A relação entre compreensão leitora e prosódia em crianças
A compreensão leitora consiste na construção de significados, por meio de geração de inferências, ao articular informações explícitas no texto com o conhecimento de mundo do leitor. A prosódia, faceta da fluência em leitura ao lado da precisão e automatismo, se caracteriza pelo uso apropriado do fra...
Main Author: | BARROS, Maria Tarciana de Almeida |
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Other Authors: | SPINILLO, Alina Galvão |
Format: | doctoralThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29503 |
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ir-123456789-295032019-02-27T05:05:33Z A relação entre compreensão leitora e prosódia em crianças BARROS, Maria Tarciana de Almeida SPINILLO, Alina Galvão http://lattes.cnpq.br/3240256266376510 http://lattes.cnpq.br/9699640984791832 Psicologia cognitiva Crianças - Livros e leitura Compreensão na leitura Prosódia A compreensão leitora consiste na construção de significados, por meio de geração de inferências, ao articular informações explícitas no texto com o conhecimento de mundo do leitor. A prosódia, faceta da fluência em leitura ao lado da precisão e automatismo, se caracteriza pelo uso apropriado do fraseado e da expressividade para transmitir um significado ao longo de um texto. A relação entre compreensão leitora e prosódia ainda é tema controverso nas pesquisas. Sobre isso, foram identificados quatro grupos de pesquisas: 1) a prosódia é um indicador da compreensão leitora; 2) a prosódia tem efeito facilitador sobre a compreensão leitora; 3) há uma relação de reciprocidade entre esses dois construtos; e 4) há pouca relação evidente entre esses dois construtos. A presente pesquisa buscou esclarecer essa discussão por meio de dois estudos: Estudo 1) examinou a relação entre prosódia e compreensão leitora em crianças no 3º e no 5º ano, e Estudo 2) examinou essa relação de maneira mais específica, explorando o papel da prosódia na situação de leitura (oral vs. silenciosa), bem como na leitura de textos marcados por diferentes tipos de discurso (discurso direto vs. discurso indireto). A prosódia foi avaliada por meio da leitura de texto em voz alta, sendo em seguida utilizada a Escala Multidimensional da Fluência. A compreensão leitora foi avaliada com enfoque em perguntas inferenciais, realizadas após a leitura dos textos. Após a análise dos dados, por meio da avalição de juízes independentes, foi utilizado o SPSS para tratamento estatístico dos resultados. Os resultados do Estudo 1 apontam que a relação entre prosódia e compreensão leitora muda ao longo da escolaridade. No 3º ano, observou-se esta relação, sendo que o fraseado se sobressaiu em relação às outras dimensões da prosódia. Por sua vez, no 5º ano, essa a relação se mostrou ainda mais forte, mas não houve uma dimensão da prosódia que se destacou em relação às outras. Os resultados do Estudo 2 corroboram com o grupo de pesquisas que defende a prosódia como facilitadora da compreensão, pois crianças com escores mais altos em prosódia também apresentaram respostas de compreensão mais sofisticadas. Além disso, a leitura oral e o texto marcado pelo discurso direto também propiciaram respostas de compreensão mais sofisticadas, em crianças com escores baixos ou altos em prosódia. São apontadas perspectivas para pesquisas futuras e implicações educacionais. The reading comprehension consists in the construction of meanings, through the generation of inferences, by articulating explicit information in the text with the reader's world knowledge. The prosody, facet of fluency in reading along with precision and automatism, is characterized by the proper use of phrasing and expressiveness to convey meaning throughout a text. The relationship between reading comprehension and prosody is still a controversial theme in the researches. About this, four research groups were identified: 1) the prosody is an indicator of reading comprehension; 2) the prosody has a facilitating effect on reading comprehension; 3) there is a reciprocal relationship between these two constructs; and 4) there is low evident relationship between these two constructs. The present research sought to clarify this discussion through two studies: Study 1) examined the relationship between prosody and comprehension of texts in children in the 3rd and 5th grades, and Study 2) examined this relationship more specifically, exploring the role of prosody in the situation of reading (oral vs. silent), as well as in the reading of texts marked by different types of discourse (direct discourse vs. indirect discourse). The prosody was evaluated by reading texts aloud, and then using the Multidimensional Fluency Scale. The reading comprehension was evaluated with a focus on inferential questions, performed after reading the texts. After the analysis of the data, through the evaluation of independent judges, the SPSS was used for statistical treatment of the results. The results of Study 1 indicate that the relationship between prosody and reading comprehension changes throughout schooling. In the 3rd grade, this relation was observed, being that the phrasing was outstanding when compared to the other dimensions of prosody. In turn, in the 5th grade, this relationship was even stronger, but there was not a dimension of prosody that stood out in relation to the others. The results of Study 2 corroborate with the research group that advocates prosody as a facilitator of comprehension, since children with higher prosody scores also presented more sophisticated comprehension responses. In addition, oral reading and text marked by direct speech also provided more sophisticated comprehension responses, in children with low or high scores in prosody. The facilitating role of prosody in understanding is discussed as an important educational implication. Prospects are pointed out for future research and educational implications. 2019-02-26T22:16:37Z 2019-02-26T22:16:37Z 2017-12-06 doctoralThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29503 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva |
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Psicologia cognitiva Crianças - Livros e leitura Compreensão na leitura Prosódia |
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Psicologia cognitiva Crianças - Livros e leitura Compreensão na leitura Prosódia BARROS, Maria Tarciana de Almeida A relação entre compreensão leitora e prosódia em crianças |
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A compreensão leitora consiste na construção de significados, por meio de geração de inferências, ao articular informações explícitas no texto com o conhecimento de mundo do leitor. A prosódia, faceta da fluência em leitura ao lado da precisão e automatismo, se caracteriza pelo uso apropriado do fraseado e da expressividade para transmitir um significado ao longo de um texto. A relação entre compreensão leitora e prosódia ainda é tema controverso nas pesquisas. Sobre isso, foram identificados quatro grupos de pesquisas: 1) a prosódia é um indicador da compreensão leitora; 2) a prosódia tem efeito facilitador sobre a compreensão leitora; 3) há uma relação de reciprocidade entre esses dois construtos; e 4) há pouca relação evidente entre esses dois construtos. A presente pesquisa buscou esclarecer essa discussão por meio de dois estudos: Estudo 1) examinou a relação entre prosódia e compreensão leitora em crianças no 3º e no 5º ano, e Estudo 2) examinou essa relação de maneira mais específica, explorando o papel da prosódia na situação de leitura (oral vs. silenciosa), bem como na leitura de textos marcados por diferentes tipos de discurso (discurso direto vs. discurso indireto). A prosódia foi avaliada por meio da leitura de texto em voz alta, sendo em seguida utilizada a Escala Multidimensional da Fluência. A compreensão leitora foi avaliada com enfoque em perguntas inferenciais, realizadas após a leitura dos textos. Após a análise dos dados, por meio da avalição de juízes independentes, foi utilizado o SPSS para tratamento estatístico dos resultados. Os resultados do Estudo 1 apontam que a relação entre prosódia e compreensão leitora muda ao longo da escolaridade. No 3º ano, observou-se esta relação, sendo que o fraseado se sobressaiu em relação às outras dimensões da prosódia. Por sua vez, no 5º ano, essa a relação se mostrou ainda mais forte, mas não houve uma dimensão da prosódia que se destacou em relação às outras. Os resultados do Estudo 2 corroboram com o grupo de pesquisas que defende a prosódia como facilitadora da compreensão, pois crianças com escores mais altos em prosódia também apresentaram respostas de compreensão mais sofisticadas. Além disso, a leitura oral e o texto marcado pelo discurso direto também propiciaram respostas de compreensão mais sofisticadas, em crianças com escores baixos ou altos em prosódia. São apontadas perspectivas para pesquisas futuras e implicações educacionais. |
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