Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos
Os morcegos exercem grande papel ecológico no reflorestamento, através da dispersão de sementes, da polinização e no controle de pragas ao se alimentarem de insetos. No entanto, estão envoltos por muitos mitos, lendas, sendo assim mal compreendidos pela população, considerados, em muitos casos, s...
Main Author: | LINDOZO, Camila Ingrid da Silva |
---|---|
Other Authors: | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28945 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
Os morcegos exercem grande papel ecológico no reflorestamento, através da
dispersão de sementes, da polinização e no controle de pragas ao se alimentarem
de insetos. No entanto, estão envoltos por muitos mitos, lendas, sendo assim mal
compreendidos pela população, considerados, em muitos casos, sem importância ou
com atributos relacionados aos aspectos negativos. Esta pesquisa teve como
objetivo avaliar a relevância de uma sequência didática no ensino dos quirópteros
envolvendo o fundamental II, como o intuito de desmistifica-los e mostrar sua
importância. A metodologia consistiu em uma sequência didática contendo três
etapas: análise do vídeo, rodas de leitura e exposição de coleção zoológica. No que
se refere a avaliação desses processos dados qualitativos sobre o comportamento e
questionamentos dos envolvidos na pesquisa, bem como, questionário de percepção
destes sobre a sequência foram utilizados. Esta pesquisa consiste em uma analise
quali/quantitativa baseada na categorização de Bardin. Os resultados demonstraram
que, dos três momentos, ficou evidente que o de exposição da coleção didática foi o
que os alunos mais participaram e demonstraram interesse, seguido da análise do
vídeo e da roda de leitura, porém, todos os momentos tiveram um público que se
agradou, mostrando a importância de se trabalhar todos. Desta forma, pode-se
concluir que os três momentos foram ótimos aliados para se tratar conteúdos, além
disso, juntos são complementares, sendo a sequência didática uma estratégia
fundamental para o ensino, pois abrange várias formas de compreensão em um
único conteúdo. |
---|