Incentivo à docência no Brasil: Políticas e prática
O presente trabalho tem como objetivo pensar as políticas públicas em seu contexto mais amplo, procurando compreender o potencial da proposta e que elementos da realidade concreta atuam como obstáculos para seu pleno sucesso. Nesse contexto a temática: incentivo à docência no brasil partindo do q...
Main Author: | OLIVEIRA, Maria Joseane da Silva |
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Other Authors: | SALDANHA, Renato Machado |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28975 |
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Summary: |
O presente trabalho tem como objetivo pensar as políticas públicas em seu contexto
mais amplo, procurando compreender o potencial da proposta e que elementos da
realidade concreta atuam como obstáculos para seu pleno sucesso. Nesse contexto
a temática: incentivo à docência no brasil partindo do questionamento das políticas e
práticas, seguirá com destaque nas inquietações no incentivo do ser professor, onde
possibilita a desmotivação aos jovens para iniciação à docência. Neste caso propõese um maior aprofundamento nos objetivos do programa institucional de bolsas de
iniciação à docência (PIBID) tendo como objetivo incentivar a carreira docente aos
estudantes do ensino superior. Por meio disso quais os limites e contradições das
políticas de incentivo à docência no Brasil? Desta forma, neste trabalho, pretendo
me debruçar sobre o PIBID no período de (2014-2017) buscando referir sobre as
possibilidades, limites e contradições desse programa. sendo substituído pela
residência pedagógica e pelo “Novo” PIBID que traz os objetivos do PIBID de modo
fragmentado. Por fim, concluímos que a conjuntura coloca determinantes, que
impedem que esse programa chegue aos objetivos propostos. Ainda assim,
apontamos que a substituição do programa é um retrocesso, que nos afasta ainda
mais do objetivo pretendido. |
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