Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior
O presente trabalho explora o Edmodo, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) voltado para educação, que tem como missão conectar professores e alunos do mundo inteiro. O Edmodo foi utilizando como material de estudo e para a avaliação, sob a perspectiva didático-pedagógica da concepção interac...
Main Author: | OLIVEIRA, Renata de Barros |
---|---|
Other Authors: | ROHDE, Cláudia |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22954 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-22954 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-229542019-10-26T01:41:51Z Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior OLIVEIRA, Renata de Barros ROHDE, Cláudia SILVA, Paulo André da http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784445D1 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537499Y8 Educação à distância Ambiente virtual de aprendizagem Didática no ensino superior Ciências Biológicas O presente trabalho explora o Edmodo, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) voltado para educação, que tem como missão conectar professores e alunos do mundo inteiro. O Edmodo foi utilizando como material de estudo e para a avaliação, sob a perspectiva didático-pedagógica da concepção interacionista/construtivista/sistêmica do modelo de avaliação de AVAs desenvolvido por Schlemmer, Saccol e Garrido (2007). Este modelo de avaliação foi aplicado a professores e um grupo alunos usuários do Edmodo a fim de verificar suas potencialidades e possíveis contribuições para a prática pedagógica. Para tanto, o instrumento utilizado para a obtenção dos dados foi a aplicação de questionários compostos de assertivas - contendo os aspectos levantados no referido modelo de avaliação que fo previamente disponibilizado aos alunos, além de observações realizadas pela pesquisadora. Os resultados obtidos a partir da análise dos questionários apontam que o ambiente virtual contribui significativamente para a prática educativa, visto que proporcionou aos alunos e professores a criação de novos espaços para o desenvolvimento da aprendizagem. The present work explores Edmodo, a Virtual Learning Environment (AVA) aimed at education, whose mission is to connect teachers and students from all over the world. Edmodo was used as study material for the evaluation, from a didactic-pedagogical perspective, of the interactionist / constructivist / systemic conception of the AVA evaluation model developed by Schlemmer, Saccol and Garrido (2007). This evaluation was carried out with teachers and a group of students who use Edmodo in order to verify the potentialities and possible contributions of AVA in the pedagogical practice. The instruments used to obtain the data were questionnaires composed of assertions containing the aspects raised in said model of evaluation applied to users, observation and exploration carried out by the researcher. The results obtained from the analysis of the questionnaires indicate that the virtual environment contributes significantly to the educational practice, since it favors students and teachers to create new spaces for the development of learning. 2018-01-10T18:00:17Z 2018-01-10T18:00:17Z 2018-01-10 2017-11-29 bachelorThesis OLIVEIRA, R. B. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22954 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 42 p. application/pdf |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Educação à distância Ambiente virtual de aprendizagem Didática no ensino superior Ciências Biológicas |
spellingShingle |
Educação à distância Ambiente virtual de aprendizagem Didática no ensino superior Ciências Biológicas OLIVEIRA, Renata de Barros Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior |
description |
O presente trabalho explora o Edmodo, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
voltado para educação, que tem como missão conectar professores e alunos do mundo
inteiro. O Edmodo foi utilizando como material de estudo e para a avaliação, sob a
perspectiva didático-pedagógica da concepção interacionista/construtivista/sistêmica do
modelo de avaliação de AVAs desenvolvido por Schlemmer, Saccol e Garrido (2007). Este
modelo de avaliação foi aplicado a professores e um grupo alunos usuários do Edmodo a fim
de verificar suas potencialidades e possíveis contribuições para a prática pedagógica. Para
tanto, o instrumento utilizado para a obtenção dos dados foi a aplicação de questionários compostos de assertivas - contendo os aspectos levantados no referido modelo de avaliação
que fo previamente disponibilizado aos alunos, além de observações realizadas pela
pesquisadora. Os resultados obtidos a partir da análise dos questionários apontam que o
ambiente virtual contribui significativamente para a prática educativa, visto que
proporcionou aos alunos e professores a criação de novos espaços para o desenvolvimento
da aprendizagem. |
author2 |
ROHDE, Cláudia |
format |
bachelorThesis |
author |
OLIVEIRA, Renata de Barros |
author_sort |
OLIVEIRA, Renata de Barros |
title |
Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior |
title_short |
Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior |
title_full |
Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior |
title_fullStr |
Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior |
title_full_unstemmed |
Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior |
title_sort |
ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22954 |
_version_ |
1648654725527109632 |
score |
13.657419 |