A dançaterapia no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: uma revisão bibliográfica

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um agrupamento de desordens neurológicas, responsáveis por afetar o desenvolvimento neuropsicomotor de indivíduos. Dentre as caracteristcas das pessoas com TEA pode-se descatar principalmente três: dificuldade em comunicar-se verbal e não verbalmente; com...

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Main Author: SILVA, Maria Lavinia Tomas da
Other Authors: HELEGDA, Lara Colognese
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28974
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spelling ir-123456789-289742019-02-07T05:06:32Z A dançaterapia no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: uma revisão bibliográfica SILVA, Maria Lavinia Tomas da HELEGDA, Lara Colognese http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4202661E4 Dançaterapia Transtorno do Espectro Autista Desenvolvimento Motor ::Ciências da Saúde O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um agrupamento de desordens neurológicas, responsáveis por afetar o desenvolvimento neuropsicomotor de indivíduos. Dentre as caracteristcas das pessoas com TEA pode-se descatar principalmente três: dificuldade em comunicar-se verbal e não verbalmente; comportamentos repetitivos de movimentos e dificuldade na interação social. Além disso, as crianças exibem dificuldade na capacidade de imitar gestos e dificuldade de expressar-se utilizando gestos espontaneamente, tendo assim a interação social prejudicada e reduzida. Desde cedo algumas crianças com TEA já apresentam sintomas de disfunção motora e danos sensoriais. Com base em estudos prévios, foi observado que a dançaterapia possui efeitos positivos para o indivíduo praticante da modalidade, capacitando o método como um meio de intervenção a ser experimentado no tratamento de diversas patologias físicas e mentais, incluindo o TEA. A partir disso, foi considerado que a dançaterapia com os seus benefícios atrelados, seria capaz de estimular o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com TEA, podendo ser trabalhadas também na escola através das abordagens pedagógicas da Educação Física: Psicomotricidade e Desenvolvimentista. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo de caráter qualitativo e descritivo sobre os impactos positivos das aulas de dançaterapia na vida de crianças e adolescentes com TEA, especificamente no desenvolvimento de suas habilidades motoras. A metodologia se deu através de uma revisão da literatura, entre janeiro e novembro de 2018, nas bases de dados PUBMED (MEDLINE), BIREME (LILACS), SCIELO e Google Acadêmico, além de livros consultados na Biblioteca do Centro Acadêmico de Vitória. Concluiu-se que a dançaterapia possui eficácia no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com TEA, além da melhora da sua expressão corporal, auxiliando a comunicação e interação social; e que para avaliar a eficácia destas aulas no ambiente escolar, se faz necessário a iniciação da aplicabilidade desta modalidade de dança na escola. Autism Spectrum Disorder (ASD) is a grouping of neurological disorders, responsible for affecting the neuropsychomotor development of individuals. Among the characteristics of people with ASD can be mainly three: difficulty in communicating verbally and non-verbally; repetitive behavior of movements and difficulty in social interaction. In addition, children exhibit difficulty in imitating gestures and difficulty expressing themselves using gestures spontaneously, thus having impaired and reduced social interaction. Early on, some children with ASD already have symptoms of motor dysfunction and sensory damage. Based on previous studies, it was observed that the dance therapy has positive effects for the individual practicing the modality, enabling the method as a means of intervention to be tried in the treatment of various physical and mental disorders, including ASD. From that, it was considered that the dance therapy with its benefits linked, would be able to stimulate the motor development of children and adolescents with ASD, and can be worked also in the school through the pedagogical approaches of Physical Education: Psychomotricity and Developmental. The objective of this work was to conduct a qualitative and descriptive study about the positive impacts of dance classes on the life of children and adolescents with ASD, specifically on the development of their motor skills. The methodology was based on a review of the literature, between January and November of 2018, in the databases PUBMED (MEDLINE), BIREME (LILACS), SCIELO and Google Academic, in addition to books consulted in the Library of the Academic Center of Vitória. It was concluded that the dance therapy has efficacy in the motor development of children and adolescents with ASD, besides the improvement of their corporal expression, aiding communication and social interaction; and that in order to evaluate the effectiveness of these classes in the school environment, it is necessary to initiate the applicability of this type of dance in school. 2019-02-06T17:55:21Z 2019-02-06T17:55:21Z 2018-12-07 2019-02-06 bachelorThesis SILVA, M. L. T. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28974 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 40 p.
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SILVA, Maria Lavinia Tomas da
A dançaterapia no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: uma revisão bibliográfica
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