Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior
O presente trabalho explora o Edmodo, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) voltado para educação, que tem como missão conectar professores e alunos do mundo inteiro. O Edmodo foi utilizando como material de estudo e para a avaliação, sob a perspectiva didático-pedagógica da concepção interac...
Main Author: | OLIVEIRA, Renata de Barros |
---|---|
Other Authors: | ROHDE, Cláudia |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22954 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
O presente trabalho explora o Edmodo, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
voltado para educação, que tem como missão conectar professores e alunos do mundo
inteiro. O Edmodo foi utilizando como material de estudo e para a avaliação, sob a
perspectiva didático-pedagógica da concepção interacionista/construtivista/sistêmica do
modelo de avaliação de AVAs desenvolvido por Schlemmer, Saccol e Garrido (2007). Este
modelo de avaliação foi aplicado a professores e um grupo alunos usuários do Edmodo a fim
de verificar suas potencialidades e possíveis contribuições para a prática pedagógica. Para
tanto, o instrumento utilizado para a obtenção dos dados foi a aplicação de questionários compostos de assertivas - contendo os aspectos levantados no referido modelo de avaliação
que fo previamente disponibilizado aos alunos, além de observações realizadas pela
pesquisadora. Os resultados obtidos a partir da análise dos questionários apontam que o
ambiente virtual contribui significativamente para a prática educativa, visto que
proporcionou aos alunos e professores a criação de novos espaços para o desenvolvimento
da aprendizagem. |
---|