Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos

Os morcegos exercem grande papel ecológico no reflorestamento, através da dispersão de sementes, da polinização e no controle de pragas ao se alimentarem de insetos. No entanto, estão envoltos por muitos mitos, lendas, sendo assim mal compreendidos pela população, considerados, em muitos casos, s...

Full description

Main Author: LINDOZO, Camila Ingrid da Silva
Other Authors: SILVA, Luiz Augustinho Menezes da
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28945
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: Os morcegos exercem grande papel ecológico no reflorestamento, através da dispersão de sementes, da polinização e no controle de pragas ao se alimentarem de insetos. No entanto, estão envoltos por muitos mitos, lendas, sendo assim mal compreendidos pela população, considerados, em muitos casos, sem importância ou com atributos relacionados aos aspectos negativos. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a relevância de uma sequência didática no ensino dos quirópteros envolvendo o fundamental II, como o intuito de desmistifica-los e mostrar sua importância. A metodologia consistiu em uma sequência didática contendo três etapas: análise do vídeo, rodas de leitura e exposição de coleção zoológica. No que se refere a avaliação desses processos dados qualitativos sobre o comportamento e questionamentos dos envolvidos na pesquisa, bem como, questionário de percepção destes sobre a sequência foram utilizados. Esta pesquisa consiste em uma analise quali/quantitativa baseada na categorização de Bardin. Os resultados demonstraram que, dos três momentos, ficou evidente que o de exposição da coleção didática foi o que os alunos mais participaram e demonstraram interesse, seguido da análise do vídeo e da roda de leitura, porém, todos os momentos tiveram um público que se agradou, mostrando a importância de se trabalhar todos. Desta forma, pode-se concluir que os três momentos foram ótimos aliados para se tratar conteúdos, além disso, juntos são complementares, sendo a sequência didática uma estratégia fundamental para o ensino, pois abrange várias formas de compreensão em um único conteúdo.