Incentivo à docência no Brasil: Políticas e prática

O presente trabalho tem como objetivo pensar as políticas públicas em seu contexto mais amplo, procurando compreender o potencial da proposta e que elementos da realidade concreta atuam como obstáculos para seu pleno sucesso. Nesse contexto a temática: incentivo à docência no brasil partindo do q...

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Main Author: OLIVEIRA, Maria Joseane da Silva
Other Authors: SALDANHA, Renato Machado
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28975
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spelling ir-123456789-289752019-10-26T06:29:06Z Incentivo à docência no Brasil: Políticas e prática OLIVEIRA, Maria Joseane da Silva SALDANHA, Renato Machado http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248754J2 PIBID Formação Docente Política Pública ::Ciências da Saúde O presente trabalho tem como objetivo pensar as políticas públicas em seu contexto mais amplo, procurando compreender o potencial da proposta e que elementos da realidade concreta atuam como obstáculos para seu pleno sucesso. Nesse contexto a temática: incentivo à docência no brasil partindo do questionamento das políticas e práticas, seguirá com destaque nas inquietações no incentivo do ser professor, onde possibilita a desmotivação aos jovens para iniciação à docência. Neste caso propõese um maior aprofundamento nos objetivos do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) tendo como objetivo incentivar a carreira docente aos estudantes do ensino superior. Por meio disso quais os limites e contradições das políticas de incentivo à docência no Brasil? Desta forma, neste trabalho, pretendo me debruçar sobre o PIBID no período de (2014-2017) buscando referir sobre as possibilidades, limites e contradições desse programa. sendo substituído pela residência pedagógica e pelo “Novo” PIBID que traz os objetivos do PIBID de modo fragmentado. Por fim, concluímos que a conjuntura coloca determinantes, que impedem que esse programa chegue aos objetivos propostos. Ainda assim, apontamos que a substituição do programa é um retrocesso, que nos afasta ainda mais do objetivo pretendido. The present work aims to think public policies in their broader context, seeking to understand the potential of the proposal and that concrete elements of reality act as obstacles to their full success. In this context, the theme of encouraging teaching in Brazil, based on the questioning of policies and practices, will continue to be highlighted in the concerns about the incentive to be a teacher, where it enables demotivation for youngsters to begin teaching. In this case, it is proposed to deepen the objectives of the institutional program of scholarships for teaching (PIBID) with the objective of encouraging the teaching career of students of higher education. What are the limits and contradictions of policies to encourage teaching in Brazil? In this way, in this work, I intend to focus on the PIBID in the period of (2014-2017) trying to refer to the possibilities, limits and contradictions of this program. being replaced by the pedagogical residency and by the "New" PIBID that brings the objectives of PIBID in a fragmented way. Finally, we conclude that the conjuncture places determinants, which prevent this program from achieving its objectives. Still, we point out that the replacement of the program is a setback, which further distances us from the intended objective. 2019-02-06T18:00:38Z 2019-02-06T18:00:38Z 2018-12-11 2019-02 bachelorThesis OLIVEIRA, M. J. S. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28975 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 27 p. application/pdf
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