"O gênero na vitrine": sentidos do consumo estético e a produção de subjetividades de mulheres trans
O consumo se apresenta como uma poderosa tecnologia contemporânea de produção de subjetividades, uma vez que coordena hábitos, práticas e cria novos modos de pensar, sentir e ser no mundo, gerando modos de regulação e controle que tornem as pessoas aptas para cada vez mais consumir. O consumo estéti...
Main Author: | SILVA, Roberta Alves dos Santos |
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Other Authors: | VIEIRA, Luciana Leila Fontes |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2018
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28122 |
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ir-123456789-281222019-10-26T04:08:45Z "O gênero na vitrine": sentidos do consumo estético e a produção de subjetividades de mulheres trans SILVA, Roberta Alves dos Santos VIEIRA, Luciana Leila Fontes http://lattes.cnpq.br/7216770147281447 http://lattes.cnpq.br/4724980464438407 Psicologia Estética – Aspectos psicológicos Mulheres – Transexuais Consumo (Economia) Subjetividade Analítica foucaultiana O consumo se apresenta como uma poderosa tecnologia contemporânea de produção de subjetividades, uma vez que coordena hábitos, práticas e cria novos modos de pensar, sentir e ser no mundo, gerando modos de regulação e controle que tornem as pessoas aptas para cada vez mais consumir. O consumo estético, por sua vez, atua sobre os corpos produzindo normativas sobre os gêneros, na qual a força de regulação recai mais fortemente sobre a mulher. Mulheres trans comumente adotam uma série de intervenções e produções corporais e estéticas que fazem parte do processo transexualizador. Este trabalho se propôs a compreender os sentidos do consumo estético e seus efeitos na produção das subjetividades de mulheres trans. O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa de cunho interventivo fundamentada nos campos dos estudos do consumo, foucaultianos e Teoria queer. Foram realizados grupos focais temáticos, a técnica de construção com apresentação de imagens e aplicação de questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados a partir da analítica de discurso de inspiração foucaultiana. Verificou-se que o consumo estético por mulheres trans tem motivações diversas e assume várias funções, move-se principalmente pelo olhar do outro que se coloca como vigilante do dever moral de consumir e de ser bela; o consumo estético permite a ocultação da transexualidade em prol de uma melhor enquadre nas normativas binária de gênero, sendo a aquisição de passabilidade um fim relevante. Envolve-se também na função de alcance de uma feminilidade idealizada, ao passo que se afasta de modelos de feminilidades indesejados e marginalizados; as normatizações em torno de modelos de padrões estéticos também surgem como parâmetros importantes para o consumo e produções corporais e estéticas que implicam em melhor enquadre nos códigos culturais, levando à negociação de respeito e aceitação. Diante disso, torna-se premente a construção de estratégias que favoreçam uma aproximação dialógica entre o discurso ético-político queere os âmbitos dapublicidade, das produções artísticas e da moda, possibilitando o engendramento de discursos estéticos menos opressivos e excludentes. Além de ações a nível micropolítico, como aprofundamento e extensão das discussões a respeito do consumo estético e produções corporais aliando-as ao diálogo com perspectivas feministas e emancipatórias voltadas às mulheres trans. Consumption presents itself as a powerful contemporaneous technology of production of subjectivities, as it coordinates habits, practices and builds new ways of thinking, feeling and being in the world, generating regulation and control modes that make people prone to even more consumption. The aesthetic consumption, in turn, acts on the bodies, producing norms about genders, in which the power of regulation rests strongly on women. Transgender women commonly adopt a series of body and aesthetic interventions and productions that are part of the transexualizing process. This paperwork proposes to comprehend the senses of aesthetic consumption and its effects in the production of subjectivities of transgender women. The study is characterized by a qualitative research of interventional approach underpinned in the fields of consumption studies, Foucauldian studies and queer theory. Focal theme groups were made and the construction techniques with image presentations, the application of sociodemographic questionnaire had their data analysed based on the discourse analysis of Foucauldian inspiration. It was verified that the aesthetic consumption by transgender women have various motivations and take many functions, moving itself mainly through the point of view of others, which puts them as the watchers of moral duty of consuming and being beautiful; the aesthetic consumption allows the concealing of transexuality to better fit the binary norms of gender, being the acquisition of passibility a relevant end. It also engages in the function of reaching an idealized femininity, while moving away from models of unwanted and marginalized femininity; the norms around models of aesthetic standards also appear as important parameters for consumption and body and aesthetic productions that imply better framing in the cultural codes that lead to the negotiation of respect and acceptance. Therefore, it is imperative to build strategies that favour a dialogical approach between queer ethical-political discourse and the scopes of publicity, artistic productions, and the fashion scope, making it possible to generate less oppressive and exclusive discourses. In addition to actions at a micropolitical level, such as deepening and extending the discussions on aesthetic consumption and body productions, connecting them to the dialogue with feminist and emancipatory perspectives aimed at transgender women. 2018-12-07T18:53:12Z 2018-12-07T18:53:12Z 2017-06-26 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28122 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Psicologia |
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Psicologia Estética – Aspectos psicológicos Mulheres – Transexuais Consumo (Economia) Subjetividade Analítica foucaultiana |
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O consumo se apresenta como uma poderosa tecnologia contemporânea de produção de subjetividades, uma vez que coordena hábitos, práticas e cria novos modos de pensar, sentir e ser no mundo, gerando modos de regulação e controle que tornem as pessoas aptas para cada vez mais consumir. O consumo estético, por sua vez, atua sobre os corpos produzindo normativas sobre os gêneros, na qual a força de regulação recai mais fortemente sobre a mulher. Mulheres trans comumente adotam uma série de intervenções e produções corporais e estéticas que fazem parte do processo transexualizador. Este trabalho se propôs a compreender os sentidos do consumo estético e seus efeitos na produção das subjetividades de mulheres trans. O estudo caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa de cunho interventivo fundamentada nos campos dos estudos do consumo, foucaultianos e Teoria queer. Foram realizados grupos focais temáticos, a técnica de construção com apresentação de imagens e aplicação de questionário sociodemográfico. Os dados foram analisados a partir da analítica de discurso de inspiração foucaultiana. Verificou-se que o consumo estético por mulheres trans tem motivações diversas e assume várias funções, move-se principalmente pelo olhar do outro que se coloca como vigilante do dever moral de consumir e de ser bela; o consumo estético permite a ocultação da transexualidade em prol de uma melhor enquadre nas normativas binária de gênero, sendo a aquisição de passabilidade um fim relevante. Envolve-se também na função de alcance de uma feminilidade idealizada, ao passo que se afasta de modelos de feminilidades indesejados e marginalizados; as normatizações em torno de modelos de padrões estéticos também surgem como parâmetros importantes para o consumo e produções corporais e estéticas que implicam em melhor enquadre nos códigos culturais, levando à negociação de respeito e aceitação. Diante disso, torna-se premente a construção de estratégias que favoreçam uma aproximação dialógica entre o discurso ético-político queere os âmbitos dapublicidade, das produções artísticas e da moda, possibilitando o engendramento de discursos estéticos menos opressivos e excludentes. Além de ações a nível micropolítico, como aprofundamento e extensão das discussões a respeito do consumo estético e produções corporais aliando-as ao diálogo com perspectivas feministas e emancipatórias voltadas às mulheres trans. |
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