O papel moderador da similaridade percebida na relação entre percepção de crowding e respostas do consumidor em ambiente varejista
Esta tese aborda o papel da presença dos outros clientes sobre o comportamento do consumidor em ambiente varejista. Argumenta-se que os outros tendem a influenciar emoções individuais, determinando, em grande medida, a satisfação, as intenções de compra e o retorno à loja. À luz da Teoria do Impa...
Main Author: | AGUIAR, Edvan Cruz |
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Other Authors: | FARIAS, Salomão Alencar de |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2017
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19678 |
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ir-123456789-19678 |
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ir-123456789-196782019-10-26T05:41:32Z O papel moderador da similaridade percebida na relação entre percepção de crowding e respostas do consumidor em ambiente varejista AGUIAR, Edvan Cruz FARIAS, Salomão Alencar de http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 http://lattes.cnpq.br/3241878195485973 Ambiente Varejista. Crowding. Similaridade Percebida. Comportamento do Consumidor. Respostas do consumidor. Retail Environment. Crowding. Perceived Similarity. Consumer Behavior. Consumer Responses. Esta tese aborda o papel da presença dos outros clientes sobre o comportamento do consumidor em ambiente varejista. Argumenta-se que os outros tendem a influenciar emoções individuais, determinando, em grande medida, a satisfação, as intenções de compra e o retorno à loja. À luz da Teoria do Impacto Social (LATANÉ, 1981) e do Paradigma Similaridade-Atração (BYRNE, 1971), este estudo propõe que a identificação do consumidor com os outros clientes que compartilham o mesmo ambiente de loja minimiza a influência do crowding nas respostas individuais (emoções, atitudes e comportamentos). Portanto, esta pesquisa objetivou investigar de modo a similaridade percebida modera a relação entre percepção de crowding e respostas do consumidor, em ambiente varejista com diferentes níveis de densidade humana, proximidade física e perfil dos outros consumidores (aparência física). A partir de um estudo de desenho experimental, as hipóteses de pesquisa e o modelo conceitual foram testados, e os resultados suportaram a proposta de tese defendida. A similaridade percebida contribui para que emoções e atitudes negativas sejam mitigadas, bem como comportamentos de afastamento, mesmo em situações crowding na loja. Esta variável impacta positivamente com a avaliação que o consumidor faz sobre o varejista, os produtos e sua própria experiência de compra. Os achados também indicam que a similaridade percebida influencia atitudes e comportamentos por meio das respostas emocionais (mediação). O estudo amplia o corpo teórico de conhecimento ao fornecer evidências de que a identificação social modera (interfere) em como o crowding é percebido e avaliado pelos consumidores. CAPES, CNPQ, FACEPE This dissertation talks about the role of other customers‟ presence on consumer behavior in retail environment. It is argued that other customrs tend to influence indivudual emotions, determining, mostly, satisfaction, purchase intentions and return to store. Based on Social Impact Theory (LATANÉ, 1981) and Similarity-Attraction Paradigm (BYRNE, 1971), this study proposes that consumer identification toward other customers that share the same retail store, mitigate crowding influence on individual responses (emotions, attitudes and behaviors). Therefore, this research aimed to investigate how perceived similarity moderates the relationship between crowding perception and consumer responses, in retail environment with different levels of human density, physical proximity and other customers‟ profile (physical appearence). Drawing an experimental design methodology, the research hypotheses and the conceptual model have been tested, and the results have supported the argument defended. Perceived similarity contributes to mitigate negative emotions and attitudes, as well as avoidance behaviors, despite the store is crowded. This variable impacts positively the evaluation that consumers make about the retailer, products and their own shopping experience. The findings also indicate that perceived similarity influences attitudes and behaviors through emotional responses (mediation). The study expands the body of knowledge providing evidences that social identification moderates (interfers) on how crowding is perceived and evaluated by consumers. 2017-07-14T17:36:21Z 2017-07-14T17:36:21Z 2016-04-29 doctoralThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19678 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Administracao |
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REPOSITORIO UFPE |
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REPOSITORIO UFPE |
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Ambiente Varejista. Crowding. Similaridade Percebida. Comportamento do Consumidor. Respostas do consumidor. Retail Environment. Crowding. Perceived Similarity. Consumer Behavior. Consumer Responses. |
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Ambiente Varejista. Crowding. Similaridade Percebida. Comportamento do Consumidor. Respostas do consumidor. Retail Environment. Crowding. Perceived Similarity. Consumer Behavior. Consumer Responses. AGUIAR, Edvan Cruz O papel moderador da similaridade percebida na relação entre percepção de crowding e respostas do consumidor em ambiente varejista |
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Esta tese aborda o papel da presença dos outros clientes sobre o comportamento do
consumidor em ambiente varejista. Argumenta-se que os outros tendem a influenciar emoções
individuais, determinando, em grande medida, a satisfação, as intenções de compra e o
retorno à loja. À luz da Teoria do Impacto Social (LATANÉ, 1981) e do Paradigma
Similaridade-Atração (BYRNE, 1971), este estudo propõe que a identificação do consumidor
com os outros clientes que compartilham o mesmo ambiente de loja minimiza a influência do
crowding nas respostas individuais (emoções, atitudes e comportamentos). Portanto, esta
pesquisa objetivou investigar de modo a similaridade percebida modera a relação entre
percepção de crowding e respostas do consumidor, em ambiente varejista com diferentes
níveis de densidade humana, proximidade física e perfil dos outros consumidores (aparência
física). A partir de um estudo de desenho experimental, as hipóteses de pesquisa e o modelo
conceitual foram testados, e os resultados suportaram a proposta de tese defendida. A
similaridade percebida contribui para que emoções e atitudes negativas sejam mitigadas, bem
como comportamentos de afastamento, mesmo em situações crowding na loja. Esta variável
impacta positivamente com a avaliação que o consumidor faz sobre o varejista, os produtos e
sua própria experiência de compra. Os achados também indicam que a similaridade percebida
influencia atitudes e comportamentos por meio das respostas emocionais (mediação). O
estudo amplia o corpo teórico de conhecimento ao fornecer evidências de que a identificação
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