Sentidos de avaliação da aprendizagem revelados nas narrativas de crianças no ciclo de alfabetização
Esta pesquisa intitulada Sentidos de avaliação da aprendizagem revelados nas narrativas de crianças no Ciclo de Alfabetização, trata da atribuição de sentidos por crianças à avaliação da aprendizagem com base na experiência de formação do Ciclo de Alfabetização em uma escola pública de um município...
Main Author: | SOBRAL, Vanessa Herculina de |
---|---|
Other Authors: | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29892 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
id |
ir-123456789-29892 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
ir-123456789-298922019-03-28T05:04:41Z Sentidos de avaliação da aprendizagem revelados nas narrativas de crianças no ciclo de alfabetização SOBRAL, Vanessa Herculina de ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de http://lattes.cnpq.br/5472455671353838 http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 Sentidos e sensações em crianças (Pernambuco) Aprendizagem Aprendizagem educacional (Pernambuco) Alfabetização (Pernambuco) Esta pesquisa intitulada Sentidos de avaliação da aprendizagem revelados nas narrativas de crianças no Ciclo de Alfabetização, trata da atribuição de sentidos por crianças à avaliação da aprendizagem com base na experiência de formação do Ciclo de Alfabetização em uma escola pública de um município da Região Agreste Central de Pernambuco. Tivemos como objetivos específicos analisar, com base nas narrativas das crianças, como foi vivenciada a avaliação durante o Ciclo de Alfabetização no que se refere ao ato de serem avaliadas; identificar como se deu o tratamento do erro durante suas vivências no Ciclo de Alfabetização; identificar como se dava a correção, o diálogo e a contribuição em relação a essa correção; mapear o(s) instrumento(s) de avaliação mencionado(s) por elas, que se sobressaiu(iram) no percurso de aprendizagem durante o Ciclo de Alfabetização. Para tanto, partimos da contribuição de autores como Méndez (2002) e Perrenoud (1999) que apontam a avaliação como um elemento formativo e que deve estar a serviço da aprendizagem. Abordamos o Ciclo de Alfabetização como tempo determinado para o processo de alfabetização das crianças (BRASIL, 1996; MAINARDES, 2007), o qual traz a proposta da natureza formativa da avaliação da aprendizagem (MONIZ, 2006; VILLAS BOAS, 2006; ALAVARSE, 2009). Nessa direção, olhamos a avaliação enquanto um elemento do processo de ensino-aprendizagem que está inscrito nas relações entre os contextos social, escolar e familiar. Com base nessas relações contextuais, tomamos a experiência de formação (LARROSA, 2011) no Ciclo de Alfabetização como base a partir da qual as crianças atribuem sentidos à avaliação da aprendizagem. No desenvolvimento da pesquisa, utilizamos como caminho teórico-metodológico a Análise do Discurso (ORLANDI, 2013), considerando que o já dito no cotidiano escolar, pode ter influenciado à atribuição de sentidos pelas crianças à avaliação da aprendizagem, sentidos esses, revelados em suas narrativas. A definição dos sujeitos da pesquisa decorreu da elaboração do perfil educacional a partir da verificação documental na unidade escolar. Em seguida, realizamos as entrevistas narrativas com as crianças. Como resultados da pesquisa, identificamos que, embora a Política de Ciclos proponha a avaliação com a natureza formativa, na prática, no Ciclo de Alfabetização, as vivências com a avaliação tendo a natureza formativa pareceram, ainda, estar sendo iniciadas, visto que, a partir das narrativas das crianças, identificamos indícios que apontam para a predominância da perspectiva classificatória nas vivências com a avaliação na escola campo desta pesquisa, indo de encontro com a perspectiva formativa da avaliação. Dentre tais indícios está o fato de a grande maioria das crianças ter atribuído à avaliação sentidos como aprovação ou reprovação, além de também demostrarem associar a avaliação com o instrumento prova. Além disso, a partir das narrativas das crianças, identificamos que a avaliação da aprendizagem no cotidiano da sala de aula ainda vem sendo utilizada como um elemento disciplinador no que se refere ao comportamento das crianças, e que isso implica na ausência do diálogo em suas vivências, podendo distanciar a avaliação da possibilidade de servir às suas aprendizagens. This research titled Learning evaluation senses revealed in the narratives of children in the Literacy Cycle deals with the attribution of meanings by children to the assessment of learning based on the experience of the formation of the Literacy Cycle in a public school in a municipality in the Central Agreste Region of Pernambuco. We had as specific objectives to analyze, based on the children's narratives, how the evaluation during the Literacy Cycle was experienced with regard to the act of being evaluated; Identify how the error treatment was given during their experiences in the Literacy Cycle; Identify how correction, dialogue and contribution were made in relation to this correction; Map the assessment instrument (s) mentioned by them, which will be highlighted in the learning course during the Literacy Cycle. To do so, we start with the contribution of authors such as Méndez (2002) and Perrenoud (1999) who point to evaluation as a formative element and that should be at the service of learning. We approach the Literacy Cycle as a set time for the process of children's literacy (BRAZIL, 1996; MAINARDES, 2007), which proposes the formative nature of learning assessment (MONIZ, 2006; VILLAS BOAS, 2006; ALAVARSE, 2009). In this direction, we look at evaluation as an element of the teaching-learning process that is inscribed in the relationships between the social, scholastic and family contexts. Based on these contextual relations, we take the training experience (LARROSA, 2011) in the Literacy Cycle as a base from which children attribute meanings to the assessment of learning. In the development of the research, we used the Discourse Analysis (ORLANDI, 2013) as a theoretical-methodological path, considering that what has already been said in the daily school life may have influenced the children's attribution of meanings to the assessment of learning in their narratives. The definition of the subjects of the research was based on the elaboration of the educational profile based on the documentary verification in the school unit. Then, we conducted the narrative interviews with the children. As results of the research, we identified that, although the Cycle Policy proposes the evaluation with the formative nature, in practice, in the Literacy Cycle, the experiences with the evaluation having the formative nature seemed, still, to be initiated, since, the From the children 's narratives, we identify evidence that points to the predominance of the classification perspective in the experiences with the evaluation in the field school of this research, going against the formative perspective of the evaluation. Among these indications is the fact that the great majority of the children attributed the evaluation to approval or disapproval, as well as to show that the evaluation is associated with the test instrument. In addition, from the children's narratives, we have identified that the evaluation of learning in the classroom everyday is still being used as a disciplining element regarding children's behavior, and that this implies the absence of dialogue in their experiences, being able to distance the evaluation from the possibility of serving their learning. 2019-03-27T21:06:34Z 2019-03-27T21:06:34Z 2017-08-31 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29892 por openAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA |
institution |
REPOSITORIO UFPE |
collection |
REPOSITORIO UFPE |
language |
por |
topic |
Sentidos e sensações em crianças (Pernambuco) Aprendizagem Aprendizagem educacional (Pernambuco) Alfabetização (Pernambuco) |
spellingShingle |
Sentidos e sensações em crianças (Pernambuco) Aprendizagem Aprendizagem educacional (Pernambuco) Alfabetização (Pernambuco) SOBRAL, Vanessa Herculina de Sentidos de avaliação da aprendizagem revelados nas narrativas de crianças no ciclo de alfabetização |
description |
Esta pesquisa intitulada Sentidos de avaliação da aprendizagem revelados nas narrativas de crianças no Ciclo de Alfabetização, trata da atribuição de sentidos por crianças à avaliação da aprendizagem com base na experiência de formação do Ciclo de Alfabetização em uma escola pública de um município da Região Agreste Central de Pernambuco. Tivemos como objetivos específicos analisar, com base nas narrativas das crianças, como foi vivenciada a avaliação durante o Ciclo de Alfabetização no que se refere ao ato de serem avaliadas; identificar como se deu o tratamento do erro durante suas vivências no Ciclo de Alfabetização; identificar como se dava a correção, o diálogo e a contribuição em relação a essa correção; mapear o(s) instrumento(s) de avaliação mencionado(s) por elas, que se sobressaiu(iram) no percurso de aprendizagem durante o Ciclo de Alfabetização. Para tanto, partimos da contribuição de autores como Méndez (2002) e Perrenoud (1999) que apontam a avaliação como um elemento formativo e que deve estar a serviço da aprendizagem. Abordamos o Ciclo de Alfabetização como tempo determinado para o processo de alfabetização das crianças (BRASIL, 1996; MAINARDES, 2007), o qual traz a proposta da natureza formativa da avaliação da aprendizagem (MONIZ, 2006; VILLAS BOAS, 2006; ALAVARSE, 2009). Nessa direção, olhamos a avaliação enquanto um elemento do processo de ensino-aprendizagem que está inscrito nas relações entre os contextos social, escolar e familiar. Com base nessas relações contextuais, tomamos a experiência de formação (LARROSA, 2011) no Ciclo de Alfabetização como base a partir da qual as crianças atribuem sentidos à avaliação da aprendizagem. No desenvolvimento da pesquisa, utilizamos como caminho teórico-metodológico a Análise do Discurso (ORLANDI, 2013), considerando que o já dito no cotidiano escolar, pode ter influenciado à atribuição de sentidos pelas crianças à avaliação da aprendizagem, sentidos esses, revelados em suas narrativas. A definição dos sujeitos da pesquisa decorreu da elaboração do perfil educacional a partir da verificação documental na unidade escolar. Em seguida, realizamos as entrevistas narrativas com as crianças. Como resultados da pesquisa, identificamos que, embora a Política de Ciclos proponha a avaliação com a natureza formativa, na prática, no Ciclo de Alfabetização, as vivências com a avaliação tendo a natureza formativa pareceram, ainda, estar sendo iniciadas, visto que, a partir das narrativas das crianças, identificamos indícios que apontam para a predominância da perspectiva classificatória nas vivências com a avaliação na escola campo desta pesquisa, indo de encontro com a perspectiva formativa da avaliação. Dentre tais indícios está o fato de a grande maioria das crianças ter atribuído à avaliação sentidos como aprovação ou reprovação, além de também demostrarem associar a avaliação com o instrumento prova. Além disso, a partir das narrativas das crianças, identificamos que a avaliação da aprendizagem no cotidiano da sala de aula ainda vem sendo utilizada como um elemento disciplinador no que se refere ao comportamento das crianças, e que isso implica na ausência do diálogo em suas vivências, podendo distanciar a avaliação da possibilidade de servir às suas aprendizagens. |
author2 |
ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de |
format |
masterThesis |
author |
SOBRAL, Vanessa Herculina de |
author_sort |
SOBRAL, Vanessa Herculina de |
title |
Sentidos de avaliação da aprendizagem revelados nas narrativas de crianças no ciclo de alfabetização |
title_short |
Sentidos de avaliação da aprendizagem revelados nas narrativas de crianças no ciclo de alfabetização |
title_full |
Sentidos de avaliação da aprendizagem revelados nas narrativas de crianças no ciclo de alfabetização |
title_fullStr |
Sentidos de avaliação da aprendizagem revelados nas narrativas de crianças no ciclo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Sentidos de avaliação da aprendizagem revelados nas narrativas de crianças no ciclo de alfabetização |
title_sort |
sentidos de avaliação da aprendizagem revelados nas narrativas de crianças no ciclo de alfabetização |
publisher |
Universidade Federal de Pernambuco |
publishDate |
2019 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29892 |
_version_ |
1641987389831249920 |
score |
13.657419 |