O multiculturalismo no material didático na sala de aula de língua inglesa: por uma escolha livre do vir a ser um intercambista
Esta pesquisa visa à elaboração de materiais didáticos e à sua aplicação em uma sala de aula de língua inglesa em um curso de extensão da UFPE. Por estar situada na Linguística Aplicada, devido a seu caráter interdisciplinar, e por fazer parte do grupo Linguagem, Línguas, Educação e Escola (LIGUE...
Main Author: | Patápio, Margareth Regina Ferreira de Andrade |
---|---|
Other Authors: | Damianovic, Maria Cristina |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2016
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16090 |
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ir-123456789-16090 |
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ir-123456789-160902019-10-26T01:37:47Z O multiculturalismo no material didático na sala de aula de língua inglesa: por uma escolha livre do vir a ser um intercambista Patápio, Margareth Regina Ferreira de Andrade Damianovic, Maria Cristina Multiculturalismo. Internacionalização universitária. TASCH. Argumentação. Elaboração de material didático. Multiculturalism. University Internationalization. SCHAT. Argumentation. Didactic material elaboration. Esta pesquisa visa à elaboração de materiais didáticos e à sua aplicação em uma sala de aula de língua inglesa em um curso de extensão da UFPE. Por estar situada na Linguística Aplicada, devido a seu caráter interdisciplinar, e por fazer parte do grupo Linguagem, Línguas, Educação e Escola (LIGUE), a pesquisa assume a perspectiva da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASCH), que focaliza o estudo das atividades em que os sujeitos estão em interação com outros em contextos culturais determinados e historicamente dependentes. (LIBERALI, 2009). Situado sócio-historicamente no momento de internacionalização universitária atual, o material didático elaborado tem como objetivo expandir os conhecimentos em língua inglesa; e, além disso, trazer para a sala de aula a possibilidade de o aluno ter uma visão multicultural por meio da performance, da observação e do contraste de situações típicas da vida universitária em diferentes culturas dentro da atividade social programa de intercâmbio universitário. Nesse cenário, a organização argumentativa tem papel determinante no desenvolvimento da capacidade de formular e defender pontos de vista, pois o diálogo entre eles (LEITÃO, 2011) confronta os indivíduos com múltiplas perspectivas acerca de um tópico, possibilitando-lhes, portanto, exame, compreensão e apropriação de uma multiplicidade de posições sobre um mesmo tema. A Pesquisa Crítica de Colaboração -PCCOL, (MAGALHÃES,\2007) foi adotada como metodologia por permitir que todos os seus sujeitos tenham participação ativa na construção do conhecimento, criando, modificando e ampliando as possibilidades de trabalho. Na análise e discussão dos dados, foram considerados conceitos inerentes à TASCH, aspectos enunciativos, discursivos e linguístico-discursivos, conforme proposto em Liberali (2009), além de consonância com as vozes teóricas escolhidas. O resultado mostra o papel do material didático, elaborado pela professora-pesquisadora, na conscientização do aluno como sujeito que faz escolhas. This research aims at developing didactic material and using them in an English language extension course classroom at the Federal University of Pernambuco (UFPE). As situated within the Applied Linguistics field, due to its interdisciplinary nature, and as part of the Language, Languages, School and Teaching-Learning (LIGUE) study group, this research assumes the perspective of the Socio-Cultural-Historical Activity Theory (SCHAT), which focuses on the study of activities in which the subjects interact with others in determined and historically dependent cultural contexts. (LIBERALI, 2009). Sociohistorically situated in the current moment of university internationalization, the especially designed didactic material has the purpose of improving students’ English language skills; and, in addition, bringing to the classroom the opportunity for the student to have a multicultural point of view by observing, contrasting and performing ordinary university-life situations in different cultures within the social activity University Exchange Program. In this scenario, the argumentative arrangement has an important role in developing the ability to formulate and support points of view, once the dialogue among them (LEITÃO, 2011) exposes individuals to different perspectives regarding a given topic, enabling them, therefore, to exam, comprehend, and appropriate a multiplicity of perspectives concerning the same theme. The Critical Collaboration Research Methodology (PCCOL) (MAGALHÃES, 2007) was adopted in this study once it allows every subject to have an active role in building knowledge, by creating, modifying, and broadening working possibilities. When analyzing and discussing the data, some concepts inherent to SCHAT, enunciative, discursive, and linguistic-discursive criteria proposed by Liberali (2009), were taken into consideration, in addition to conformity with the theoretical voices selected. The result shows the role of didactic material, designed by the researcher, in building students’ critical thinking skills, enabling them to make choices. 2016-03-18T17:54:22Z 2016-03-18T17:54:22Z 2015-03-24 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16090 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Administracao |
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REPOSITORIO UFPE |
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Multiculturalismo. Internacionalização universitária. TASCH. Argumentação. Elaboração de material didático. Multiculturalism. University Internationalization. SCHAT. Argumentation. Didactic material elaboration. |
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Multiculturalismo. Internacionalização universitária. TASCH. Argumentação. Elaboração de material didático. Multiculturalism. University Internationalization. SCHAT. Argumentation. Didactic material elaboration. Patápio, Margareth Regina Ferreira de Andrade O multiculturalismo no material didático na sala de aula de língua inglesa: por uma escolha livre do vir a ser um intercambista |
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Esta pesquisa visa à elaboração de materiais didáticos e à sua aplicação em uma sala de
aula de língua inglesa em um curso de extensão da UFPE. Por estar situada na Linguística
Aplicada, devido a seu caráter interdisciplinar, e por fazer parte do grupo Linguagem,
Línguas, Educação e Escola (LIGUE), a pesquisa assume a perspectiva da Teoria da
Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASCH), que focaliza o estudo das atividades em
que os sujeitos estão em interação com outros em contextos culturais determinados e
historicamente dependentes. (LIBERALI, 2009). Situado sócio-historicamente no
momento de internacionalização universitária atual, o material didático elaborado tem
como objetivo expandir os conhecimentos em língua inglesa; e, além disso, trazer para a
sala de aula a possibilidade de o aluno ter uma visão multicultural por meio da
performance, da observação e do contraste de situações típicas da vida universitária em
diferentes culturas dentro da atividade social programa de intercâmbio universitário.
Nesse cenário, a organização argumentativa tem papel determinante no desenvolvimento
da capacidade de formular e defender pontos de vista, pois o diálogo entre eles (LEITÃO,
2011) confronta os indivíduos com múltiplas perspectivas acerca de um tópico,
possibilitando-lhes, portanto, exame, compreensão e apropriação de uma multiplicidade de
posições sobre um mesmo tema. A Pesquisa Crítica de Colaboração -PCCOL,
(MAGALHÃES,\2007) foi adotada como metodologia por permitir que todos os seus
sujeitos tenham participação ativa na construção do conhecimento, criando, modificando e
ampliando as possibilidades de trabalho. Na análise e discussão dos dados, foram
considerados conceitos inerentes à TASCH, aspectos enunciativos, discursivos e
linguístico-discursivos, conforme proposto em Liberali (2009), além de consonância com
as vozes teóricas escolhidas. O resultado mostra o papel do material didático, elaborado
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