A ludicidade no processo de ensino aprendizagem da educação física no ensino infantil: uma revisão da literatura

A Educação Infantil foi introduzida na trajetória escolar com o objetivo de promover o desenvolvimento integral da criança. Sendo oferecida em creches e pré-escolas, podendo ser de origem pública ou privada, ofertada para crianças de 0 aos 6 anos de idade. Com a Lei de Diretrizes e Base da Educaç...

Full description

Main Author: SILVA, Iolanda Fernanda de Almeida
Other Authors: FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23751
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: A Educação Infantil foi introduzida na trajetória escolar com o objetivo de promover o desenvolvimento integral da criança. Sendo oferecida em creches e pré-escolas, podendo ser de origem pública ou privada, ofertada para crianças de 0 aos 6 anos de idade. Com a Lei de Diretrizes e Base da Educação 9394/96, nos dá garantia da participação da Educação Física integrada no currículo da Educação Infantil que tem um grande papel também no desenvolvimento da criança através de atividades lúdicas. A Ludicidade é compreendida como lazer e a recreação. A mesma vem sendo utilizada como ferramenta pedagógica, oferecendo grandes contribuições a diferentes níveis da Educação. A pesquisa apresentada, Ludicidade no Ensino Infantil, tem o objetivo geral com a seguinte propostas investigar como o fenômeno da Ludicidade é abordado no ensino da educação infantil a luz de textos acadêmicos a fim de pensar na direção que tais debates tomou; objetivos específicos analisar quais as contribuições da ludicidade nas aulas de Educação Física para a Educação Infantil. Metodologia é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, a qual segundo Gil se desenvolve a partir de materiais já elaborados, constituídos principalmente de livros e artigos científicos. Nessa perspectiva, buscamos artigos que tratassem do tema escolhido, nas bases de pesquisa do Google Acadêmico, Scielo e na Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Cientifica Multidisciplinar Núcleo do conhecimento e outras, EFDesporte.com Revista Digital. Por fim, o professor de Educação Física possui uma grande responsabilidade na Educação Infantil, sendo responsável por realizar trabalhos através do Lúdico, utilizando de brincadeira e jogos, executando de maneira consciente atendendo e respeitando as necessidades das crianças.