Relação saúde e Educação/Educação Física: um discurso ideológico

A Educação Física Escolar na tentativa de legitimar-se utilizou fortemente do argumento que promove saúde. A área se valeu do fato que o sedentarismo tem acometido varias doenças, justificando assim o papel da Educação Física em prevenir tais enfermidades por meio da prática de exercícios físicos...

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Main Author: MATOS, Gilberto Jorge de
Other Authors: SALDANHA, Renato Machado
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2017
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18446
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spelling ir-123456789-184462019-10-26T02:31:50Z Relação saúde e Educação/Educação Física: um discurso ideológico MATOS, Gilberto Jorge de SALDANHA, Renato Machado http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248754J2 Educação Física Escolar Educação e Saúde Educação Ciências da Saúde A Educação Física Escolar na tentativa de legitimar-se utilizou fortemente do argumento que promove saúde. A área se valeu do fato que o sedentarismo tem acometido varias doenças, justificando assim o papel da Educação Física em prevenir tais enfermidades por meio da prática de exercícios físicos, sem contemplar aspectos sociais, políticos, culturais e econômicos na discursão sobre saúde. Esse estudo possibilitou a análise a respeito da relação saúde e educação/Educação Física, para entender o discurso ideológico de promoção da saúde presente na área. A metodologia de pesquisa utilizada foi a revisão bibliográfica que utilizou trabalhos com temas aproximados a proposta. No decorrer do mesmo, investigou-se a saúde ao longo da história no contexto escolar, a relação entre saúde e Educação Física, buscando compreender o discurso ideológico, além de desvelar os interesses que o sustenta, suas contradições, e apontou uma possível superação. Por fim, demostramos que a Educação Física enquanto promoção da saúde está mais ligada a uma ideologia do que a saúde e a qualidade de vida, por ocultar as contradições do modelo capitalista, se tornar um produto da logica mercantilista e atender aos interessem da classe dominante, mascarando a realidade. Physical Education in the attempt to legitimize itself strongly used the argument that promotes health. The area was based on the fact that the sedentarism has affected several diseases, thus justifying the role of Physical Education in preventing such diseases through the practice of physical exercises, without considering social, political, cultural and economic aspects in health discourse. This study made possible the analysis regarding the relation health and education/physical education, to understand the ideological discourse of health promotion present in the area. The research methodology used was the bibliographical review that used works with themes approximating the proposal. In the course of the study, health was investigated throughout history in the school context, the relationship between health and Physical Education, seeking to understand the ideological discourse, besides unveiling the interests that support it, its contradictions, and pointed out a possible overcoming. Finally, we show that Physical Education as health promotion is more linked to an ideology than health and quality of life, to hide the contradictions of the capitalist model, become a product of mercantilist logic and attend to the interests of the ruling class, Masking reality. 2017-03-28T19:12:56Z 2017-03-28T19:12:56Z 2017-03-28 2017-02-06 bachelorThesis MATOS, G. J. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18446 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 53p. application/pdf
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