Uso de substâncias psicoativas por estudantes com Deficiência
Objetivou-se analisar o uso de substâncias psicoativas e a situação escolar por estudantes com deficiência. Estudo transversal, realizado com estudantes com deficiência em escolas municipais. Utilizou-se o questionário Teen Addiction Severity Index. Dados analisados por meio do teste Q- Quadrado,...
Main Author: | MACHADO, Jéssica Tamires da Silva |
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Other Authors: | GUIMARÃES, Fernanda Jorge |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2018
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27763 |
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Summary: |
Objetivou-se analisar o uso de substâncias psicoativas e a situação escolar por
estudantes com deficiência. Estudo transversal, realizado com estudantes com deficiência
em escolas municipais. Utilizou-se o questionário Teen Addiction Severity Index. Dados
analisados por meio do teste Q- Quadrado, Teste de Q-Quadrado de tendência linear
(Extensão de Mantel-Haenszel), Teste ANOVA. Participaram 74 estudantes, pertencentes,
em sua maioria, a faixa etária entre 20 e 30 anos, sexo masculino, cor parda, religião
católica e com deficiência intelectual. Dentre as substâncias consumidas, 27% relataram
uso de sedativos, 8,4% uso de álcool, 1,4% uso de opiáceos e 1,4% tabaco. Houve
associação entre faixa etária e uso de substâncias psicoativas, mas não houve associação
significativa entre a situação escolar e o uso dessas substâncias. Verificou-se que há maior
consumo de substâncias psicoativas lícitas entre os estudantes com deficiência, que esta
associada à faixa etária. |
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