Relação saúde e Educação/Educação Física: um discurso ideológico
A Educação Física Escolar na tentativa de legitimar-se utilizou fortemente do argumento que promove saúde. A área se valeu do fato que o sedentarismo tem acometido varias doenças, justificando assim o papel da Educação Física em prevenir tais enfermidades por meio da prática de exercícios físicos...
Main Author: | MATOS, Gilberto Jorge de |
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Other Authors: | SALDANHA, Renato Machado |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2017
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18446 |
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Summary: |
A Educação Física Escolar na tentativa de legitimar-se utilizou fortemente do
argumento que promove saúde. A área se valeu do fato que o sedentarismo tem
acometido varias doenças, justificando assim o papel da Educação Física em
prevenir tais enfermidades por meio da prática de exercícios físicos, sem contemplar
aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos na discursão sobre saúde. Esse
estudo possibilitou a análise a respeito da relação saúde e educação/Educação
Física, para entender o discurso ideológico de promoção da saúde presente na área.
A metodologia de pesquisa utilizada foi a revisão bibliográfica que utilizou trabalhos
com temas aproximados a proposta. No decorrer do mesmo, investigou-se a saúde
ao longo da história no contexto escolar, a relação entre saúde e Educação Física,
buscando compreender o discurso ideológico, além de desvelar os interesses que o
sustenta, suas contradições, e apontou uma possível superação. Por fim,
demostramos que a Educação Física enquanto promoção da saúde está mais ligada
a uma ideologia do que a saúde e a qualidade de vida, por ocultar as contradições
do modelo capitalista, se tornar um produto da logica mercantilista e atender aos
interessem da classe dominante, mascarando a realidade. |
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