O uso de tecnologia assistiva para as aulas de educação física envolvendo alunos com necessidades educacionais
O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso de tecnologia assistiva nas aulas de educação física e como esta favorece a inclusão do aluno com necessidades especiais, no contexto educacional brasileiro, há uma grande inquietação com a inclusão de alunos com necessidades especiais nas esco...
Main Author: | RAMOS, Camila da Silva |
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Other Authors: | SANTANA, Maria Zélia de |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27587 |
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Summary: |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso de tecnologia assistiva nas
aulas de educação física e como esta favorece a inclusão do aluno com
necessidades especiais, no contexto educacional brasileiro, há uma grande
inquietação com a inclusão de alunos com necessidades especiais nas escolas
regulares, garantido pela legislação nacional. É partindo desse contexto que a
temática: o uso da tecnologia assistiva nas aulas de educação física envolvendo
alunos com necessidades educacionais nos proporcionará um novo olhar para os
alunos com necessidades especiais, no qual muitas se tornam excluídas das
atividades físicas, ou seja, o professor precisa ser apto a trabalhar com a diferença e
mostrar que o diferente também precisa ter suas práticas esportivas, para que assim
elas possam se sentir úteis e elevar sua autoestima. Desse modo, faz-se necessário
ter clareza quanto sua importante influência sobre o indivíduo como um ser social.
Nos últimos anos a inclusão de pessoas com necessidades especiais na sociedade
é um fato. Um desses espaços é a educação, gerando uma grande inquietação e
preocupação com a inclusão desses alunos nas escolas regulares. Tomando como
campo a escola regular, uma das preocupações estaria centrada nas aulas de
Educação Física, por falta de material adequado para obter um bom desempenho
dos alunos incluídos. Em linhas gerais, o presente estudo apresenta referenciais
metodológicos de uma pesquisa bibliográfica, cuja finalidade é refletir sobre as
informações contidas na bibliografia selecionada. Segundo Gil (1999, p. 65), uma
pesquisa bibliográfica deve ser desenvolvida a partir de material já elaborado,
constituído principalmente de livros e artigos científicos. Por fim, as considerações
finais buscarão refletir sobre o processo de mudanças ocorrido nas práticas
pedagógicas, proporcionando desafios que deverá ser enfrentando, diante do novo,
destacando assim a importante contribuição que essa mudança trouxe para a
construção do processo de aprendizagem dos alunos com necessidade especial. |
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