A participação nas aulas de Educação Física e a prática esportiva na escola podem influenciar a orientação esportiva paralímpica em pessoas com deficiência severa? Um estudo retrospectivo
A prática de pessoas com deficiência em atividades esportivas é uma grande aliada à promoção da qualidade de vida, a bocha adaptada atualmente é um dos esportes que mais inclui, por se tratar de uma modalidade com muitas classes funcionais, abrangendo múltiplas deficiências, inclusive deficiência...
Main Author: | AMORIM, Ângelo de Oliveira |
---|---|
Other Authors: | OLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de |
Format: | bachelorThesis |
Language: | por |
Published: |
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28993 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-28993 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-289932019-02-07T05:06:31Z A participação nas aulas de Educação Física e a prática esportiva na escola podem influenciar a orientação esportiva paralímpica em pessoas com deficiência severa? Um estudo retrospectivo AMORIM, Ângelo de Oliveira OLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274924U5 Bocha Educação Física para Deficientes Educação Física Escolar ::Ciências da Saúde A prática de pessoas com deficiência em atividades esportivas é uma grande aliada à promoção da qualidade de vida, a bocha adaptada atualmente é um dos esportes que mais inclui, por se tratar de uma modalidade com muitas classes funcionais, abrangendo múltiplas deficiências, inclusive deficiências severas. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência das aulas de educação física e a prática esportiva na escola por estudantes com deficiência para uma orientação esportiva paralímpica. Para realização deste trabalho foi aplicado um questionário a respeito das experiências com a educação física escolar e a prática esportiva nos treinos e em campeonatos de bocha adaptada. Foram avaliados 26 praticantes de bocha adaptada, a maioria é do gênero masculino, possuem paralisia cerebral, não participaram de educação física ou de alguma modalidade esportiva no período da escola. A escola pode e deve ser um espaço para que os estudantes com deficiência tenham uma orientação esportiva. The practice of sporting activities is one of the greatest allies of life promotion, an adapted trend for sports which in turn includes a trend of many class classes, including multiple disabilities, including severe disabilities. The objective of this study was to evaluate the influence of physical education classes and sports practice in school by students with disabilities for a paralympic sports orientation. For the accomplishment of this work a questionnaire was applied regarding the experiences with the school physical education and the sport practice in the trainings and in adapted boules championships. We evaluated 26 practitioners of adapted boules, most of them male, with cerebral palsy, did not participate in physical education or some sporting modality during the school period. The school can and should be a space for students with disabilities to have a sports orientation. 2019-02-06T19:25:29Z 2019-02-06T19:25:29Z 2018-12-19 2019-02-06 bachelorThesis AMORIM, A. O. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28993 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ 32 p. |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Bocha Educação Física para Deficientes Educação Física Escolar ::Ciências da Saúde |
spellingShingle |
Bocha Educação Física para Deficientes Educação Física Escolar ::Ciências da Saúde AMORIM, Ângelo de Oliveira A participação nas aulas de Educação Física e a prática esportiva na escola podem influenciar a orientação esportiva paralímpica em pessoas com deficiência severa? Um estudo retrospectivo |
description |
A prática de pessoas com deficiência em atividades esportivas é uma grande aliada
à promoção da qualidade de vida, a bocha adaptada atualmente é um dos esportes
que mais inclui, por se tratar de uma modalidade com muitas classes funcionais,
abrangendo múltiplas deficiências, inclusive deficiências severas. O presente
trabalho teve como objetivo avaliar a influência das aulas de educação física e a
prática esportiva na escola por estudantes com deficiência para uma orientação
esportiva paralímpica. Para realização deste trabalho foi aplicado um questionário a
respeito das experiências com a educação física escolar e a prática esportiva nos
treinos e em campeonatos de bocha adaptada. Foram avaliados 26 praticantes de
bocha adaptada, a maioria é do gênero masculino, possuem paralisia cerebral, não
participaram de educação física ou de alguma modalidade esportiva no período da
escola. A escola pode e deve ser um espaço para que os estudantes com
deficiência tenham uma orientação esportiva. |
author2 |
OLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de |
format |
bachelorThesis |
author |
AMORIM, Ângelo de Oliveira |
author_sort |
AMORIM, Ângelo de Oliveira |
title |
A participação nas aulas de Educação Física e a prática esportiva na escola podem influenciar a orientação esportiva paralímpica em pessoas com deficiência severa? Um estudo retrospectivo |
title_short |
A participação nas aulas de Educação Física e a prática esportiva na escola podem influenciar a orientação esportiva paralímpica em pessoas com deficiência severa? Um estudo retrospectivo |
title_full |
A participação nas aulas de Educação Física e a prática esportiva na escola podem influenciar a orientação esportiva paralímpica em pessoas com deficiência severa? Um estudo retrospectivo |
title_fullStr |
A participação nas aulas de Educação Física e a prática esportiva na escola podem influenciar a orientação esportiva paralímpica em pessoas com deficiência severa? Um estudo retrospectivo |
title_full_unstemmed |
A participação nas aulas de Educação Física e a prática esportiva na escola podem influenciar a orientação esportiva paralímpica em pessoas com deficiência severa? Um estudo retrospectivo |
title_sort |
participação nas aulas de educação física e a prática esportiva na escola podem influenciar a orientação esportiva paralímpica em pessoas com deficiência severa? um estudo retrospectivo |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28993 |
_version_ |
1641987509848113152 |
score |
13.657419 |