Construção e validação de um vídeo educacional para a promoção do autocuidado de pacientes com fístula arteriovenosa
A Fístula Arteriovenosa (FAV) consiste na comunicação entre uma artéria e uma veia adjacente confeccionada cirurgicamente. Ela representa o acesso ideal para a realização da hemodiálise, pois permite uma abordagem segura e contínua do sistema vascular, sendo mais durável e associada a menor morbimor...
Main Author: | PESSOA, Natália Ramos Costa |
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Other Authors: | RAMOS, Vânia Pinheiro |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
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Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29618 |
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ir-123456789-296182019-03-12T05:04:37Z Construção e validação de um vídeo educacional para a promoção do autocuidado de pacientes com fístula arteriovenosa PESSOA, Natália Ramos Costa RAMOS, Vânia Pinheiro FRAZÃO, Cecília Maria Farias de Queiroz http://lattes.cnpq.br/2181437139039201 http://lattes.cnpq.br/1188668343623047 Fístula arteriovenosa Insuficiência renal crônica Autocuidado Educação em saúde Tecnologia educacional A Fístula Arteriovenosa (FAV) consiste na comunicação entre uma artéria e uma veia adjacente confeccionada cirurgicamente. Ela representa o acesso ideal para a realização da hemodiálise, pois permite uma abordagem segura e contínua do sistema vascular, sendo mais durável e associada a menor morbimortalidade em comparação com enxertos e cateteres. No entanto, apesar de apresentar menor taxa, algumas complicações podem acontecer, tais como: estenoses, tromboses, fracasso de maturação, edemas de mão, pseudoaneurismas e infecções. Na tentativa de minimizar tais eventos destaca-se a importância de intervenções educativas realizadas pelo enfermeiro para esta clientela, as quais podem representar um artifício para a aquisição de habilidades dos usuários no autocuidado com a fístula. Dessa forma, a Teoria Geral de Enfermagem de Dorothea Orem pode representar um subsídio no planejamento de ações de educação em saúde entre pacientes renais. Diante da problemática, este objetivou validar um vídeo educacional para a promoção do autocuidado com a fístula arteriovenosa entre pacientes renais crônicos. Trata-se de um estudo metodológico, com duas etapas distintas. A primeira etapa seguiu com o levantamento do conteúdo a ser inserido no vídeo educacional, o qual teve como base a Teoria Geral de Enfermagem de Orem. Para tanto, foram identificadas as demandas e o déficit do autocuidado por meio de uma revisão de literatura e da identificação da necessidade de conhecimento de pacientes renais crônicos sobre o autocuidado com a fístula arteriovenosa. Após o levantamento do conteúdo, foi iniciada a segunda etapa com a construção do vídeo considerando os passos de pré-produção, produção e pós-produção propostos por Kindem e Musberguer (2009). Durante a produção do material, foi feita a validação de conteúdo do roteiro construído na pré-produção do vídeo educacional. Nessa etapa, a avaliação de conteúdo foi realizada por enfermeiros na área de nefrologia e por profissionais da comunicação social. A partir desta avaliação, foram realizadas as modificações necessárias, a fim de tornar o vídeo adequado para o público de pacientes renais, sendo lançada a versão final do material. Em relação aos aspectos éticos, o estudo foi realizado em concordância com a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, obtendo aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob o nº de parecer 2.116.879 e CAAE 61705516.0.0000.5208. A partir da busca na literatura, foi possível identificar as demandas de autocuidado relacionadas à fístula, as quais foram descritas de acordo com o período de uso da FAV e com os sinais de alerta relacionados ao acesso. Com relação ao déficit de autocuidado com o acesso, foi observado, durante as entrevistas com pacientes renais, que muitos cuidados eram desconhecidos por eles: cuidados no pré e pós-operatório de confecção da FAV (92,9%) (100%), respectivamente, ações que devem ser evitadas no braço da FAV (99%), identificação dos sinais de infecção (100%) e de sinais de alerta no braço da FAV (99%), além dos cuidados nos casos de hematoma (78,6%). Diante dos dados, deu-se início a construção da sinopse, argumento e roteiro do vídeo educacional com posterior validação de conteúdo do roteiro construído. Assim, com relação à concordância identificada entre os juízes (enfermeiros e profissionais da comunicação) foi possível observar que os seguintes itens apresentaram avaliação negativa: “As ilustrações motivam para a compreensão da mensagem do vídeo” (p=0,001), “A estrutura geral é criativa” (p=0,001), “O ritmo das cenas é cansativo” (p=0,001/p=0,034), “Os personagens/imagens são atrativos para o público alvo” (p=0,006), “As ilustrações refletem aspectos importantes da temática em estudo” (p=0,006) e “As cenas descritas refletem estereótipos ou descriminação” (p=0,008). Diante dos resultados, foram realizadas as modificações necessárias e posterior elaboração do storyboard, seguindo com as etapas de produção e pós-produção a fim de obter a versão final do vídeo. Do exposto, o vídeo educacional para a promoção do autocuidado com a FAV entre pacientes renais, após avaliação criteriosa de juízes enfermeiros e profissionais da comunicação social, foi considerado válido. Arteriovenous Fistula (AVF) consists of the communication between an artery and an adjacent surgically made vein. It represents the ideal access for hemodialysis because it allows a safe and continuous approach to the vascular system, being more durable and associated with lower morbidity and mortality compared to grafts and catheters. However, despite presenting a lower rate, some complications can occur, such as stenosis, thromboses, maturation failure, hand edema, pseudoaneurysms and infections. In an attempt to minimize such events, it is important to highlight the importance of educational interventions performed by the nurse for this clientele, which may represent a trick for the acquisition of users' skills in self-care with the fistula. Thus, Dorothea Orem's General Theory of Nursing may represent a subsidy in the planning of health education actions among renal patients. In view of the problem, this study aims to validate an educational video for the promotion of self-care with arteriovenous fistula among chronic renal patients. This is a methodological study that has gone through two stages. The first stage followed with the survey of the content to be inserted in the educational video, which was based on the General Theory of Nursing of Orem. For this, the demands and the deficit of self-care were identified through a review of the literature and the identification of the need for knowledge of chronic renal patients on self-care with arteriovenous fistula. After the content was lifted, the second stage was started with the construction of the video considering the steps of pre-production, production and post-production proposed by Kindem and Musberguer (2009). During the production of the material, the content of the script built in the pre-production of the educational video was validated. At this stage, content evaluation was performed by nurses in the nephrology area and by media professionals. From this evaluation, the necessary modifications were made in order to make the video more suitable for the public of kidney patients, with the final version of the material being released. Regarding ethical aspects, the study was carried out in accordance with Resolution 466/12 of the National Health Council, obtaining approval from the Research Ethics Committee (CEP), under number of opinion 2.116.879 and CAAE number 61705516.0.0000.5208. As a result of the research, from the search in the literature, it was possible to identify the self-care demands related to the fistula, which were described according to the period of use of the AVF and the alert signs related to access. Regarding the self-care deficit with access, it was observed during interviews with renal patients that many cares was unknown: pre-and post-operative care of AVF (92.9%) (100%), (99%), identification of signs of infection (100%), and alert signs in the AVF arm (99%), as well as caring for cases of hematoma (78.6%). %). Before the data, began the construction of the synopsis, argument and script of the educational video with later validation of content of the script built. Thus, with respect to the agreement identified between the judges (nurses and communication professionals), it was possible to observe that the following items presented negative evaluation: "The illustrations motivate the understanding of the video message" (p = 0.001), " (p = 0.001), "The rhythm of the scenes is tiring" (p = 0.001 / p = 0.034), "The characters / images are appealing to the target audience" (p = 0.006), "The illustrations reflect aspects (p = 0.006) and "The scenes described reflect stereotypes or discrimination" (p = 0.008). Before the results, the necessary modifications were made and later elaboration of the storyboard, following with the steps of production and post-production in order to obtain the final version of the video. From the above, the educational video for the promotion of self-care with AVF among renal patients, after having been carefully evaluated by nursing judges and media professionals, was considered valid. 2019-03-11T17:35:06Z 2019-03-11T17:35:06Z 2017-11-27 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29618 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Enfermagem |
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A Fístula Arteriovenosa (FAV) consiste na comunicação entre uma artéria e uma veia adjacente confeccionada cirurgicamente. Ela representa o acesso ideal para a realização da hemodiálise, pois permite uma abordagem segura e contínua do sistema vascular, sendo mais durável e associada a menor morbimortalidade em comparação com enxertos e cateteres. No entanto, apesar de apresentar menor taxa, algumas complicações podem acontecer, tais como: estenoses, tromboses, fracasso de maturação, edemas de mão, pseudoaneurismas e infecções. Na tentativa de minimizar tais eventos destaca-se a importância de intervenções educativas realizadas pelo enfermeiro para esta clientela, as quais podem representar um artifício para a aquisição de habilidades dos usuários no autocuidado com a fístula. Dessa forma, a Teoria Geral de Enfermagem de Dorothea Orem pode representar um subsídio no planejamento de ações de educação em saúde entre pacientes renais. Diante da problemática, este objetivou validar um vídeo educacional para a promoção do autocuidado com a fístula arteriovenosa entre pacientes renais crônicos. Trata-se de um estudo metodológico, com duas etapas distintas. A primeira etapa seguiu com o levantamento do conteúdo a ser inserido no vídeo educacional, o qual teve como base a Teoria Geral de Enfermagem de Orem. Para tanto, foram identificadas as demandas e o déficit do autocuidado por meio de uma revisão de literatura e da identificação da necessidade de conhecimento de pacientes renais crônicos sobre o autocuidado com a fístula arteriovenosa. Após o levantamento do conteúdo, foi iniciada a segunda etapa com a construção do vídeo considerando os passos de pré-produção, produção e pós-produção propostos por Kindem e Musberguer (2009). Durante a produção do material, foi feita a validação de conteúdo do roteiro construído na pré-produção do vídeo educacional. Nessa etapa, a avaliação de conteúdo foi realizada por enfermeiros na área de nefrologia e por profissionais da comunicação social. A partir desta avaliação, foram realizadas as modificações necessárias, a fim de tornar o vídeo adequado para o público de pacientes renais, sendo lançada a versão final do material. Em relação aos aspectos éticos, o estudo foi realizado em concordância com a resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, obtendo aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob o nº de parecer 2.116.879 e CAAE 61705516.0.0000.5208. A partir da busca na literatura, foi possível identificar as demandas de autocuidado relacionadas à fístula, as quais foram descritas de acordo com o período de uso da FAV e com os sinais de alerta relacionados ao acesso. Com relação ao déficit de autocuidado com o acesso, foi observado, durante as entrevistas com pacientes renais, que muitos cuidados eram desconhecidos por eles: cuidados no pré e pós-operatório de confecção da FAV (92,9%) (100%), respectivamente, ações que devem ser evitadas no braço da FAV (99%), identificação dos sinais de infecção (100%) e de sinais de alerta no braço da FAV (99%), além dos cuidados nos casos de hematoma (78,6%). Diante dos dados, deu-se início a construção da sinopse, argumento e roteiro do vídeo educacional com posterior validação de conteúdo do roteiro construído. Assim, com relação à concordância identificada entre os juízes (enfermeiros e profissionais da comunicação) foi possível observar que os seguintes itens apresentaram avaliação negativa: “As ilustrações motivam para a compreensão da mensagem do vídeo” (p=0,001), “A estrutura geral é criativa” (p=0,001), “O ritmo das cenas é cansativo” (p=0,001/p=0,034), “Os personagens/imagens são atrativos para o público alvo” (p=0,006), “As ilustrações refletem aspectos importantes da temática em estudo” (p=0,006) e “As cenas descritas refletem estereótipos ou descriminação” (p=0,008). Diante dos resultados, foram realizadas as modificações necessárias e posterior elaboração do storyboard, seguindo com as etapas de produção e pós-produção a fim de obter a versão final do vídeo. Do exposto, o vídeo educacional para a promoção do autocuidado com a FAV entre pacientes renais, após avaliação criteriosa de juízes enfermeiros e profissionais da comunicação social, foi considerado válido. |
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