O currículo do curso de pedagogia e sua influência na relação que estudantes-professores/as estabelecem com seus saberes da experiência
A pesquisa está vinculada às discussões sobre saber docente e, em específico, ao saber da experiência. Procurou compreender a influência do currículo do Curso de Pedagogia na relação que estudantes-professores/as estabelecem com seus saberes da experiência. Para isso, objetivou identificar o espaço...
Main Author: | GUIMARÃES, Orquídea Maria de Souza |
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Other Authors: | SANTIAGO, Maria Eliete |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2016
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15781 |
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Summary: |
A pesquisa está vinculada às discussões sobre saber docente e, em específico, ao saber da experiência. Procurou compreender a influência do currículo do Curso de Pedagogia na relação que estudantes-professores/as estabelecem com seus saberes da experiência. Para isso, objetivou identificar o espaço do saber da experiência no currículo do Curso de Pedagogia, analisar a relação entre estudantes-professores/as e seus saberes da experiência no contexto da formação profissional, caracterizando essa relação. As categorias teóricas que dão sustentação ao trabalho são: o saber da experiência, tomado como produção docente, resultado da síntese dos demais saberes em diálogo com as demandas do contexto profissional (GAUTHIER et al, 2006; GUIMARÃES, 2004; TARDIF, 2002; THERRIEN, 1993) entre outros; e o currículo como prática pedagógica, por isso intencional, institucional e coletivo, constituído pelas práticas docente, discente, gestora e epistemológica (FREIRE, 2007; SANTIAGO, 2007; 2006a; 2006b; SOUZA, 2009), entre outros. O percurso teórico-metodológico pautou-se na pesquisa qualitativa orientada pela teoria crítica reconceituada, para a qual a construção do conhecimento científico está vinculada a um conjunto de condições de produção e a um grupo de instituições específicas que influenciam sua legitimação, e se distancia do entendimento de ser a verdade sobre determinado aspecto da realidade, para se constituir em uma possibilidade de compreensão, de leitura do mundo (GIROUX, 2000; KINCHELOE; MCLAREN, 2008; MELUCCI, 2005; MCLAREN) entre outros. O campo de pesquisa foi o Centro Acadêmico do Agreste, e nele, o Curso de Pedagogia, que atende a um significativo quantitativo de estudantes que já exercem a profissão, oriundos do Curso Normal em Nível Médio, e que se constituíram participantes da pesquisa. Utilizamo-nos de instrumentos e procedimentos plurais para a coleta e produção dos dados: a pesquisa documental do Projeto Pedagógico do Curso e dos relatórios dos estudantes-professores; o questionário para a seleção dos sujeitos; a observação da vivência curricular, especificamente no contexto da sala de aula, nos componentes curriculares de Metodologia de Ensino e de Estágio Supervisionado; e, como complementação dos dados, a entrevista com sujeitos participantes da pesquisa. Os dados foram organizados e analisados através da Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2010), os quais revelaram a ausência de uma abordagem específica e explícita do saber da experiência no currículo do Curso de Pedagogia. No entanto, mostraram elementos que se caracterizam como possíveis influenciadores da relação entre estudantes-professores/as e os saberes da experiência. No PPC, o projeto de sociedade e a concepção de sujeito dizem da forma como conhecimento é considerado e influenciam a relação teoria e prática, formação e atuação profissional. Na vivência profissional, os elementos influenciadores estão presentes nas dinâmicas de aula, no trato do objeto de conhecimento e no olhar para o campo profissional. A pesquisa sinalizou que ainda se constitui desafio para a formação de professores/as construir maneiras de abordar a prática profissional, no sentido do diálogo entre teoria e prática, que resultem em ressignificação de conhecimentos, constituição de saberes docentes e consideração efetiva do saber da experiência. |
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