A dançaterapia no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: uma revisão bibliográfica

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um agrupamento de desordens neurológicas, responsáveis por afetar o desenvolvimento neuropsicomotor de indivíduos. Dentre as caracteristcas das pessoas com TEA pode-se descatar principalmente três: dificuldade em comunicar-se verbal e não verbalmente; com...

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Main Author: SILVA, Maria Lavinia Tomas da
Other Authors: HELEGDA, Lara Colognese
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28974
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Summary: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um agrupamento de desordens neurológicas, responsáveis por afetar o desenvolvimento neuropsicomotor de indivíduos. Dentre as caracteristcas das pessoas com TEA pode-se descatar principalmente três: dificuldade em comunicar-se verbal e não verbalmente; comportamentos repetitivos de movimentos e dificuldade na interação social. Além disso, as crianças exibem dificuldade na capacidade de imitar gestos e dificuldade de expressar-se utilizando gestos espontaneamente, tendo assim a interação social prejudicada e reduzida. Desde cedo algumas crianças com TEA já apresentam sintomas de disfunção motora e danos sensoriais. Com base em estudos prévios, foi observado que a dançaterapia possui efeitos positivos para o indivíduo praticante da modalidade, capacitando o método como um meio de intervenção a ser experimentado no tratamento de diversas patologias físicas e mentais, incluindo o TEA. A partir disso, foi considerado que a dançaterapia com os seus benefícios atrelados, seria capaz de estimular o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com TEA, podendo ser trabalhadas também na escola através das abordagens pedagógicas da Educação Física: Psicomotricidade e Desenvolvimentista. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo de caráter qualitativo e descritivo sobre os impactos positivos das aulas de dançaterapia na vida de crianças e adolescentes com TEA, especificamente no desenvolvimento de suas habilidades motoras. A metodologia se deu através de uma revisão da literatura, entre janeiro e novembro de 2018, nas bases de dados PUBMED (MEDLINE), BIREME (LILACS), SCIELO e Google Acadêmico, além de livros consultados na Biblioteca do Centro Acadêmico de Vitória. Concluiu-se que a dançaterapia possui eficácia no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com TEA, além da melhora da sua expressão corporal, auxiliando a comunicação e interação social; e que para avaliar a eficácia destas aulas no ambiente escolar, se faz necessário a iniciação da aplicabilidade desta modalidade de dança na escola.