Aprendizagem de estrategistas sob a ótica dos conceitos de experiência e reflexão.

Uma lacuna identificada na literatura de Administração diz respeito à aprendizagem de estrategistas sobre suas práticas de trabalho. Acadêmicos da perspectiva da estratégia como prática têm indicado a escassez de estudos empíricos sobre o assunto. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender o p...

Full description

Main Author: PEREIRA, Renata Cherém de Araújo
Other Authors: LUCENA, Eduardo de Aquino
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2016
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14907
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-14907
recordtype dspace
spelling ir-123456789-149072018-11-05T17:52:57Z Aprendizagem de estrategistas sob a ótica dos conceitos de experiência e reflexão. PEREIRA, Renata Cherém de Araújo LUCENA, Eduardo de Aquino http://lattes.cnpq.br/7487191434945105 http://lattes.cnpq.br/4896424955173386 Aprendizagem nas organizações. Aprendizagem de estrategistas. Aprendizagem pela experiência. Estratégia como prática. Uma lacuna identificada na literatura de Administração diz respeito à aprendizagem de estrategistas sobre suas práticas de trabalho. Acadêmicos da perspectiva da estratégia como prática têm indicado a escassez de estudos empíricos sobre o assunto. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender o processo de aprendizagem dos estrategistas sobre os procedimentos de rastreabilidade e produtos não conformes da organização estudada. Para alcançar este objetivo, duas perguntas nortearam este estudo: a) o que os estrategistas aprendem sobre os procedimentos mencionados? e b) como os estrategistas aprendem sobre os procedimentos mencionados? Foi desenvolvido um estudo de caso qualitativo na Metalpil, empresa do setor metal-mecânico situada na região metropolitana do Recife (PE). A coleta de dados foi realizada, principalmente, por meio de doze entrevistas realizadas com seis estrategistas. A análise dos dados ocorreu por meio da construção de categorias que responderam às perguntas de pesquisa. Em relação à primeira pergunta de pesquisa, concluiuse que os estrategistas aprendem a: registrar informações, supervisionar sistematicamente seus subordinados, adotar rotinas e procedimentos e a criar medidas preventivas. No tocante à segunda pergunta, concluiu-se que os estrategistas aprendem pela vivência de situações na prática, interação com profissionais mais experientes e reflexão. Este estudo contribui para os debates da área de aprendizagem organizacional e da perspectiva de estratégia como prática no sentido de apresentar resultados empíricos da aprendizagem de estrategistas sobre suas práticas de trabalho. FACEPE A gap identified in the Management of literature concerns the learning strategists on their working practices. Academics from the perspective of strategy as practice has shown the lack of empirical studies on the subject. The objective of this research was to understand the process of learning strategists on traceability procedures and non-compliant products of the studied organization. To accomplish this, two questions guided this study: a) what strategists learn about the procedures mentioned? b) how strategists learn about the procedures mentioned? A qualitative case study was developed in Metalpil, metal-mechanical industry company located in the metropolitan region of Recife (PE). Data collection was carried out mainly through twelve interviews with six strategists. Data analysis was carried out through the construction of categories that answered the research questions. Regarding the first research question, it was concluded that strategists learn to: record information systematically supervise their subordinates, adopt routines and procedures and to establish preventive measures. Regarding the second question, it was concluded that strategists learn by living situations in practice, interaction with experienced and professional reflection. This study contributes to the discussion of organizational learning area and the strategy as practice perspective to present empirical results strategists learning about their working practices. 2016-01-12T18:16:26Z 2016-01-12T18:16:26Z 2015-02-20 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14907 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Administracao
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Aprendizagem nas organizações.
Aprendizagem de estrategistas.
Aprendizagem pela experiência.
Estratégia como prática.
spellingShingle Aprendizagem nas organizações.
Aprendizagem de estrategistas.
Aprendizagem pela experiência.
Estratégia como prática.
PEREIRA, Renata Cherém de Araújo
Aprendizagem de estrategistas sob a ótica dos conceitos de experiência e reflexão.
description Uma lacuna identificada na literatura de Administração diz respeito à aprendizagem de estrategistas sobre suas práticas de trabalho. Acadêmicos da perspectiva da estratégia como prática têm indicado a escassez de estudos empíricos sobre o assunto. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender o processo de aprendizagem dos estrategistas sobre os procedimentos de rastreabilidade e produtos não conformes da organização estudada. Para alcançar este objetivo, duas perguntas nortearam este estudo: a) o que os estrategistas aprendem sobre os procedimentos mencionados? e b) como os estrategistas aprendem sobre os procedimentos mencionados? Foi desenvolvido um estudo de caso qualitativo na Metalpil, empresa do setor metal-mecânico situada na região metropolitana do Recife (PE). A coleta de dados foi realizada, principalmente, por meio de doze entrevistas realizadas com seis estrategistas. A análise dos dados ocorreu por meio da construção de categorias que responderam às perguntas de pesquisa. Em relação à primeira pergunta de pesquisa, concluiuse que os estrategistas aprendem a: registrar informações, supervisionar sistematicamente seus subordinados, adotar rotinas e procedimentos e a criar medidas preventivas. No tocante à segunda pergunta, concluiu-se que os estrategistas aprendem pela vivência de situações na prática, interação com profissionais mais experientes e reflexão. Este estudo contribui para os debates da área de aprendizagem organizacional e da perspectiva de estratégia como prática no sentido de apresentar resultados empíricos da aprendizagem de estrategistas sobre suas práticas de trabalho.
author2 LUCENA, Eduardo de Aquino
format masterThesis
author PEREIRA, Renata Cherém de Araújo
author_sort PEREIRA, Renata Cherém de Araújo
title Aprendizagem de estrategistas sob a ótica dos conceitos de experiência e reflexão.
title_short Aprendizagem de estrategistas sob a ótica dos conceitos de experiência e reflexão.
title_full Aprendizagem de estrategistas sob a ótica dos conceitos de experiência e reflexão.
title_fullStr Aprendizagem de estrategistas sob a ótica dos conceitos de experiência e reflexão.
title_full_unstemmed Aprendizagem de estrategistas sob a ótica dos conceitos de experiência e reflexão.
title_sort aprendizagem de estrategistas sob a ótica dos conceitos de experiência e reflexão.
publisher Universidade Federal de Pernambuco
publishDate 2016
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/14907
_version_ 1641986972556722176
score 13.657419