A ludicidade no processo de ensino aprendizagem da educação física no ensino infantil: uma revisão da literatura
A Educação Infantil foi introduzida na trajetória escolar com o objetivo de promover o desenvolvimento integral da criança. Sendo oferecida em creches e pré-escolas, podendo ser de origem pública ou privada, ofertada para crianças de 0 aos 6 anos de idade. Com a Lei de Diretrizes e Base da Educaç...
Main Author: | SILVA, Iolanda Fernanda de Almeida |
---|---|
Other Authors: | FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23751 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
A Educação Infantil foi introduzida na trajetória escolar com o objetivo de promover o
desenvolvimento integral da criança. Sendo oferecida em creches e pré-escolas,
podendo ser de origem pública ou privada, ofertada para crianças de 0 aos 6 anos
de idade. Com a Lei de Diretrizes e Base da Educação 9394/96, nos dá garantia da
participação da Educação Física integrada no currículo da Educação Infantil que tem
um grande papel também no desenvolvimento da criança através de atividades
lúdicas. A Ludicidade é compreendida como lazer e a recreação. A mesma vem
sendo utilizada como ferramenta pedagógica, oferecendo grandes contribuições a
diferentes níveis da Educação. A pesquisa apresentada, Ludicidade no Ensino
Infantil, tem o objetivo geral com a seguinte propostas investigar como o fenômeno
da Ludicidade é abordado no ensino da educação infantil a luz de textos acadêmicos
a fim de pensar na direção que tais debates tomou; objetivos específicos analisar
quais as contribuições da ludicidade nas aulas de Educação Física para a Educação
Infantil. Metodologia é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, a qual
segundo Gil se desenvolve a partir de materiais já elaborados, constituídos
principalmente de livros e artigos científicos. Nessa perspectiva, buscamos artigos
que tratassem do tema escolhido, nas bases de pesquisa do Google Acadêmico,
Scielo e na Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Cientifica
Multidisciplinar Núcleo do conhecimento e outras, EFDesporte.com Revista Digital.
Por fim, o professor de Educação Física possui uma grande responsabilidade na
Educação Infantil, sendo responsável por realizar trabalhos através do Lúdico,
utilizando de brincadeira e jogos, executando de maneira consciente atendendo e
respeitando as necessidades das crianças. |
---|