Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior

O presente trabalho explora o Edmodo, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) voltado para educação, que tem como missão conectar professores e alunos do mundo inteiro. O Edmodo foi utilizando como material de estudo e para a avaliação, sob a perspectiva didático-pedagógica da concepção interac...

Full description

Main Author: OLIVEIRA, Renata de Barros
Other Authors: ROHDE, Cláudia
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22954
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O presente trabalho explora o Edmodo, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) voltado para educação, que tem como missão conectar professores e alunos do mundo inteiro. O Edmodo foi utilizando como material de estudo e para a avaliação, sob a perspectiva didático-pedagógica da concepção interacionista/construtivista/sistêmica do modelo de avaliação de AVAs desenvolvido por Schlemmer, Saccol e Garrido (2007). Este modelo de avaliação foi aplicado a professores e um grupo alunos usuários do Edmodo a fim de verificar suas potencialidades e possíveis contribuições para a prática pedagógica. Para tanto, o instrumento utilizado para a obtenção dos dados foi a aplicação de questionários compostos de assertivas - contendo os aspectos levantados no referido modelo de avaliação que fo previamente disponibilizado aos alunos, além de observações realizadas pela pesquisadora. Os resultados obtidos a partir da análise dos questionários apontam que o ambiente virtual contribui significativamente para a prática educativa, visto que proporcionou aos alunos e professores a criação de novos espaços para o desenvolvimento da aprendizagem.