Relação saúde e Educação/Educação Física: um discurso ideológico

A Educação Física Escolar na tentativa de legitimar-se utilizou fortemente do argumento que promove saúde. A área se valeu do fato que o sedentarismo tem acometido varias doenças, justificando assim o papel da Educação Física em prevenir tais enfermidades por meio da prática de exercícios físicos...

Full description

Main Author: MATOS, Gilberto Jorge de
Other Authors: SALDANHA, Renato Machado
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2017
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18446
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Summary: A Educação Física Escolar na tentativa de legitimar-se utilizou fortemente do argumento que promove saúde. A área se valeu do fato que o sedentarismo tem acometido varias doenças, justificando assim o papel da Educação Física em prevenir tais enfermidades por meio da prática de exercícios físicos, sem contemplar aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos na discursão sobre saúde. Esse estudo possibilitou a análise a respeito da relação saúde e educação/Educação Física, para entender o discurso ideológico de promoção da saúde presente na área. A metodologia de pesquisa utilizada foi a revisão bibliográfica que utilizou trabalhos com temas aproximados a proposta. No decorrer do mesmo, investigou-se a saúde ao longo da história no contexto escolar, a relação entre saúde e Educação Física, buscando compreender o discurso ideológico, além de desvelar os interesses que o sustenta, suas contradições, e apontou uma possível superação. Por fim, demostramos que a Educação Física enquanto promoção da saúde está mais ligada a uma ideologia do que a saúde e a qualidade de vida, por ocultar as contradições do modelo capitalista, se tornar um produto da logica mercantilista e atender aos interessem da classe dominante, mascarando a realidade.