Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos
Os morcegos exercem grande papel ecológico no reflorestamento, através da dispersão de sementes, da polinização e no controle de pragas ao se alimentarem de insetos. No entanto, estão envoltos por muitos mitos, lendas, sendo assim mal compreendidos pela população, considerados, em muitos casos, s...
Main Author: | LINDOZO, Camila Ingrid da Silva |
---|---|
Other Authors: | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28945 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-28945 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-289452019-02-06T05:04:35Z Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos LINDOZO, Camila Ingrid da Silva SILVA, Luiz Augustinho Menezes da http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 Quirópteros Estratégias Didáticas Ensino Fundamental ::Ciências Biológicas Os morcegos exercem grande papel ecológico no reflorestamento, através da dispersão de sementes, da polinização e no controle de pragas ao se alimentarem de insetos. No entanto, estão envoltos por muitos mitos, lendas, sendo assim mal compreendidos pela população, considerados, em muitos casos, sem importância ou com atributos relacionados aos aspectos negativos. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a relevância de uma sequência didática no ensino dos quirópteros envolvendo o fundamental II, como o intuito de desmistifica-los e mostrar sua importância. A metodologia consistiu em uma sequência didática contendo três etapas: análise do vídeo, rodas de leitura e exposição de coleção zoológica. No que se refere a avaliação desses processos dados qualitativos sobre o comportamento e questionamentos dos envolvidos na pesquisa, bem como, questionário de percepção destes sobre a sequência foram utilizados. Esta pesquisa consiste em uma analise quali/quantitativa baseada na categorização de Bardin. Os resultados demonstraram que, dos três momentos, ficou evidente que o de exposição da coleção didática foi o que os alunos mais participaram e demonstraram interesse, seguido da análise do vídeo e da roda de leitura, porém, todos os momentos tiveram um público que se agradou, mostrando a importância de se trabalhar todos. Desta forma, pode-se concluir que os três momentos foram ótimos aliados para se tratar conteúdos, além disso, juntos são complementares, sendo a sequência didática uma estratégia fundamental para o ensino, pois abrange várias formas de compreensão em um único conteúdo. Bats play a major ecological role in reforestation, through seed dispersal, pollination and pest control when feeding on insects. However, they are surrounded by many myths, legends, and thus poorly understood by the population, considered in many cases unimportant or with attributes related to the negative aspects. This research had as objective to evaluate the relevance of a didactic sequence in the teaching of the bats involving the fundamental II, in order to demystify them and show their importance. The methodology consisted of a didactic sequence containing three stages: video analysis, reading wheels and exhibition of zoological collection. Regarding the evaluation of these processes qualitative data on the behavior and questions of those involved in the research, as well as, questionnaire of perception of these on the sequence were used. This research consists of a qualitative/quantitative analysis based on the categorization of Bardin. The results showed that, from the three moments, it was evident that the exposition of the didactic collection was what the students most participated and showed interest, followed by the analysis of the video and the reading wheel, however, every moment had an audience that was pleased, showing the importance of working everyone. In this way, it can be concluded that the three moments were excellent allies to deal with content, in addition, together they are complementary, the didactic sequence being a fundamental strategy for teaching, since it encompasses several forms of comprehension in a single content. 2019-02-05T14:36:31Z 2019-02-05T14:36:31Z 2018-12-04 2019-02-05 bachelorThesis LINDOZO, C. I. S. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28945 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 45 p. |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Quirópteros Estratégias Didáticas Ensino Fundamental ::Ciências Biológicas |
spellingShingle |
Quirópteros Estratégias Didáticas Ensino Fundamental ::Ciências Biológicas LINDOZO, Camila Ingrid da Silva Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos |
description |
Os morcegos exercem grande papel ecológico no reflorestamento, através da
dispersão de sementes, da polinização e no controle de pragas ao se alimentarem
de insetos. No entanto, estão envoltos por muitos mitos, lendas, sendo assim mal
compreendidos pela população, considerados, em muitos casos, sem importância ou
com atributos relacionados aos aspectos negativos. Esta pesquisa teve como
objetivo avaliar a relevância de uma sequência didática no ensino dos quirópteros
envolvendo o fundamental II, como o intuito de desmistifica-los e mostrar sua
importância. A metodologia consistiu em uma sequência didática contendo três
etapas: análise do vídeo, rodas de leitura e exposição de coleção zoológica. No que
se refere a avaliação desses processos dados qualitativos sobre o comportamento e
questionamentos dos envolvidos na pesquisa, bem como, questionário de percepção
destes sobre a sequência foram utilizados. Esta pesquisa consiste em uma analise
quali/quantitativa baseada na categorização de Bardin. Os resultados demonstraram
que, dos três momentos, ficou evidente que o de exposição da coleção didática foi o
que os alunos mais participaram e demonstraram interesse, seguido da análise do
vídeo e da roda de leitura, porém, todos os momentos tiveram um público que se
agradou, mostrando a importância de se trabalhar todos. Desta forma, pode-se
concluir que os três momentos foram ótimos aliados para se tratar conteúdos, além
disso, juntos são complementares, sendo a sequência didática uma estratégia
fundamental para o ensino, pois abrange várias formas de compreensão em um
único conteúdo. |
author2 |
SILVA, Luiz Augustinho Menezes da |
format |
bachelorThesis |
author |
LINDOZO, Camila Ingrid da Silva |
author_sort |
LINDOZO, Camila Ingrid da Silva |
title |
Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos |
title_short |
Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos |
title_full |
Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos |
title_fullStr |
Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos |
title_full_unstemmed |
Uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos |
title_sort |
uso de estratégias didáticas no ensino fundamental para a desmistificação dos morcegos |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28945 |
_version_ |
1641987503606988800 |
score |
13.657419 |