O uso de tecnologia assistiva para as aulas de educação física envolvendo alunos com necessidades educacionais

O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso de tecnologia assistiva nas aulas de educação física e como esta favorece a inclusão do aluno com necessidades especiais, no contexto educacional brasileiro, há uma grande inquietação com a inclusão de alunos com necessidades especiais nas esco...

Full description

Main Author: RAMOS, Camila da Silva
Other Authors: SANTANA, Maria Zélia de
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27587
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Summary: O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso de tecnologia assistiva nas aulas de educação física e como esta favorece a inclusão do aluno com necessidades especiais, no contexto educacional brasileiro, há uma grande inquietação com a inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas regulares, garantido pela legislação nacional. É partindo desse contexto que a temática: o uso da tecnologia assistiva nas aulas de educação física envolvendo alunos com necessidades educacionais nos proporcionará um novo olhar para os alunos com necessidades especiais, no qual muitas se tornam excluídas das atividades físicas, ou seja, o professor precisa ser apto a trabalhar com a diferença e mostrar que o diferente também precisa ter suas práticas esportivas, para que assim elas possam se sentir úteis e elevar sua autoestima. Desse modo, faz-se necessário ter clareza quanto sua importante influência sobre o indivíduo como um ser social. Nos últimos anos a inclusão de pessoas com necessidades especiais na sociedade é um fato. Um desses espaços é a educação, gerando uma grande inquietação e preocupação com a inclusão desses alunos nas escolas regulares. Tomando como campo a escola regular, uma das preocupações estaria centrada nas aulas de Educação Física, por falta de material adequado para obter um bom desempenho dos alunos incluídos. Em linhas gerais, o presente estudo apresenta referenciais metodológicos de uma pesquisa bibliográfica, cuja finalidade é refletir sobre as informações contidas na bibliografia selecionada. Segundo Gil (1999, p. 65), uma pesquisa bibliográfica deve ser desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Por fim, as considerações finais buscarão refletir sobre o processo de mudanças ocorrido nas práticas pedagógicas, proporcionando desafios que deverá ser enfrentando, diante do novo, destacando assim a importante contribuição que essa mudança trouxe para a construção do processo de aprendizagem dos alunos com necessidade especial.