Antropometria nas aulas de Educação Física: uma análise comparativa entre escolas de tempo integral e de tempo regular da cidade de Caruaru-PE

O objetivo do presente estudo foi identificar diferença entre o índice de massa corporal (IMC) e o nível de atividade física habitual (NAFH) entre estudantes regularmente matriculados nas escolas de tempo regular Mário Sette e tempo integral Dom Miguel, ambas do bairro do Vassoural, na cidade de Car...

Full description

Main Author: FREITAS, Douglas Bezerra de
Other Authors: ALMEIDA, Marcelus Brito de
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2017
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20602
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Summary: O objetivo do presente estudo foi identificar diferença entre o índice de massa corporal (IMC) e o nível de atividade física habitual (NAFH) entre estudantes regularmente matriculados nas escolas de tempo regular Mário Sette e tempo integral Dom Miguel, ambas do bairro do Vassoural, na cidade de Caruaru, Pernambuco. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa em Seres Humanos do Centro de Ciência da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco com n° CAAE: 56768716.9.0000.5208. Para a avaliação do índice de massa corporal foram coletadas as medidas das dobras cutâneas Triciptal (TR) e Subescapular (SE) para analisar o percentual de gordura, á amostra obtida foi 40 alunos da escola integral e 29 alunos de tempo regular do gênero masculino e, para avaliar o (NAFH), foi aplicado um questionário (Godim e Shepard, 1985). Os dados mostraram que 2,5% dos alunos da escola de tempo integral avaliados apresentaram o IMC sobrepeso, 45% peso normal e 52,5% abaixo do peso; Os do colégio de tempo regular apresentaram 10,34%, peso normal 17,24% e 72,41% abaixo do peso. Este estudo mostrou que o índice de sobrepeso a obesidade na escola de tempo integral foi inferior ao encontrado na escola regular. Por sua vez, o nível de atividade física habitual (NFH) na escola de tempo integral foi superior a escola de tempo regular. Portanto a escola de tempo integral aparenta ser mais apropriada para a redução do sobrepeso e da obesidade em adolescente em idade escolar.