Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares
Nos últimos anos, as grandes metrópoles têm enfrentado um enorme desafio para lidar com um problema que só vem crescendo de forma considerável: a dificuldade de deslocamento em virtude do crescimento do número de veículos em circulação. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETR...
Main Author: | AUTRAN NETO, Eracildo Albuquerque |
---|---|
Other Authors: | CUNHA, Daniel Carvalho da |
Format: | masterThesis |
Language: | por |
Published: |
Universidade Federal de Pernambuco
2019
|
Subjects: | |
Online Access: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30519 |
Tags: |
Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
|
Summary: |
Nos últimos anos, as grandes metrópoles têm enfrentado um enorme desafio para lidar com um problema que só vem crescendo de forma considerável: a dificuldade de deslocamento em virtude do crescimento do número de veículos em circulação. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN/PE), a quantidade de novos veículos emplacados no Estado teve um aumento de 28,1% no período entre 2012 e 2017, totalizando aproximadamente 3 milhões de veículos. Diante desse cenário, a busca por soluções que minimizem os transtornos de deslocamento nos centros urbanos tem se apresentado como um cenário desafiador. Uma área de pesquisa que tem se destacado nesse contexto se refere ao uso de redes veiculares para promover a integração dos veículos entre si e com uma infraestrutura de comunicação, no intuito de permitir a execução de diferentes tipos de aplicações que possam trazer mais conforto e segurança aos usuários de sistemas de transporte. Um dos aspectos relevantes para o desenvolvimento de um sistema de transporte inteligente (STI), é a escolha do protocolo de roteamento a ser adotado nas redes veiculares que compõem o STI. Dito isso, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma avaliação de desempenho dos protocolos de roteamento Destination sequence distance vector (DSDV), Ad hoc on demand distance vector (AODV) e Dynamic source routing (DSR), em uma rede veicular de topologia ad hoc. Tais protocolos foram escolhidos por se tratarem de protocolos clássicos em VANET, além da continuidade de seus estudos serem de imenso valor para a comunidade científica. Os resultados mostraram que, apesar do desempenho dos protocolos ter relação direta com a densidade de veículos da região urbana considerada, o protocolo AODV apresentou desempenho superior aos demais no cenário mais denso da simulação. A análise realizada neste trabalho indica que o protocolo AODV tem um tempo de atraso na entrega de pacotes menor ao dos concorrentes DSDV e DSR e se apresenta como um forte candidato a ser utilizado em STI’s como parte de soluções de mobilidade no ambiente simulado. |
---|