Barreiras para a prática de Educação física por parte de estudantes com deficiência na classe regular: Um estudo de grupos focais com professores
O presente trabalho buscou trazer colaborações no campo da Educação Física escolar, pois, trouxe resposta acerca de que, há barreiras que alguns Professores de Educação Física perceberam ao longo da prática docente, que impedem a prática da Educação Física por parte dos estudantes com deficiência...
Main Author: | SILVA, Lucas Fernando Nogueira da |
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Other Authors: | OLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23241 |
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ir-123456789-232412019-10-26T01:29:05Z Barreiras para a prática de Educação física por parte de estudantes com deficiência na classe regular: Um estudo de grupos focais com professores SILVA, Lucas Fernando Nogueira da OLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274924U5 Educação Física Escolar Pessoas com Deficiência Educação inclusiva Ciências da Saúde O presente trabalho buscou trazer colaborações no campo da Educação Física escolar, pois, trouxe resposta acerca de que, há barreiras que alguns Professores de Educação Física perceberam ao longo da prática docente, que impedem a prática da Educação Física por parte dos estudantes com deficiência na classe regular. Objetivou-se analisar a percepção de professores de Educação Física sobre as barreiras que dificultam a prática de Educação Física por parte dos estudantes com deficiência inclusos no ensino regular. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa de Trabalho de conclusão de curso seguiu a técnica de Grupos focais, que não é uma alternância entre perguntas do pesquisador e respostas dos participantes, mas, uma interação entre os sujeitos, baseados em perguntas norteadoras fornecidas pelo pesquisador. Realizou-se uma única sessão, onde se estipulou um tempo médio de 30-90 min. Selecionaram-se três Professores da rede pública de ensino da cidade de Moreno-PE, utilizando-se como técnica de inclusão, Professores que já tenham tido experiências com esse público (alunos com deficiência) e que tenham horário disponível, e como técnica de exclusão professores que não tenham tido experiência e que não tinham horário compatível com o horário da maioria. O grupo focal foi dividido em três momentos, onde os sujeitos responderão no primeiro momento questões sobre inclusão, acessibilidade e aulas de Educação Física para alunos com deficiência, respectivamente. Sendo assim, a pesquisa foi desenvolvida em uma das Escolas estaduais do município de Moreno. Concluímos ao término desta pesquisa que como dialogado com a literatura os professores perceberam alguns pontos chaves que dificultam a prática da Educação Física por parte desses estudantes, tais como: falta de infraestrutura adequada para comporta os estudantes, falta de preparo na graduação acerca desse público, preconceito por parte dos alunos sem deficiência, família e/ou professor, falta de acervo teórico acerca da deficiência e falta de preparo na formação profissional (pós-graduação, formação continuada). The present work sought to bring collaborations in the field of Physical School Education, because, it has given answer about that, there are barriers that some Physical Education Teachers perceived throughout the teaching practice, that impede the practice of Physical Education by the students with deficiency in the regular class. The objective of this study was to analyze the perception of Physical Education teachers about the barriers that impede the practice of Physical Education by students with disabilities included in regular education. As for the methodological procedures, the study of the Work of conclusion of the course followed the technique of Focus Groups, which is not an alternation between questions of the researcher and answers of the participants, but an interaction between the subjects, based on guiding questions provided by the researcher. A single session was held, where an average time of 30-90 min was stipulated. Three teachers of the public school system of the city of Moreno-PE were selected, using as inclusion technique, Teachers who have already had experiences with this public (students with disabilities) and who have available hours, and as exclusion technique teachers who have had no experience and who did not have a schedule compatible with the schedule of the majority. The focus group was divided into three moments, where the subjects will respond in the first moment questions about inclusion, accessibility and physical education classes for students with disabilities, respectively. Therefore, the research was developed in one of the state schools of the municipality of Moreno. We conclude at the end of this research that as a dialogue with the literature the teachers perceived some key points that hinder the practice of Physical Education by these students, such as: lack of adequate infrastructure to behave students, lack of preparation in undergraduate about this public, prejudice on the part of students without disabilities, family and / or teacher, lack of theoretical knowledge about disability and lack of preparation in professional training (postgraduate, continuing education). 2018-01-19T15:11:42Z 2018-01-19T15:11:42Z 2018-01-19 2017-12-12 bachelorThesis SILVA, L. F. N. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23241 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 38 p. application/pdf |
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REPOSITORIO UFPE |
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Educação Física Escolar Pessoas com Deficiência Educação inclusiva Ciências da Saúde |
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O presente trabalho buscou trazer colaborações no campo da Educação Física
escolar, pois, trouxe resposta acerca de que, há barreiras que alguns Professores de
Educação Física perceberam ao longo da prática docente, que impedem a prática da
Educação Física por parte dos estudantes com deficiência na classe regular.
Objetivou-se analisar a percepção de professores de Educação Física sobre as
barreiras que dificultam a prática de Educação Física por parte dos estudantes com
deficiência inclusos no ensino regular. Quanto aos procedimentos metodológicos a
pesquisa de Trabalho de conclusão de curso seguiu a técnica de Grupos focais, que
não é uma alternância entre perguntas do pesquisador e respostas dos
participantes, mas, uma interação entre os sujeitos, baseados em perguntas
norteadoras fornecidas pelo pesquisador. Realizou-se uma única sessão, onde se
estipulou um tempo médio de 30-90 min. Selecionaram-se três Professores da rede
pública de ensino da cidade de Moreno-PE, utilizando-se como técnica de inclusão,
Professores que já tenham tido experiências com esse público (alunos com
deficiência) e que tenham horário disponível, e como técnica de exclusão
professores que não tenham tido experiência e que não tinham horário compatível
com o horário da maioria. O grupo focal foi dividido em três momentos, onde os
sujeitos responderão no primeiro momento questões sobre inclusão, acessibilidade e
aulas de Educação Física para alunos com deficiência, respectivamente. Sendo
assim, a pesquisa foi desenvolvida em uma das Escolas estaduais do município de
Moreno. Concluímos ao término desta pesquisa que como dialogado com a literatura
os professores perceberam alguns pontos chaves que dificultam a prática da
Educação Física por parte desses estudantes, tais como: falta de infraestrutura
adequada para comporta os estudantes, falta de preparo na graduação acerca
desse público, preconceito por parte dos alunos sem deficiência, família e/ou
professor, falta de acervo teórico acerca da deficiência e falta de preparo na
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