estudo objetivou compreender a ação docente a partir da disseminação e mediação da informação nos ambientes virtual e presencial do curso de Medicina, visando à solução dos casos clínicos propostos aos estudantes do segundo ano do Curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde/FPS. Lev...

Full description

Main Author: MELO, Maria Cecília Mendonça
Other Authors: CAVALCANTE, Patrícia Smith
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2015
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13029
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-13029
recordtype dspace
spelling ir-123456789-130292019-10-26T01:51:05Z O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais MELO, Maria Cecília Mendonça CAVALCANTE, Patrícia Smith Ação Docente em Educação Médica Aprendizagem baseada em problemas (ABP) Docência Online Mediação Presencial Mediação Online Este estudo objetivou compreender a ação docente a partir da disseminação e mediação da informação nos ambientes virtual e presencial do curso de Medicina, visando à solução dos casos clínicos propostos aos estudantes do segundo ano do Curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde/FPS. Levamos em conta as transformações vividas na realidade educacional pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), a quebra do modelo tradicional de ensino e a inclusão de propostas pedagógicas ativas centradas nas relações entre professor e estudante. As novas práticas docentes, sejam estas desenvolvidas no ambiente presencial ou virtual, demandam que entre os sujeitos exista uma permanente (re) significação dos diálogos. Nossos objetivos específicos foram investigar a ação docente buscando entender seu contexto geral, seus desdobramentos por outros atores (tutores médicos, estudantes) além da tutoria do Laboratório de Recursos Digitais; avaliar o uso das informações a partir das ações de mediação do tutor; e identificar o perfil dos alunos a partir de sua competência informacional. A metodologia configurou-se em uma pesquisa participante. Os resultados mostraram que a ação docente precisa ser integrada nos seus espaços presenciais e virtuais e entre os profissionais que integram estes espaços; que a informação mediada no ambiente virtual é relevante para a solução dos casos clínicos; que o estudante de medicina, embora usuário proficiente da rede, ainda necessita desenvolver habilidades para utilizar com mais eficiência os bancos de informação especializada da área médica. 2015-04-13T13:51:21Z 2015-04-13T13:51:21Z 2012-01-31 masterThesis MELO, Maria Cecilia Mendonça. O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais. Recife, 2012. 200f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2012. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13029 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Ação Docente em Educação Médica
Aprendizagem baseada em problemas (ABP)
Docência Online
Mediação Presencial
Mediação Online
spellingShingle Ação Docente em Educação Médica
Aprendizagem baseada em problemas (ABP)
Docência Online
Mediação Presencial
Mediação Online
MELO, Maria Cecília Mendonça
O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais
description Este estudo objetivou compreender a ação docente a partir da disseminação e mediação da informação nos ambientes virtual e presencial do curso de Medicina, visando à solução dos casos clínicos propostos aos estudantes do segundo ano do Curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde/FPS. Levamos em conta as transformações vividas na realidade educacional pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), a quebra do modelo tradicional de ensino e a inclusão de propostas pedagógicas ativas centradas nas relações entre professor e estudante. As novas práticas docentes, sejam estas desenvolvidas no ambiente presencial ou virtual, demandam que entre os sujeitos exista uma permanente (re) significação dos diálogos. Nossos objetivos específicos foram investigar a ação docente buscando entender seu contexto geral, seus desdobramentos por outros atores (tutores médicos, estudantes) além da tutoria do Laboratório de Recursos Digitais; avaliar o uso das informações a partir das ações de mediação do tutor; e identificar o perfil dos alunos a partir de sua competência informacional. A metodologia configurou-se em uma pesquisa participante. Os resultados mostraram que a ação docente precisa ser integrada nos seus espaços presenciais e virtuais e entre os profissionais que integram estes espaços; que a informação mediada no ambiente virtual é relevante para a solução dos casos clínicos; que o estudante de medicina, embora usuário proficiente da rede, ainda necessita desenvolver habilidades para utilizar com mais eficiência os bancos de informação especializada da área médica.
author2 CAVALCANTE, Patrícia Smith
format masterThesis
author MELO, Maria Cecília Mendonça
author_sort MELO, Maria Cecília Mendonça
title O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais
title_short O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais
title_full O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais
title_fullStr O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais
title_full_unstemmed O uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais
title_sort o uso da informação para solução de casos clínicos: investigando uma rede de diálogos presenciais e virtuais
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2015
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13029
_version_ 1648655232165478400
score 13.657419