Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos

Os morcegos exercem grande papel ecológico no reflorestamento, através da dispersão de sementes, da polinização e no controle de pragas ao se alimentarem de insetos. No entanto, estão envoltos por muitos mitos, lendas, sendo assim mal compreendidos pela população, considerados, em muitos casos, s...

Full description

Main Author: LINDOZO, Camila Ingrid da Silva
Other Authors: SILVA, Luiz Augustinho Menezes da
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28945
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
id ir-123456789-28945
recordtype dspace
spelling ir-123456789-289452019-02-06T05:04:35Z Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos LINDOZO, Camila Ingrid da Silva SILVA, Luiz Augustinho Menezes da http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 Quirópteros Estratégias Didáticas Ensino Fundamental ::Ciências Biológicas Os morcegos exercem grande papel ecológico no reflorestamento, através da dispersão de sementes, da polinização e no controle de pragas ao se alimentarem de insetos. No entanto, estão envoltos por muitos mitos, lendas, sendo assim mal compreendidos pela população, considerados, em muitos casos, sem importância ou com atributos relacionados aos aspectos negativos. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a relevância de uma sequência didática no ensino dos quirópteros envolvendo o fundamental II, como o intuito de desmistifica-los e mostrar sua importância. A metodologia consistiu em uma sequência didática contendo três etapas: análise do vídeo, rodas de leitura e exposição de coleção zoológica. No que se refere a avaliação desses processos dados qualitativos sobre o comportamento e questionamentos dos envolvidos na pesquisa, bem como, questionário de percepção destes sobre a sequência foram utilizados. Esta pesquisa consiste em uma analise quali/quantitativa baseada na categorização de Bardin. Os resultados demonstraram que, dos três momentos, ficou evidente que o de exposição da coleção didática foi o que os alunos mais participaram e demonstraram interesse, seguido da análise do vídeo e da roda de leitura, porém, todos os momentos tiveram um público que se agradou, mostrando a importância de se trabalhar todos. Desta forma, pode-se concluir que os três momentos foram ótimos aliados para se tratar conteúdos, além disso, juntos são complementares, sendo a sequência didática uma estratégia fundamental para o ensino, pois abrange várias formas de compreensão em um único conteúdo. Bats play a major ecological role in reforestation, through seed dispersal, pollination and pest control when feeding on insects. However, they are surrounded by many myths, legends, and thus poorly understood by the population, considered in many cases unimportant or with attributes related to the negative aspects. This research had as objective to evaluate the relevance of a didactic sequence in the teaching of the bats involving the fundamental II, in order to demystify them and show their importance. The methodology consisted of a didactic sequence containing three stages: video analysis, reading wheels and exhibition of zoological collection. Regarding the evaluation of these processes qualitative data on the behavior and questions of those involved in the research, as well as, questionnaire of perception of these on the sequence were used. This research consists of a qualitative/quantitative analysis based on the categorization of Bardin. The results showed that, from the three moments, it was evident that the exposition of the didactic collection was what the students most participated and showed interest, followed by the analysis of the video and the reading wheel, however, every moment had an audience that was pleased, showing the importance of working everyone. In this way, it can be concluded that the three moments were excellent allies to deal with content, in addition, together they are complementary, the didactic sequence being a fundamental strategy for teaching, since it encompasses several forms of comprehension in a single content. 2019-02-05T14:36:31Z 2019-02-05T14:36:31Z 2018-12-04 2019-02-05 bachelorThesis LINDOZO, C. I. S. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28945 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 45 p.
institution REPOSITORIO UFPE
collection REPOSITORIO UFPE
language por
topic Quirópteros
Estratégias Didáticas
Ensino Fundamental
::Ciências Biológicas
spellingShingle Quirópteros
Estratégias Didáticas
Ensino Fundamental
::Ciências Biológicas
LINDOZO, Camila Ingrid da Silva
Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos
description Os morcegos exercem grande papel ecológico no reflorestamento, através da dispersão de sementes, da polinização e no controle de pragas ao se alimentarem de insetos. No entanto, estão envoltos por muitos mitos, lendas, sendo assim mal compreendidos pela população, considerados, em muitos casos, sem importância ou com atributos relacionados aos aspectos negativos. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a relevância de uma sequência didática no ensino dos quirópteros envolvendo o fundamental II, como o intuito de desmistifica-los e mostrar sua importância. A metodologia consistiu em uma sequência didática contendo três etapas: análise do vídeo, rodas de leitura e exposição de coleção zoológica. No que se refere a avaliação desses processos dados qualitativos sobre o comportamento e questionamentos dos envolvidos na pesquisa, bem como, questionário de percepção destes sobre a sequência foram utilizados. Esta pesquisa consiste em uma analise quali/quantitativa baseada na categorização de Bardin. Os resultados demonstraram que, dos três momentos, ficou evidente que o de exposição da coleção didática foi o que os alunos mais participaram e demonstraram interesse, seguido da análise do vídeo e da roda de leitura, porém, todos os momentos tiveram um público que se agradou, mostrando a importância de se trabalhar todos. Desta forma, pode-se concluir que os três momentos foram ótimos aliados para se tratar conteúdos, além disso, juntos são complementares, sendo a sequência didática uma estratégia fundamental para o ensino, pois abrange várias formas de compreensão em um único conteúdo.
author2 SILVA, Luiz Augustinho Menezes da
format bachelorThesis
author LINDOZO, Camila Ingrid da Silva
author_sort LINDOZO, Camila Ingrid da Silva
title Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos
title_short Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos
title_full Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos
title_fullStr Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos
title_full_unstemmed Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos
title_sort uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos
publishDate 2019
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28945
_version_ 1641987503606988800
score 13.657419