Produção de um manual de educação alimentar e nutricional para crianças com transtorno do espectro autista
O presente estudo teve como objetivo elaborar um manual de cunho social e educativo da área de nutrição, voltado para o público que convive com o transtorno do espectro autista: pacientes, profissionais e familiares. Para isto, foram abordados temas que justificam a necessidade de um manual de ed...
Main Author: | SILVA, Evelin Caroline Bandeira e |
---|---|
Other Authors: | CARVALHO, Michelle Figueiredo |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27654 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-27654 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-276542018-11-21T21:49:57Z Produção de um manual de educação alimentar e nutricional para crianças com transtorno do espectro autista SILVA, Evelin Caroline Bandeira e CARVALHO, Michelle Figueiredo http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4700211T6 Educação Alimentar e Nutricional Transtorno Autístico Nutrição da Criança ::Ciências da Saúde O presente estudo teve como objetivo elaborar um manual de cunho social e educativo da área de nutrição, voltado para o público que convive com o transtorno do espectro autista: pacientes, profissionais e familiares. Para isto, foram abordados temas que justificam a necessidade de um manual de educação alimentar e nutricional, questionando a maior problemática do autismo junto aos hábitos alimentares, seletividade alimentar. Buscando assim auxiliar na compreensão do transtorno e propondo uma metodologia terapêutica nutricional proveniente do método TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a Comunicação). O estudo traz a produção e o resultado, intitulado de “Educação Alimentar e Nutricional para crianças com TEA: atividades práticas na escola, em casa e na clínica”. O manual produzido tem o intuito de contribuir no desenvolvimento e na independência das crianças com TEA. The present review had as objective to elaborate a manual of social nature and educative of the area of nutrition, directed to the public who lives with the autism spectrum disorder: patients, professionals and family members. To do so, themes were cited that justify the need of a manual of nutritional education, questioning the biggest problem of autism along with the eating habits, food selectivity. Pursuing to auxiliate on the comprehension of the disorder and proposing a nutritional therapeutic methodology descendant of the TEACCH method (Treatment and Education of Autistic and related Communication-handicapped Children). The review reflects the production and the result, entitled of “Nutritional education to children with TEA: practice activities at the school, home and clinic”. The manual produced has the intention of contribute in the development and in the independency of the children with TEA. 2018-11-21T21:49:57Z 2018-11-21T21:49:57Z 2018-07-20 2018-11-21 bachelorThesis SILVA, E. C. B. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27654 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 85 p. |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Educação Alimentar e Nutricional Transtorno Autístico Nutrição da Criança ::Ciências da Saúde |
spellingShingle |
Educação Alimentar e Nutricional Transtorno Autístico Nutrição da Criança ::Ciências da Saúde SILVA, Evelin Caroline Bandeira e Produção de um manual de educação alimentar e nutricional para crianças com transtorno do espectro autista |
description |
O presente estudo teve como objetivo elaborar um manual de cunho social e
educativo da área de nutrição, voltado para o público que convive com o transtorno
do espectro autista: pacientes, profissionais e familiares. Para isto, foram abordados
temas que justificam a necessidade de um manual de educação alimentar e
nutricional, questionando a maior problemática do autismo junto aos hábitos
alimentares, seletividade alimentar. Buscando assim auxiliar na compreensão do
transtorno e propondo uma metodologia terapêutica nutricional proveniente do
método TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits
relacionados com a Comunicação). O estudo traz a produção e o resultado,
intitulado de “Educação Alimentar e Nutricional para crianças com TEA: atividades
práticas na escola, em casa e na clínica”. O manual produzido tem o intuito de
contribuir no desenvolvimento e na independência das crianças com TEA. |
author2 |
CARVALHO, Michelle Figueiredo |
format |
bachelorThesis |
author |
SILVA, Evelin Caroline Bandeira e |
author_sort |
SILVA, Evelin Caroline Bandeira e |
title |
Produção de um manual de educação alimentar e nutricional para crianças com transtorno do espectro autista |
title_short |
Produção de um manual de educação alimentar e nutricional para crianças com transtorno do espectro autista |
title_full |
Produção de um manual de educação alimentar e nutricional para crianças com transtorno do espectro autista |
title_fullStr |
Produção de um manual de educação alimentar e nutricional para crianças com transtorno do espectro autista |
title_full_unstemmed |
Produção de um manual de educação alimentar e nutricional para crianças com transtorno do espectro autista |
title_sort |
produção de um manual de educação alimentar e nutricional para crianças com transtorno do espectro autista |
publishDate |
2018 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27654 |
_version_ |
1641987197854810112 |
score |
13.657419 |