Redes digitais e aprendizagem colaborativa na docência em geografia: da ação à reflexão em situações de ensino
A presente dissertação é resultado de uma investigação que procurou analisar as concepções dos professores de geografia de escolas técnicas estaduais de Pernambuco, localizadas no município de Recife, quanto ao uso das redes digitais no seu saber-fazer pedagógico. O estudo parte da concepção de que...
Main Author: | SANTOS, Mateus Ferreira |
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Other Authors: | SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2018
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24122 |
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Summary: |
A presente dissertação é resultado de uma investigação que procurou analisar as concepções dos professores de geografia de escolas técnicas estaduais de Pernambuco, localizadas no município de Recife, quanto ao uso das redes digitais no seu saber-fazer pedagógico. O estudo parte da concepção de que a apropriação das redes digitais pode mobilizar saberes geográficos e possibilitar a construção da aprendizagem colaborativa em sala de aula. Dessa forma, objetivou compreender que concepções e intencionalidades movem à ação-reflexão do professor de geografia, no tocante a apropriação das redes digitais, em situação de trabalho, com vista a construir aprendizagem colaborativa. A pesquisa partiu dos seguintes questionamentos: como os professores de geografia das escolas técnicas estaduais, localizadas no município de Recife, têm se apropriado das redes digitais no seu fazer pedagógico, além de favorecer a aprendizagem coletiva? Quais são os mecanismos utilizados pelos professores a partir do uso das redes digitais? Como os professores mobilizam saberes para a construção da aprendizagem colaborativa? Como os alunos têm se relacionado com as redes digitais em sala de aula? A composição do quadro teórico da pesquisa engloba produções acerca da categoria redes e suas atribuições a partir das dimensões geográfica, sociológica, filosófica e outras, (SANTOS, 1994; 1996), (LÉVY, 1997; 1999), (CASTELLS, 1999; 2003), (LEMOS, 2002), (GOMEZ, 2004), (PIRES, 2010; 2013); além do método colaborativo e seus contributos para a construção de aprendizagens pautadas na coletividade (MORAN, 2000), (SIQUEIRA E ALCÂNTARA, 2003), (GASPAR, 2007), (TORRES E IRALA, 2014). Diante da complexidade do objeto, utilizou-se da pesquisa qualitativa, considerada como um caminho mais adequado a trilhar, uma vez que reside na abordagem interpretativa da realidade social. O material primordial da investigação qualitativa é a palavra que expressa a fala cotidiana, seja nas relações afetivas e técnicas, seja nos discursos intelectuais, burocráticos e políticos (MINAYO e SANCHES, 1993); neste caso, as percepções dos professores de geografia quanto ao cenário no qual eles estão inseridos, revelando práticas, desafios e possibilidades na utilização das redes digitais com fins pedagógicos. Assim, utilizou-se dos seguintes procedimentos técnicos para coleta de dados: coleta documental, aplicação de questionários com questões fechadas e realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa revelam que os professores investigados apresentam grandes afinidades com as redes digitais, utilizando-as tanto no uso pessoal como voltada a sua prática pedagógica, concebendo-as como uma nova possibilidade de trazer o mundo para a sala de aula e permitindo que os alunos construam novos conhecimentos e troquem informações entre si. Por outro lado, demostra que há também elementos que impossibilitam, em partes, o avanço na apropriação e uso das redes, tanto por aluno quanto por professores, principalmente pela falta de estrutura tecnológica de algumas escolas e/ou apropriação indevida, restringindo maiores acessos em sala de aula. |
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