Barreiras para a prática de Educação física por parte de estudantes com deficiência na classe regular: Um estudo de grupos focais com professores
O presente trabalho buscou trazer colaborações no campo da Educação Física escolar, pois, trouxe resposta acerca de que, há barreiras que alguns Professores de Educação Física perceberam ao longo da prática docente, que impedem a prática da Educação Física por parte dos estudantes com deficiência...
Main Author: | SILVA, Lucas Fernando Nogueira da |
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Other Authors: | OLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23241 |
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Summary: |
O presente trabalho buscou trazer colaborações no campo da Educação Física
escolar, pois, trouxe resposta acerca de que, há barreiras que alguns Professores de
Educação Física perceberam ao longo da prática docente, que impedem a prática da
Educação Física por parte dos estudantes com deficiência na classe regular.
Objetivou-se analisar a percepção de professores de Educação Física sobre as
barreiras que dificultam a prática de Educação Física por parte dos estudantes com
deficiência inclusos no ensino regular. Quanto aos procedimentos metodológicos a
pesquisa de Trabalho de conclusão de curso seguiu a técnica de Grupos focais, que
não é uma alternância entre perguntas do pesquisador e respostas dos
participantes, mas, uma interação entre os sujeitos, baseados em perguntas
norteadoras fornecidas pelo pesquisador. Realizou-se uma única sessão, onde se
estipulou um tempo médio de 30-90 min. Selecionaram-se três Professores da rede
pública de ensino da cidade de Moreno-PE, utilizando-se como técnica de inclusão,
Professores que já tenham tido experiências com esse público (alunos com
deficiência) e que tenham horário disponível, e como técnica de exclusão
professores que não tenham tido experiência e que não tinham horário compatível
com o horário da maioria. O grupo focal foi dividido em três momentos, onde os
sujeitos responderão no primeiro momento questões sobre inclusão, acessibilidade e
aulas de Educação Física para alunos com deficiência, respectivamente. Sendo
assim, a pesquisa foi desenvolvida em uma das Escolas estaduais do município de
Moreno. Concluímos ao término desta pesquisa que como dialogado com a literatura
os professores perceberam alguns pontos chaves que dificultam a prática da
Educação Física por parte desses estudantes, tais como: falta de infraestrutura
adequada para comporta os estudantes, falta de preparo na graduação acerca
desse público, preconceito por parte dos alunos sem deficiência, família e/ou
professor, falta de acervo teórico acerca da deficiência e falta de preparo na
formação profissional (pós-graduação, formação continuada). |
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