Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares

Nos últimos anos, as grandes metrópoles têm enfrentado um enorme desafio para lidar com um problema que só vem crescendo de forma considerável: a dificuldade de deslocamento em virtude do crescimento do número de veículos em circulação. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETR...

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Main Author: AUTRAN NETO, Eracildo Albuquerque
Other Authors: CUNHA, Daniel Carvalho da
Format: masterThesis
Language: por
Published: Universidade Federal de Pernambuco 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30519
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spelling ir-123456789-305192019-10-26T06:34:48Z Uma avaliação via simulação computacional de protocolos de roteamento aplicados a redes veiculares AUTRAN NETO, Eracildo Albuquerque CUNHA, Daniel Carvalho da http://lattes.cnpq.br/5575369455915517 http://lattes.cnpq.br/8971986984647323 Avaliação de desempenho Redes veiculares Protocolos de roteamento Nos últimos anos, as grandes metrópoles têm enfrentado um enorme desafio para lidar com um problema que só vem crescendo de forma considerável: a dificuldade de deslocamento em virtude do crescimento do número de veículos em circulação. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN/PE), a quantidade de novos veículos emplacados no Estado teve um aumento de 28,1% no período entre 2012 e 2017, totalizando aproximadamente 3 milhões de veículos. Diante desse cenário, a busca por soluções que minimizem os transtornos de deslocamento nos centros urbanos tem se apresentado como um cenário desafiador. Uma área de pesquisa que tem se destacado nesse contexto se refere ao uso de redes veiculares para promover a integração dos veículos entre si e com uma infraestrutura de comunicação, no intuito de permitir a execução de diferentes tipos de aplicações que possam trazer mais conforto e segurança aos usuários de sistemas de transporte. Um dos aspectos relevantes para o desenvolvimento de um sistema de transporte inteligente (STI), é a escolha do protocolo de roteamento a ser adotado nas redes veiculares que compõem o STI. Dito isso, esta dissertação tem por objetivo apresentar uma avaliação de desempenho dos protocolos de roteamento Destination sequence distance vector (DSDV), Ad hoc on demand distance vector (AODV) e Dynamic source routing (DSR), em uma rede veicular de topologia ad hoc. Tais protocolos foram escolhidos por se tratarem de protocolos clássicos em VANET, além da continuidade de seus estudos serem de imenso valor para a comunidade científica. Os resultados mostraram que, apesar do desempenho dos protocolos ter relação direta com a densidade de veículos da região urbana considerada, o protocolo AODV apresentou desempenho superior aos demais no cenário mais denso da simulação. A análise realizada neste trabalho indica que o protocolo AODV tem um tempo de atraso na entrega de pacotes menor ao dos concorrentes DSDV e DSR e se apresenta como um forte candidato a ser utilizado em STI’s como parte de soluções de mobilidade no ambiente simulado. In recent years, large metropolises have faced a huge challenge in dealing with a growing vehicle problem. According to the State Department of Transit of Pernambuco (DETRAN / PE), a number of new vehicles issued in the State had an increase of 28.1% in the period between 2012 and 2017, totalizing approximately 3 million vehicles. Given this scenario, the search for solutions that minimize displacement disorders in urban centers has presented itself as a challenge. A research area that has stood out in this context refers to the use of vehicular networks to promote the integration of the vehicles among themselves and with a communication infrastructure, in order to allow the execution of different types of applications that can bring more comfort and safety to the users of transport systems. One of the relevant aspects for the development of an intelligent transport system (ITS) is the choice of the routing protocol to be adopted in the vehicular networks that make up the ITS. The Destination Sequence Distance Vector (DSDV), Ad Hoc on Demand Distance Vector (AODV) and Dynamic Source Routing (DSR) in a vehicular network of ad hoc topology. These protocols were chosen because they are classic protocols in VANET, besides the continuity of their studies are of immense value to the scientific community. The results showed that, although the performance of the protocols had a direct relation with the density of vehicles of the urban region considered, the AODV protocol presented superior performance to the others in the denser scenario of the simulation. The analysis carried out in this work indicates that the AODV protocol has a shorter delay in the delivery of packets than the competitors DSDV and DSR and presents itself as a strong candidate to be used in STIs as part of mobility solutions in the simulated environment. 2019-05-07T20:24:01Z 2019-05-07T20:24:01Z 2018-04-06 masterThesis https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30519 por embargoedAccess Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ application/pdf Universidade Federal de Pernambuco UFPE Brasil Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
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