REDES DISCURSIVAS SOBRE OS CORPOS INFANTIS: A PEDAGOGIA CULTURAL DAS DANÇAS MIDIATIZADAS COMO REGIÃO DE CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES
O estudo que aqui se apresenta procurou analisar discursos produzidos e postos em circulação pelas danças midiatizadas, que vêm estatuindo o corpo como um objeto de saber/poder/ser no campo dos estudos sobre a Infância na contemporaneidade. Pretendeu ser uma análise da coexistência de enunciados,...
Main Author: | SOUZA, Ana Paula Abrahamian De |
---|---|
Other Authors: | CARVALHO, Rosângela Tenório de |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2016
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15324 |
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ir-123456789-153242019-10-26T00:51:16Z REDES DISCURSIVAS SOBRE OS CORPOS INFANTIS: A PEDAGOGIA CULTURAL DAS DANÇAS MIDIATIZADAS COMO REGIÃO DE CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES SOUZA, Ana Paula Abrahamian De CARVALHO, Rosângela Tenório de Infância Corpo infantil Danças midiatizadas Governamentalidade, heterotopias do corpo O estudo que aqui se apresenta procurou analisar discursos produzidos e postos em circulação pelas danças midiatizadas, que vêm estatuindo o corpo como um objeto de saber/poder/ser no campo dos estudos sobre a Infância na contemporaneidade. Pretendeu ser uma análise da coexistência de enunciados, de seu funcionamento mútuo, adstrita à formação discursiva sobre o corpo tendo as danças produzidas e/ou veiculadas pela mídia como espaços voltados para o governamento dos corpos infantis, produzindo, assim, diferentes discursos sobre modos de ser e de viver a infância. Para dar conta dos objetivos traçados, nos vinculamos ao pensamento Pós- Moderno, aos estudos Pós-Estruturalistas, ao debate dos Estudos Culturais e às noções foucaultianas de poder, poder disciplinar, biopolítica, governamentalidade e modos de subjetivação. Buscamos reconhecer a dança como “cenário” onde são produzidos múltiplos discursos sobre o corpo, a partir da noção de performatividade em Judith Butler, bem como o trânsito com a noção de heterotopias do corpo em Michel Foucault. Como aporte metodológico, a abordagem analítica de discurso inspirada na teoria de discurso foucaultiana – a arqueogenealogia – foi selecionada por poder captar as condições de emergência de enunciados relacionados aos acontecimentos discursivos que incidem sobre o corpo infantil. Para proceder com as análises recorremos a um corpus plural e heterogêneo, advindo de diferentes campos de saberes como imagens iconográficas, manuais de puericultura, tratados de civilidade, documentos legais brasileiros, manuais de dança, bem como uma diversidade de Cenas de Dança retiradas de filmes, videoclipes, do canal Youtube, sites, programas de televisão, entre outros, que constituíram uma rede discursiva na qual o corpo infantil foi sendo organizado a partir de jogos de saberes e poderes que têm efeito em suas condutas. A partir da análise e descrição desse arquivo foram observadas as regularidades e as dispersões de enunciados operados a partir de lições, entendidas como rituais nos processos de subjetivação e governamento dos corpos infantis, como também se descortinou uma reflexão sobre os espaços de resistência como ecos de heterotopias, ou seja, corpos que não se (con)formam e que subvertem as normatividades estando engajados num fazer-dizer que está implicado política e esteticamente. CAPES This research aims at analyzing produced and circulating discourses by mediatized dances, which empower the body itself as an object of power, knowledge and being in the field of childhood studies in contemporaneity. It has emerged from coexisting enunciates analysis, its mutual functioning, refered to discoursive formation about the body derived from a produced and/or transmitted media as ruling spaces of infant bodies, thus achieving, distinct discourses about the ways of being and living infanthood. As for the aims, the theoretical approach has based upon Post-Modern, Post-Structuralist, Cultural Studies and Foucaultian notions of power, disciplining power, biopolitics, ruling and subjectivation assumptions.The study has considered dance as a “scenery” where multiple discourses about the body are produced within Judith Butler’s performativity perspective, as well as a Michel Foucault’s heterotopia flow. As a methodological approach, the discourse analysis inpired by foulcatian theory – archeology-genealogy – was selected, so as to capture conditions of emergence from related enunciates to discoursive happenings which impact the infant body. As an analitical resource, multiple and heterogeneous corpus was thus used, derived from distinct knowledge fields as iconographic images, childcare manuals, civility treats, Brazilian legal documents, dance manuals, in addition to a diversity of dance scenes from motion pictures, videoclips, Youtube channel, sites, television programs, among others, which by all means, could translate a discourse net where infant body was organized upon knowledge and power plays, affecting their behavior. Based on the analysis and description of this archive, regularities and enunciate dispersions were observed departing from lessons, understood as rituals in subjectivation processes and infant body ruling, as well as emerged a critical reflection about resistance locus as heterotopia echoes, that means, bodies which do not conform and rebel themselves against normativities engaging themselves into making-saying which is implicit both politically and aesthetically. 2016-02-23T18:21:22Z 2016-02-23T18:21:22Z 2015-05-29 doctoralThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15324 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao |
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Infância Corpo infantil Danças midiatizadas Governamentalidade, heterotopias do corpo |
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O estudo que aqui se apresenta procurou analisar discursos produzidos e postos em
circulação pelas danças midiatizadas, que vêm estatuindo o corpo como um objeto
de saber/poder/ser no campo dos estudos sobre a Infância na contemporaneidade.
Pretendeu ser uma análise da coexistência de enunciados, de seu funcionamento
mútuo, adstrita à formação discursiva sobre o corpo tendo as danças produzidas
e/ou veiculadas pela mídia como espaços voltados para o governamento dos corpos
infantis, produzindo, assim, diferentes discursos sobre modos de ser e de viver a
infância. Para dar conta dos objetivos traçados, nos vinculamos ao pensamento Pós-
Moderno, aos estudos Pós-Estruturalistas, ao debate dos Estudos Culturais e às
noções foucaultianas de poder, poder disciplinar, biopolítica, governamentalidade e
modos de subjetivação. Buscamos reconhecer a dança como “cenário” onde são
produzidos múltiplos discursos sobre o corpo, a partir da noção de performatividade
em Judith Butler, bem como o trânsito com a noção de heterotopias do corpo em
Michel Foucault. Como aporte metodológico, a abordagem analítica de discurso
inspirada na teoria de discurso foucaultiana – a arqueogenealogia – foi selecionada
por poder captar as condições de emergência de enunciados relacionados aos
acontecimentos discursivos que incidem sobre o corpo infantil. Para proceder com
as análises recorremos a um corpus plural e heterogêneo, advindo de diferentes
campos de saberes como imagens iconográficas, manuais de puericultura, tratados
de civilidade, documentos legais brasileiros, manuais de dança, bem como uma
diversidade de Cenas de Dança retiradas de filmes, videoclipes, do canal Youtube,
sites, programas de televisão, entre outros, que constituíram uma rede discursiva na
qual o corpo infantil foi sendo organizado a partir de jogos de saberes e poderes que
têm efeito em suas condutas. A partir da análise e descrição desse arquivo foram
observadas as regularidades e as dispersões de enunciados operados a partir de
lições, entendidas como rituais nos processos de subjetivação e governamento dos
corpos infantis, como também se descortinou uma reflexão sobre os espaços de
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