A dançaterapia no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: uma revisão bibliográfica
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um agrupamento de desordens neurológicas, responsáveis por afetar o desenvolvimento neuropsicomotor de indivíduos. Dentre as caracteristcas das pessoas com TEA pode-se descatar principalmente três: dificuldade em comunicar-se verbal e não verbalmente; com...
Main Author: | SILVA, Maria Lavinia Tomas da |
---|---|
Other Authors: | HELEGDA, Lara Colognese |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28974 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um agrupamento de desordens
neurológicas, responsáveis por afetar o desenvolvimento neuropsicomotor de
indivíduos. Dentre as caracteristcas das pessoas com TEA pode-se descatar
principalmente três: dificuldade em comunicar-se verbal e não verbalmente;
comportamentos repetitivos de movimentos e dificuldade na interação social. Além
disso, as crianças exibem dificuldade na capacidade de imitar gestos e dificuldade
de expressar-se utilizando gestos espontaneamente, tendo assim a interação social
prejudicada e reduzida. Desde cedo algumas crianças com TEA já apresentam
sintomas de disfunção motora e danos sensoriais. Com base em estudos prévios, foi
observado que a dançaterapia possui efeitos positivos para o indivíduo praticante da
modalidade, capacitando o método como um meio de intervenção a ser
experimentado no tratamento de diversas patologias físicas e mentais, incluindo o
TEA. A partir disso, foi considerado que a dançaterapia com os seus benefícios
atrelados, seria capaz de estimular o desenvolvimento motor de crianças e
adolescentes com TEA, podendo ser trabalhadas também na escola através das
abordagens pedagógicas da Educação Física: Psicomotricidade e
Desenvolvimentista. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo de caráter
qualitativo e descritivo sobre os impactos positivos das aulas de dançaterapia na
vida de crianças e adolescentes com TEA, especificamente no desenvolvimento de
suas habilidades motoras. A metodologia se deu através de uma revisão da
literatura, entre janeiro e novembro de 2018, nas bases de dados PUBMED
(MEDLINE), BIREME (LILACS), SCIELO e Google Acadêmico, além de livros
consultados na Biblioteca do Centro Acadêmico de Vitória. Concluiu-se que a
dançaterapia possui eficácia no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes
com TEA, além da melhora da sua expressão corporal, auxiliando a comunicação e
interação social; e que para avaliar a eficácia destas aulas no ambiente escolar, se
faz necessário a iniciação da aplicabilidade desta modalidade de dança na escola. |
---|