A construção do universo lúdico através das atividades marcárias da Enjoy no Facebook

O consumo invade a trama da vida cotidiana e as marcas passam a significar estilo de vida e identidade. As marcas se posicionam como agentes que constroem histórias com seus consumidores. A contemporaneidade permite uma expressão da subjetividade do sujeito inédita, a consequência é um regente i...

Full description

Main Author: Morais, Hannah Miranda
Other Authors: Miranda, Ana Paula Celso de
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30728
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Summary: O consumo invade a trama da vida cotidiana e as marcas passam a significar estilo de vida e identidade. As marcas se posicionam como agentes que constroem histórias com seus consumidores. A contemporaneidade permite uma expressão da subjetividade do sujeito inédita, a consequência é um regente individualismo enquanto novo laço social. No âmbito do pós-moderno as motivações que marcam o consumo são impulsionadas pelo hedonismo e o lúdico. Diante desses vetores as tecnologias digitais de comunicação alteram a forma dos movimentos associativos e promovem um espaço de convivência no ciberespaço. Logo entender como as marcas e o sujeito se comporta diante do ciberespaço na construção do universo lúdico orienta a área do design na compreensão desse novo consumidor. A presente pesquisa foi desenvolvida através do conceito de atividades marcária de Leão e Mello (2010) na perspectiva da abordagem netnográfica de Leão e Fritas (2012). Através do estudo de caso de acordo com Stake (1994) da marca de moda Enjoy no ciberespaço, em sua página marcária na rede social Facebook. Considerações teóricas são tecidas ao final da pesquisa indicando os vetores que motivam e constroem o consumo lúdico na comunidade virtual.