Análise da influência do design de materiais gráficos na comunicação corporativa.

O presente estudo objetiva traçar uma análise acerca da influência do design de materiais gráficos na comunicação corporativa e averiguar como se dá esse processo de comunicação, auxiliado pelo design, no contexto corporativo. Trata-se de um estudo de caso da empresa EBD Nordeste, buscando destac...

Full description

Main Author: FERREIRA, José Filipe Silva
Other Authors: FREIRE, Verônica Emília Campos
Format: bachelorThesis
Language: por
Published: 2019
Subjects:
Online Access: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31674
Tags: Add Tag
No Tags, Be the first to tag this record!
Summary: O presente estudo objetiva traçar uma análise acerca da influência do design de materiais gráficos na comunicação corporativa e averiguar como se dá esse processo de comunicação, auxiliado pelo design, no contexto corporativo. Trata-se de um estudo de caso da empresa EBD Nordeste, buscando destacar os benefícios e as contribuições que uma comunicação empresarial, auxiliada pelo design gráfico, pode gerar, proporcionando melhorias no ambiente interno, assim como nos funcionários dela. Nesse contexto, tem-se que neste trabalho são abordados assuntos relevantes pertinentes ao tema do design e da comunicação corporativa, como sua definição, seus aspectos particulares mais relevantes, sua relação com a cultura organizacional, assim como sua ligação com a motivação dos funcionários, a produtividade e o aperfeiçoamento da qualidade de vida destes. Assim sendo, e tendo em vista que o presente estudo se constitui de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso, realizada através de pesquisa de campo e tem a natureza explicativa e descritiva dos detalhes encontrados. Apresenta abordagem qualitativa dos dados e a partir disso, foi possível considerar a importância e as contribuições do design na comunicação corporativa, como ferramenta estratégica, da empresa em questão para melhoria dos processos dela. Dessa forma, a empresa viu no design potencial para dar destaque à sua comunicação, podendo assim, permanecer em destaque no ramo de distribuição de alimentos com inovação. O presente trabalho visa elucidar a produção gráfica da empresa de distribuição de alimentos; desse ponto de partida, vão ser levados em conta os informativos que os funcionários recebem eletronicamente. Portanto, a análise pretende gerar dados que respondam sobre a influência do design utilizado e discutir seus efeitos no ambiente corporativo, bem como investigar como a comunicação corporativa incentiva o funcionário a evoluir pessoalmente e averiguar como o design contribui no potencial comunicativo do projeto, identificando qual a visibilidade que o projeto gera para a empresa e seus resultados.