A ludicidade no processo de ensino aprendizagem da educação física no ensino infantil: uma revisão da literatura

A Educação Infantil foi introduzida na trajetória escolar com o objetivo de promover o desenvolvimento integral da criança. Sendo oferecida em creches e pré-escolas, podendo ser de origem pública ou privada, ofertada para crianças de 0 aos 6 anos de idade. Com a Lei de Diretrizes e Base da Educaç...

Full description

Main Author: SILVA, Iolanda Fernanda de Almeida
Other Authors: FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23751
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-23751
recordtype dspace
spelling ir-123456789-237512019-10-26T02:00:43Z A ludicidade no processo de ensino aprendizagem da educação física no ensino infantil: uma revisão da literatura SILVA, Iolanda Fernanda de Almeida FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779200Y7 Educação Física para Crianças Ludicidade Educação Infantil Ciências da Saúde A Educação Infantil foi introduzida na trajetória escolar com o objetivo de promover o desenvolvimento integral da criança. Sendo oferecida em creches e pré-escolas, podendo ser de origem pública ou privada, ofertada para crianças de 0 aos 6 anos de idade. Com a Lei de Diretrizes e Base da Educação 9394/96, nos dá garantia da participação da Educação Física integrada no currículo da Educação Infantil que tem um grande papel também no desenvolvimento da criança através de atividades lúdicas. A Ludicidade é compreendida como lazer e a recreação. A mesma vem sendo utilizada como ferramenta pedagógica, oferecendo grandes contribuições a diferentes níveis da Educação. A pesquisa apresentada, Ludicidade no Ensino Infantil, tem o objetivo geral com a seguinte propostas investigar como o fenômeno da Ludicidade é abordado no ensino da educação infantil a luz de textos acadêmicos a fim de pensar na direção que tais debates tomou; objetivos específicos analisar quais as contribuições da ludicidade nas aulas de Educação Física para a Educação Infantil. Metodologia é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, a qual segundo Gil se desenvolve a partir de materiais já elaborados, constituídos principalmente de livros e artigos científicos. Nessa perspectiva, buscamos artigos que tratassem do tema escolhido, nas bases de pesquisa do Google Acadêmico, Scielo e na Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Cientifica Multidisciplinar Núcleo do conhecimento e outras, EFDesporte.com Revista Digital. Por fim, o professor de Educação Física possui uma grande responsabilidade na Educação Infantil, sendo responsável por realizar trabalhos através do Lúdico, utilizando de brincadeira e jogos, executando de maneira consciente atendendo e respeitando as necessidades das crianças. The Early Childhood Education was introduced in the school trajectory with the objective of promoting the integral development of the child. Being offered in kindergartens and preschools, it can be of public or private origin, offered for children from 0 to 6 years of age. With the Law of Directives and Base of Education 9394/96, it gives us guarantee of the participation of Physical Education integrated in the curriculum of Infantile Education that has a great role also in the development of the child through ludic activities. Playfulness is understood as leisure and recreation. It has been used as a pedagogical tool, offering great contributions to different levels of Education. The present research, Playfulness in Early Childhood Education, has the general objective with the following proposals to investigate how the phenomenon of Playfulness is approached in the education of infantile education in the light of academic texts in order to think in the direction that such debates took; specific objectives to analyze the contributions of playfulness in Physical Education classes for Early Childhood Education. Methodology is qualitative, of the type bibliographical research, which according to Gil develops from already elaborated materials, constituted mainly of books and scientific articles. In this perspective, we searched for articles that dealt with the theme chosen, in the research bases of Academic, Scielo and in the Brazilian Journal of Sports Sciences, Multidisciplinary Scientific Magazine Kernel of Knowledge and others, EFDesporte.com Magazine Digital. Finally, the Physical Education teacher has a great responsibility in Early Childhood Education, being responsible for carrying out work through Play, using play and games, performing in a conscious way attending and respecting the needs of children. 2018-02-20T14:47:08Z 2018-02-20T14:47:08Z 2018-02-20 2017-12-04 bachelorThesis SILVA, I. F. A. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23751 por Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 31 p. application/pdf
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Educação Física para Crianças
Ludicidade
Educação Infantil
Ciências da Saúde
spellingShingle Educação Física para Crianças
Ludicidade
Educação Infantil
Ciências da Saúde
SILVA, Iolanda Fernanda de Almeida
A ludicidade no processo de ensino aprendizagem da educação física no ensino infantil: uma revisão da literatura
description A Educação Infantil foi introduzida na trajetória escolar com o objetivo de promover o desenvolvimento integral da criança. Sendo oferecida em creches e pré-escolas, podendo ser de origem pública ou privada, ofertada para crianças de 0 aos 6 anos de idade. Com a Lei de Diretrizes e Base da Educação 9394/96, nos dá garantia da participação da Educação Física integrada no currículo da Educação Infantil que tem um grande papel também no desenvolvimento da criança através de atividades lúdicas. A Ludicidade é compreendida como lazer e a recreação. A mesma vem sendo utilizada como ferramenta pedagógica, oferecendo grandes contribuições a diferentes níveis da Educação. A pesquisa apresentada, Ludicidade no Ensino Infantil, tem o objetivo geral com a seguinte propostas investigar como o fenômeno da Ludicidade é abordado no ensino da educação infantil a luz de textos acadêmicos a fim de pensar na direção que tais debates tomou; objetivos específicos analisar quais as contribuições da ludicidade nas aulas de Educação Física para a Educação Infantil. Metodologia é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica, a qual segundo Gil se desenvolve a partir de materiais já elaborados, constituídos principalmente de livros e artigos científicos. Nessa perspectiva, buscamos artigos que tratassem do tema escolhido, nas bases de pesquisa do Google Acadêmico, Scielo e na Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Revista Cientifica Multidisciplinar Núcleo do conhecimento e outras, EFDesporte.com Revista Digital. Por fim, o professor de Educação Física possui uma grande responsabilidade na Educação Infantil, sendo responsável por realizar trabalhos através do Lúdico, utilizando de brincadeira e jogos, executando de maneira consciente atendendo e respeitando as necessidades das crianças.
author2 FIGUEIREDO, Haroldo Moraes de
format bachelorThesis
author SILVA, Iolanda Fernanda de Almeida
author_sort SILVA, Iolanda Fernanda de Almeida
title A ludicidade no processo de ensino aprendizagem da educação física no ensino infantil: uma revisão da literatura
title_short A ludicidade no processo de ensino aprendizagem da educação física no ensino infantil: uma revisão da literatura
title_full A ludicidade no processo de ensino aprendizagem da educação física no ensino infantil: uma revisão da literatura
title_fullStr A ludicidade no processo de ensino aprendizagem da educação física no ensino infantil: uma revisão da literatura
title_full_unstemmed A ludicidade no processo de ensino aprendizagem da educação física no ensino infantil: uma revisão da literatura
title_sort ludicidade no processo de ensino aprendizagem da educação física no ensino infantil: uma revisão da literatura
publishDate 2018
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23751
_version_ 1648654725835390976
score 13.657419