Antropometria nas aulas de Educação Física: uma análise comparativa entre escolas de tempo integral e de tempo regular da cidade de Caruaru-PE
O objetivo do presente estudo foi identificar diferença entre o índice de massa corporal (IMC) e o nível de atividade física habitual (NAFH) entre estudantes regularmente matriculados nas escolas de tempo regular Mário Sette e tempo integral Dom Miguel, ambas do bairro do Vassoural, na cidade de Car...
Main Author: | FREITAS, Douglas Bezerra de |
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Other Authors: | ALMEIDA, Marcelus Brito de |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2017
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20602 |
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ir-123456789-206022019-08-16T12:50:22Z Antropometria nas aulas de Educação Física: uma análise comparativa entre escolas de tempo integral e de tempo regular da cidade de Caruaru-PE FREITAS, Douglas Bezerra de ALMEIDA, Marcelus Brito de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4279248Y6 Educação Física Antropometria – Educação Física Educação Física – Escolas – Caruaru,PE. Ciências da Saúde O objetivo do presente estudo foi identificar diferença entre o índice de massa corporal (IMC) e o nível de atividade física habitual (NAFH) entre estudantes regularmente matriculados nas escolas de tempo regular Mário Sette e tempo integral Dom Miguel, ambas do bairro do Vassoural, na cidade de Caruaru, Pernambuco. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa em Seres Humanos do Centro de Ciência da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco com n° CAAE: 56768716.9.0000.5208. Para a avaliação do índice de massa corporal foram coletadas as medidas das dobras cutâneas Triciptal (TR) e Subescapular (SE) para analisar o percentual de gordura, á amostra obtida foi 40 alunos da escola integral e 29 alunos de tempo regular do gênero masculino e, para avaliar o (NAFH), foi aplicado um questionário (Godim e Shepard, 1985). Os dados mostraram que 2,5% dos alunos da escola de tempo integral avaliados apresentaram o IMC sobrepeso, 45% peso normal e 52,5% abaixo do peso; Os do colégio de tempo regular apresentaram 10,34%, peso normal 17,24% e 72,41% abaixo do peso. Este estudo mostrou que o índice de sobrepeso a obesidade na escola de tempo integral foi inferior ao encontrado na escola regular. Por sua vez, o nível de atividade física habitual (NFH) na escola de tempo integral foi superior a escola de tempo regular. Portanto a escola de tempo integral aparenta ser mais apropriada para a redução do sobrepeso e da obesidade em adolescente em idade escolar. The objective of the present study was to identify the difference between the body mass index (BMI) and the habitual physical activity level (HPAL) among students regularly enrolled in regular schools time Mário Sette and full-time Dom Miguel, both in the Vassoural district, in the city of Caruaru, Pernambuco. This study was approved by the Ethics Committee for Research on Human Beings at the Health Science Center of the Federal University of Pernambuco CAAE number 56768716.9.0000.5208. In order to evaluate the body mass index, the measurements of the skinfolds Triciptal (TR) and Subescapular (SE) were collected to analyze the percentage of fat. The sample obtained was from 40 full-time students and 29 regular-time male students. , To evaluate the (HPAL), a questionnaire was applied (Godim and Shepard, 1985). The data showed that 2.5% of the students of the full-time school evaluated presented a BMI overweight, 45% normal weight and 52.5% underweight; The regular time students presented 10.34%, normal weight 17.24% and 72.41% underweight. This study showed that the index of overweight to obesity in full-time school was lower than that found in regular school. On the other hand, the level of habitual physical activity (LHPA) in the full-time school was higher than the regular school time. Therefore, the full-time school appears to be more appropriate for the reduction of overweight and obesity in school-age adolescents. 2017-08-15T18:42:18Z 2017-08-15T18:42:18Z 2017-08-15 2017-01-27 bachelorThesis FREITAS, D. B. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20602 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 33p. |
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REPOSITORIO UFPE |
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Educação Física Antropometria – Educação Física Educação Física – Escolas – Caruaru,PE. Ciências da Saúde |
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Educação Física Antropometria – Educação Física Educação Física – Escolas – Caruaru,PE. Ciências da Saúde FREITAS, Douglas Bezerra de Antropometria nas aulas de Educação Física: uma análise comparativa entre escolas de tempo integral e de tempo regular da cidade de Caruaru-PE |
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O objetivo do presente estudo foi identificar diferença entre o índice de massa corporal (IMC) e o nível de atividade física habitual (NAFH) entre estudantes regularmente matriculados nas escolas de tempo regular Mário Sette e tempo integral Dom Miguel, ambas do bairro do Vassoural, na cidade de Caruaru, Pernambuco. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa em Seres Humanos do Centro de Ciência da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco com n° CAAE: 56768716.9.0000.5208. Para a avaliação do índice de massa corporal foram coletadas as medidas das dobras cutâneas Triciptal (TR) e Subescapular (SE) para analisar o percentual de gordura, á amostra obtida foi 40 alunos da escola integral e 29 alunos de tempo regular do gênero masculino e, para avaliar o (NAFH), foi aplicado um questionário (Godim e Shepard, 1985). Os dados mostraram que 2,5% dos alunos da escola de tempo integral avaliados apresentaram o IMC sobrepeso, 45% peso normal e 52,5% abaixo do peso; Os do colégio de tempo regular apresentaram 10,34%, peso normal 17,24% e 72,41% abaixo do peso. Este estudo mostrou que o índice de sobrepeso a obesidade na escola de tempo integral foi inferior ao encontrado na escola regular. Por sua vez, o nível de atividade física habitual (NFH) na escola de tempo integral foi superior a escola de tempo regular. Portanto a escola de tempo integral aparenta ser mais apropriada para a redução do sobrepeso e da obesidade em adolescente em idade escolar. |
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