Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior

O presente trabalho explora o Edmodo, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) voltado para educação, que tem como missão conectar professores e alunos do mundo inteiro. O Edmodo foi utilizando como material de estudo e para a avaliação, sob a perspectiva didático-pedagógica da concepção interac...

Full description

Main Author: OLIVEIRA, Renata de Barros
Other Authors: ROHDE, Cláudia
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22954
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-22954
recordtype dspace
spelling ir-123456789-229542019-10-26T01:41:51Z Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior OLIVEIRA, Renata de Barros ROHDE, Cláudia SILVA, Paulo André da http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784445D1 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537499Y8 Educação à distância Ambiente virtual de aprendizagem Didática no ensino superior Ciências Biológicas O presente trabalho explora o Edmodo, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) voltado para educação, que tem como missão conectar professores e alunos do mundo inteiro. O Edmodo foi utilizando como material de estudo e para a avaliação, sob a perspectiva didático-pedagógica da concepção interacionista/construtivista/sistêmica do modelo de avaliação de AVAs desenvolvido por Schlemmer, Saccol e Garrido (2007). Este modelo de avaliação foi aplicado a professores e um grupo alunos usuários do Edmodo a fim de verificar suas potencialidades e possíveis contribuições para a prática pedagógica. Para tanto, o instrumento utilizado para a obtenção dos dados foi a aplicação de questionários compostos de assertivas - contendo os aspectos levantados no referido modelo de avaliação que fo previamente disponibilizado aos alunos, além de observações realizadas pela pesquisadora. Os resultados obtidos a partir da análise dos questionários apontam que o ambiente virtual contribui significativamente para a prática educativa, visto que proporcionou aos alunos e professores a criação de novos espaços para o desenvolvimento da aprendizagem. The present work explores Edmodo, a Virtual Learning Environment (AVA) aimed at education, whose mission is to connect teachers and students from all over the world. Edmodo was used as study material for the evaluation, from a didactic-pedagogical perspective, of the interactionist / constructivist / systemic conception of the AVA evaluation model developed by Schlemmer, Saccol and Garrido (2007). This evaluation was carried out with teachers and a group of students who use Edmodo in order to verify the potentialities and possible contributions of AVA in the pedagogical practice. The instruments used to obtain the data were questionnaires composed of assertions containing the aspects raised in said model of evaluation applied to users, observation and exploration carried out by the researcher. The results obtained from the analysis of the questionnaires indicate that the virtual environment contributes significantly to the educational practice, since it favors students and teachers to create new spaces for the development of learning. 2018-01-10T18:00:17Z 2018-01-10T18:00:17Z 2018-01-10 2017-11-29 bachelorThesis OLIVEIRA, R. B. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22954 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 42 p. application/pdf
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Educação à distância
Ambiente virtual de aprendizagem
Didática no ensino superior
Ciências Biológicas
spellingShingle Educação à distância
Ambiente virtual de aprendizagem
Didática no ensino superior
Ciências Biológicas
OLIVEIRA, Renata de Barros
Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior
description O presente trabalho explora o Edmodo, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) voltado para educação, que tem como missão conectar professores e alunos do mundo inteiro. O Edmodo foi utilizando como material de estudo e para a avaliação, sob a perspectiva didático-pedagógica da concepção interacionista/construtivista/sistêmica do modelo de avaliação de AVAs desenvolvido por Schlemmer, Saccol e Garrido (2007). Este modelo de avaliação foi aplicado a professores e um grupo alunos usuários do Edmodo a fim de verificar suas potencialidades e possíveis contribuições para a prática pedagógica. Para tanto, o instrumento utilizado para a obtenção dos dados foi a aplicação de questionários compostos de assertivas - contendo os aspectos levantados no referido modelo de avaliação que fo previamente disponibilizado aos alunos, além de observações realizadas pela pesquisadora. Os resultados obtidos a partir da análise dos questionários apontam que o ambiente virtual contribui significativamente para a prática educativa, visto que proporcionou aos alunos e professores a criação de novos espaços para o desenvolvimento da aprendizagem.
author2 ROHDE, Cláudia
format bachelorThesis
author OLIVEIRA, Renata de Barros
author_sort OLIVEIRA, Renata de Barros
title Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior
title_short Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior
title_full Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior
title_fullStr Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior
title_full_unstemmed Ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior
title_sort ambientes virtuais de aprendizagem: o edmodo como recurso pedagógico no ensino superior
publishDate 2018
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22954
_version_ 1648654725527109632
score 13.657419