Uso de substâncias psicoativas por estudantes com Deficiência

Objetivou-se analisar o uso de substâncias psicoativas e a situação escolar por estudantes com deficiência. Estudo transversal, realizado com estudantes com deficiência em escolas municipais. Utilizou-se o questionário Teen Addiction Severity Index. Dados analisados por meio do teste Q- Quadrado,...

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Main Author: MACHADO, Jéssica Tamires da Silva
Other Authors: GUIMARÃES, Fernanda Jorge
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2018
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27763
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Summary: Objetivou-se analisar o uso de substâncias psicoativas e a situação escolar por estudantes com deficiência. Estudo transversal, realizado com estudantes com deficiência em escolas municipais. Utilizou-se o questionário Teen Addiction Severity Index. Dados analisados por meio do teste Q- Quadrado, Teste de Q-Quadrado de tendência linear (Extensão de Mantel-Haenszel), Teste ANOVA. Participaram 74 estudantes, pertencentes, em sua maioria, a faixa etária entre 20 e 30 anos, sexo masculino, cor parda, religião católica e com deficiência intelectual. Dentre as substâncias consumidas, 27% relataram uso de sedativos, 8,4% uso de álcool, 1,4% uso de opiáceos e 1,4% tabaco. Houve associação entre faixa etária e uso de substâncias psicoativas, mas não houve associação significativa entre a situação escolar e o uso dessas substâncias. Verificou-se que há maior consumo de substâncias psicoativas lícitas entre os estudantes com deficiência, que esta associada à faixa etária.