A participação nas aulas de Educação Física e a prática esportiva na escola podem influenciar a orientação esportiva paralímpica em pessoas com deficiência severa? Um estudo retrospectivo
A prática de pessoas com deficiência em atividades esportivas é uma grande aliada à promoção da qualidade de vida, a bocha adaptada atualmente é um dos esportes que mais inclui, por se tratar de uma modalidade com muitas classes funcionais, abrangendo múltiplas deficiências, inclusive deficiência...
Main Author: | AMORIM, Ângelo de Oliveira |
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Other Authors: | OLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28993 |
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Summary: |
A prática de pessoas com deficiência em atividades esportivas é uma grande aliada
à promoção da qualidade de vida, a bocha adaptada atualmente é um dos esportes
que mais inclui, por se tratar de uma modalidade com muitas classes funcionais,
abrangendo múltiplas deficiências, inclusive deficiências severas. O presente
trabalho teve como objetivo avaliar a influência das aulas de educação física e a
prática esportiva na escola por estudantes com deficiência para uma orientação
esportiva paralímpica. Para realização deste trabalho foi aplicado um questionário a
respeito das experiências com a educação física escolar e a prática esportiva nos
treinos e em campeonatos de bocha adaptada. Foram avaliados 26 praticantes de
bocha adaptada, a maioria é do gênero masculino, possuem paralisia cerebral, não
participaram de educação física ou de alguma modalidade esportiva no período da
escola. A escola pode e deve ser um espaço para que os estudantes com
deficiência tenham uma orientação esportiva. |
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